Análise de mercado é uma investigação para reunir dados sobre o setor em que a empresa atua ou quer atuar e seus protagonistas (concorrentes, consumidores e fornecedores). Ela é fundamental para montar o plano de negócio voltado ao seu público-alvo, indicando a viabilidade da ideia ao considerar a situação atual e as tendências do mercado.

Quer abrir um negócio, expandir a atuação da sua empresa com filiais ou lançar um novo produto ou serviço? Então, você precisa fazer uma análise de mercado para validar a sua ideia antes de colocá-la em prática.

Espera-se que o empreendedor seja uma pessoa altamente criativa, propositiva, disposta a correr riscos e proativa. Porém, existem alguns processos que dão mais respaldo às tomadas de decisão que esse perfil comportamental tende a fazer, e a análise de mercado é um deles.

Ela não é novidade no mundo dos negócios, mas, nos últimos anos, ganhou um aliado muito atual: a coleta e análise de dados a partir do comportamento do usuário na internet. A seguir, vamos aprender um pouco mais sobre a análise de mercado, também conhecida como análise mercadológica.

O que é uma análise de mercado?

Imagine que você é dono de um restaurante e quer oferecer um buffet de comida vegana, mas está em dúvida se ele fará sucesso entre os seus clientes e se o preço do quilo será atrativo o suficiente.

Assim, antes de passar a oferecer essa opção de refeição, você decide pedir para que as pessoas que frequentarão o restaurante na próxima semana respondam a uma pesquisa de opinião, indicando o interesse em opções de comida sem carne.

Nesse meio tempo, você também sai pelo bairro e frequenta os restaurantes para analisar se eles possuem um buffet vegano, valores e cardápio. Conversando com um de seus funcionários, ele apresentou uma notícia sobre o número de brasileiros que deixaram de comer carne no último ano.

Você decide, então, pesquisar um pouco mais na internet sobre essa tendência dentro e fora do país.

A pesquisa feita com o seu público-alvo acaba por indicar um interesse no buffet vegano; um ponto positivo, pois, em sua investigação pelos restaurantes do bairro, notou que poucos deles oferecem a mesma opção. E aqueles que oferecem estão relativamente distantes do seu.

Com esse sinal verde para oferta e demanda, você conversa com sua equipe de cozinha para verificar os insumos necessários e a periodicidade de compra. Depois, inicia uma busca por fornecedores novos e fala com seus atuais para verificar questões de logística, valores e entrega.

Com suas dúvidas sanadas, você chega à conclusão de que a ideia do buffet vegano não apenas é viável em termos de fornecedores e de demanda dos clientes atuais, como também entende que ela vai trazer um novo público ao seu restaurante por cobrir uma necessidade que os outros negócios do bairro não exploram em sua máxima capacidade.

De modo simplificado, esse é um exemplo do que é uma análise de mercado. Você pesquisou internamente (dentro do seu restaurante, com clientes atuais) e externamente (com a concorrência, fornecedores e estudos de tendências comportamentais) a viabilidade de um produto/serviço.

Definição de análise de mercado

Com base no exemplo anterior, podemos entender como análise de mercado um estudo para levantar informações do setor em que a empresa atua ou deseja atuar, de modo a identificar a oferta e a demanda de um novo produto ou serviço para gerar novos leads. Para isso, é necessário juntar dados sobre o cenário interno do negócio, concorrência, público-alvo, fornecedores e contexto atual e futuro do segmento.

Qual é a relação entre análise de mercado e competitividade?

A análise de mercado e a competitividade estão intimamente ligadas. A análise é o processo de estudo detalhado do mercado, que envolve a coleta e a interpretação de dados sobre consumidores, concorrentes e o próprio setor. Ela fornece insights valiosos que ajudam as empresas a entenderem suas posições no mercado e a identificarem oportunidades e ameaças.

A competitividade, por sua vez, está relacionada com a capacidade de uma organização de manter ou ganhar participação de mercado em um ambiente competitivo. Ao realizar uma análise de mercado eficaz, é possível desenvolver estratégias que aumentam a competitividade do negócio, incluindo ajustar preços, melhorar produtos ou serviços e criar campanhas de marketing mais direcionadas.

Para simplificar, ela fornece as informações necessárias para que uma empresa se posicione de maneira mais competitiva, identificando as necessidades dos consumidores, as estratégias dos concorrentes e as tendências do setor. Dessa forma, as empresas podem tomar decisões informadas e estratégicas, garantindo não apenas sua sobrevivência, mas também seu crescimento em um mercado competitivo.

Importância da análise de mercado para a empresa

A análise de mercado ajuda na tomada de decisão do empreendedor e apoia a elaboração do planejamento estratégico para colocar a ideia em prática, e esses fatores demonstram a importância de realizá-la. Afinal, qual empreendedor não deseja dar mais assertividade às suas ações?

E esse embasamento para tomadas de decisão pode ser buscado ao longo de toda a existência do negócio, pois esse processo não é executado apenas no início de projetos ou antes de abrir uma empresa.

1. Atualização constante sobre o setor

A realização periódica dessa análise permite que o empreendimento se mantenha atual, de olho nos concorrentes, presente nos desejos do público-alvo e atuante no cenário financeiro. Isso melhora a relação com os fornecedores e  ajuda a acompanhar as tendências.

Também evita a estagnação ou produtos e serviços que já não têm aderência ao mercado. Portanto, a análise contribui para a longevidade do negócio.

Trazendo uma estatística um pouco mais positiva, ela pode ser crucial para as cerca de 7,2 milhões de novas empresas que surgiram no país em 2022, como demonstra o Mapa de Empresas do Governo Federal. Desse modo, fica mais fácil manter o negócio atualizado em relação ao mercado.

2. Validação da necessidade do produto/serviço

Uma das formas de se manter atualizado com o mercado é garantir que a sua ideia de novo produto ou serviço, de fato, tenha uma procura. Conversando com o público-alvo, por exemplo, você pode validar a necessidade do que quer oferecer ou se poderá suprir uma dor ainda não identificada pelos seus potenciais clientes.

Dessa forma, a análise de mercado ajuda a garantir que a ideia seja boa não apenas para o empreendedor, mas também para o ambiente externo do negócio.

3. Conhecer o público-alvo

Conhecer a audiência da marca é uma maneira de estreitar a relação com o público-alvo. Porém, a análise de mercado vai além de entender as necessidades dele. Ela também traz insights sobre como as pessoas se comportam na vida real e no mundo virtual, quais são suas referências culturais, como consomem informação, qual é a sua linguagem e muito mais.

Todas essas informações ajudam a direcionar não apenas a criação de novos produtos e serviços, como também a sua divulgação em campanhas, abordagem de venda e outros pontos essenciais para o planejamento estratégico. Para isso, recomendamos a realização de uma segmentação de público, pois assim as ações tornam-se mais direcionadas para as pessoas certas.

E é aqui que entra uma das principais contribuições dos dados coletados no mundo virtual e sua posterior análise. Mais à frente, vamos falar sobre como as ferramentas tecnológicas ajudam a conhecer melhor seu público-alvo e a direcionar as ações pós-análise de mercado.

4. Monitorar concorrentes

Outra vantagem que mostra a importância de fazer a análise de mercado é a reunião de informações sobre seus principais concorrentes. Isso ajuda a conhecer o portfólio de produtos deles, seus canais de comunicação, a presença no mercado e até a audiência em sites (mais uma vez, recorrendo a ferramentas de análise de dados).

Monitorar a concorrência é uma forma de não perder competitividade, saber o que tem sido feito e como fazer melhor e diferente. Portanto, é o caminho para se manter relevante e trazer um diferencial competitivo saudável.

5. Entender a cadeia de fornecedores

A análise de mercado também vai trazer um bom panorama de como se dará a sua relação com os fornecedores. Recorrendo a ela, você consegue listar quais são os principais prestadores de serviço e fornecedores de insumos, suas logísticas de transporte, tempo para entrega, valores etc.

Entender o funcionamento da cadeia de fornecedores é especialmente importante para organizações cuja linha de produção ou atendimento ao cliente depende fortemente de seus serviços.

Sua qualidade também é crucial não apenas para a execução da ideia/funcionamento da empresa, como para a qualidade do produto ou serviço ofertado e consequente satisfação do cliente.

6. Acompanhar mudanças políticas e financeiras do setor

Por fim, a análise de mercado também é importante para compreender qual fatia do mercado você pode mirar (potencial de compra dos clientes, oportunidade de negócio, tendência de crescimento etc.), ou seja, qual o possível retorno financeiro.

Além disso, quando feita periodicamente, ela traz informações sobre fatores externos e internos do mercado que podem afetar o crescimento da organização de maneira positiva ou negativa, preparando o empreendedor para eventuais quebras ou chances de investimento.

Quais são os principais tipos de análise de mercado?

Existem diversos tipos de análise de mercado, cada um com seu propósito e metodologia específica. Os principais incluem a análise de gabinete, a pesquisa de mercado, a análise do macroambiente e a análise do microambiente.

Eles trazem perspectivas únicas e complementares, proporcionando uma inteligência de mercado aprofundada. Continue conosco e entenda melhor esses modelos:

Análise de gabinete

A análise de gabinete, também conhecida como pesquisa secundária, envolve a coleta e a análise de informações já existentes. Isso inclui relatórios de mercado, estudos acadêmicos, artigos de imprensa e dados de órgãos governamentais.

Trata-se de uma forma eficiente e econômica de obter uma visão geral do mercado, identificar tendências e entender o comportamento dos consumidores. Também é um processo particularmente útil no início do  planejamento, fornecendo uma base sólida de informações para decisões estratégicas.

Além disso, a análise de gabinete permite identificar lacunas de conhecimento que podem ser posteriormente exploradas por meio de pesquisas primárias mais detalhadas.

Pesquisa de mercado

A pesquisa de mercado é um método de coleta de dados primários diretamente de fontes originais. Ela pode ser feita por meio de entrevistas, questionários, grupos de foco e observações. Também fornece insights específicos e detalhados sobre as preferências, atitudes e comportamentos dos consumidores.

Essa pesquisa é crucial para o desenvolvimento de produtos, campanhas de marketing e estratégias de vendas, podendo ser qualitativa, focada em entender motivações e sentimentos dos consumidores, ou quantitativa, visando obter dados estatísticos para análise. Independentemente do método, ela é muito importante para tomar decisões informadas e minimizar riscos empresariais.

Macroambiente

A análise do macroambiente examina fatores externos que podem afetar a organização, mas que estão fora de seu controle direto, incluindo aspectos econômicos, políticos, sociais, tecnológicos, ambientais e legais, como em uma segmentação de clientes.

Entender o macroambiente ajuda as empresas a prever tendências de mercado e a adaptar suas estratégias para aproveitar oportunidades ou mitigar ameaças. Por exemplo, mudanças nas leis ambientais podem impactar a produção, enquanto avanços tecnológicos podem abrir novas possibilidades de inovação.

Microambiente

A análise do microambiente, por outro lado, foca em fatores mais próximos e diretamente relacionados à empresa, como clientes, concorrentes, fornecedores e intermediários. Entender esse aspecto permite às organizações desenvolver estratégias para melhor atender seus clientes, superar a concorrência e gerenciar relacionamentos com fornecedores.

Por exemplo, analisar os concorrentes pode revelar oportunidades de diferenciação, enquanto entender os clientes ajuda a adaptar produtos e serviços às suas necessidades. Isso faz com que a análise do microambiente seja fundamental para identificar forças e fraquezas internas, permitindo que a empresa melhore sua eficiência operacional e eficácia no mercado.

O que deve ser considerado em uma análise de mercado?

Para realizar uma análise de mercado eficaz, você deve considerar vários aspectos. Um deles é a definição clara dos objetivos da análise, como entender as necessidades dos consumidores ou avaliar a viabilidade de um novo produto.

Em seguida, a coleta de dados deve ser abrangente e incluir tanto fontes primárias quanto secundárias. Essa etapa deve considerar fatores econômicos, sociais, culturais, tecnológicos, ambientais e legais que possam impactar o mercado. Além disso, é importante segmentar geograficamente o mercado para identificar diferentes grupos de consumidores em uma região e suas características específicas.

Outro aspecto essencial que deve ser considerado é a análise da concorrência, pois permite entender as estratégias dos principais competidores e identificar oportunidades de diferenciação.

Ah, lembre-se de fazer esse estudo de maneira contínua e atualizada para acompanhar as mudanças no ambiente de negócios. Isso garante que as decisões empresariais sejam baseadas em dados atuais e precisos, aumentando as chances de sucesso.

Como fazer a análise de mercado?

Para obter todos esses benefícios, é necessário colocar em prática a análise de mercado. Atualmente, existem agências especializadas em realizar esse serviço. Outra opção é fazê-la internamente, com o apoio do seu time de marketing e inteligência competitiva.

Também existem duas abordagens principais nesse processo: a análise de gabinete e a pesquisa de mercado.

  • Análise de gabinete: normalmente, é realizada por funcionários da própria empresa pela relativa facilidade em coletar os dados necessários. A coleta de informações é ativa e acontece em portais de notícia, estudos públicos, sites do governo, materiais de concorrentes, redes sociais, entre outras fontes.
  • Pesquisa de mercado: a pesquisa de mercado vai direto ao público-alvo, por meio de enquetes e questionários, além de entrar em contato com fornecedores e especialistas do setor. Também existem empresas especializadas nesse tipo de pesquisa.

Seja qual for a sua escolha, o importante é começar e aprimorar o processo conforme o tempo, lembrando que a análise competitiva pode e deve ser feita por empresas de qualquer porte, setor e idade.

pesquisa de mercado

8 ferramentas para análise de mercado

Formulários, pesquisas teóricas, análise de estudos e projeções de mercado são  alguns recursos importantes no momento de reunir informações. Porém, existem 8 ferramentas que ajudam a organizar os dados coletados, trazendo uma visão mais consolidada da análise de mercado.

1. Matriz SWOT

A primeira delas é a conhecida Matriz SWOT. Essa é uma sigla para as palavras em inglês

  • Strengths = Forças
  • Weaknesses = Fraquezas
  • Opportunities = Oportunidades
  • Threats = Ameaças

A matriz propõe representar visualmente quais são as forças e fraquezas da empresa e quais são as oportunidades e ameaças encontradas no mercado. Ou seja, ela divide as informações coletadas em dois ambientes:

  • Interno (forças e fraquezas);
  • Externo (oportunidades e ameaças).

Dessa forma, ela cumpre aquele propósito inicial da análise de mercado de reunir informações sobre a empresa e o mercado, além de representar esses dados de acordo com duas visões:

  • Fatores positivos (oportunidades e forças);
  • Fatores negativos (ameaças e fraquezas).

Uma possibilidade para fazer a representação da matriz SWOT seria a seguinte tabela:

Forças

·       Lista das características da empresa/ideia que potencializam a viabilidade.

Fraquezas

·       Lista das características da empresa/ideia que são pontos de atenção e precisam ser melhoradas ou contornadas com apoio externo.

Oportunidades

·       Lista de fatores que mostram abertura do mercado para a empresa/ideia.

Ameaças

·       Lista de fatores que podem ser um obstáculo externo para a empresa/ideia.

Essa é apenas uma proposta da representação gráfica da matriz, pois o negócio pode encontrar diagramas que melhor atendem ao cenário e informações coletadas. O que não pode faltar é uma visão clara daquilo que contribui para o sucesso do projeto  ou o prejudica.

A análise da matriz pode levar a decisões como prosseguir ou não com a execução. Caso opte por dar andamento ao projeto, sua empresa já poderá tomar ações para minimizar possíveis ameaças e fortalecer fraquezas.

2. Saiba quem são seus clientes

Pensando em auxiliar as empresas a encontrar esse perfil, a Serasa Experian oferece o Mosaic, uma solução que classifica a população brasileira com base nas mais recentes variáveis sociodemográficas, econômicas, financeiras e comportamentais.

Com ele, o empreendedor consegue conhecer seu público-alvo, obter insights valiosos e agregar mais inteligência em suas tomadas de decisão.

3. Identifique oportunidades

Para buscar novos mercados, o empreendedor deve procurar inovar, atender às dores do seu público-alvo e se diferenciar dos serviços oferecidos. O Polis é uma solução da Serasa Experian que ajuda o empresário na gestão de informações. Ele apresenta estudos e análises de mercado que vão auxiliar na definição de estratégias mais precisas para seu negócio.

4. Segmente os dados do público-alvo

Outra ferramenta que apoia a análise de mercado é o uso da segmentação de dados para classificar e entender seu público-alvo. Hoje em dia, os dados utilizados para realizar as segmentações podem vir de diferentes fontes:

  • Conversão em sites;
  • Assinatura de newsletter;
  • Oferta de material rico;
  • Monitoramento de tráfego em sites.

Essas são apenas algumas das fontes que permitem entender melhor o comportamento do público-alvo na internet, os melhores locais para exibir campanhas e o que as pessoas têm buscado consumir em termos de informação e produto.

O importante, além de coletar esses dados, é analisá-los e usá-los corretamente durante e após a análise de mercado.

5. Entrevistas com especialistas do setor

O mercado é repleto de profissionais com uma vasta experiência, isso é um fato. Então, aproveite as oportunidades existentes para obter conhecimento com as experiências e insights dessas pessoas. Ao entrevistar especialistas, as empresas podem obter informações que não estão disponíveis em fontes públicas ou estudos de mercado padrão.

As entrevistas podem ser estruturadas ou semiestruturadas, permitindo flexibilidade para explorar tópicos relevantes em profundidade. Além de fornecer dados qualitativos, essas entrevistas ajudam a validar outras informações obtidas e a contextualizar dados quantitativos.

6. Análise de tendência de consumo e marketing

Esta análise envolve o estudo de padrões de compra, preferências de produtos e serviços, e hábitos de consumo ao longo do tempo. Para identificar as tendências de marketing e de compra, são usadas ferramentas como pesquisas de mercado, análise de dados de vendas e monitoramento de redes sociais.

Ao entender o que é análise de mercado e como a realizá-la através da análise de tendência de consumo, as organizações podem ajustar suas ofertas para atender melhor às necessidades e desejos dos consumidores, posicionando-se de forma mais competitiva.

Ah, vale ressaltar que a análise de tendência de consumo também permite a identificação de novas oportunidades de mercado e a adaptação rápida a mudanças no ambiente de negócios.

7. Análise das 5 forças de Porter

As 5 forças de Porter são uma ferramenta estratégica amplamente utilizada na análise de mercado para avaliar a competitividade dentro de um setor. Essa metodologia foi desenvolvida por Michael Porter e ajuda a entender os diferentes fatores que influenciam a dinâmica do mercado e a lucratividade de uma empresa.

A análise abrange cinco forças principais: a ameaça de novos entrantes, o poder de barganha dos fornecedores, o poder de barganha dos compradores, a ameaça de produtos substitutos e a rivalidade entre os concorrentes existentes. Continue lendo para entender melhor:

Ameaça de novos entrantes

A ameaça de novos entrantes refere-se ao grau de facilidade com que novas empresas podem entrar no mercado e competir. Barreiras de entrada altas, como grandes investimentos iniciais, regulamentações rigorosas e forte fidelidade à marca podem proteger as empresas estabelecidas.

No entanto, quando as barreiras são baixas, a ameaça de novos entrantes aumenta, intensificando a competição e potencialmente reduzindo a lucratividade do setor. Nesses momentos, é essencial apostar em boas estratégias de marketing, pois elas fortalecem a imagem da organização.

Poder de barganha dos fornecedores

O poder de barganha dos fornecedores descreve a capacidade que eles têm de aumentar os preços dos insumos ou reduzir sua qualidade.

Quando poucos fornecedores dominam o mercado ou quando os insumos são únicos e não substituíveis, o poder de barganha é alto. Isso pode afetar negativamente a rentabilidade das empresas que dependem desses insumos, obrigando-as a negociar melhores condições ou buscar alternativas.

Poder de barganha dos compradores

Já o poder de barganha dos compradores refere-se à capacidade dos consumidores de influenciar os preços e a qualidade dos produtos ou serviços. Quando eles são numerosos e organizados, ou quando existem muitas alternativas disponíveis, seu poder de barganha aumenta. O resultado disso é a redução dos preços ou a melhora da qualidade para manter a satisfação e a lealdade dos clientes, impactando diretamente a margem de lucro da marca.

Ameaça de produtos substitutos

A ameaça de produtos substitutos ocorre quando existem alternativas que podem substituir os produtos ou serviços de uma empresa. Produtos substitutos que oferecem melhor qualidade, preço mais baixo ou tecnologia superior podem atrair os clientes, reduzindo a demanda pelas soluções atuais da marca.

Rivalidade entre os concorrentes existentes

A rivalidade entre os concorrentes existentes refere-se ao grau de competição entre as empresas que já operam no mercado. Setores altamente competitivos, com muitas organizações lutando por participação de mercado, geralmente resultam em guerras de preços, aumento nos gastos de marketing e exigem inovações constantes.

A rivalidade intensa pode diminuir a lucratividade e forçar as marcas a continuamente melhorarem seus produtos e serviços para se destacar.

8. Estudo do ciclo de vida do produto

Todo produto criado possui um ciclo de vida, isto é, o item passa por um processo de introdução, crescimento, maturidade e declínio. Cada etapa apresenta desafios e oportunidades específicas, exigindo estratégias diferentes. Por isso, estudar o desenvolvimento das mercadorias pode auxiliar os negócios a compreenderem as diferentes fases que um produto atravessa desde seu lançamento até sua retirada do mercado.

Na fase de introdução, o foco está na criação de consciência e adoção inicial. Durante o crescimento, a ênfase está em aumentar a participação de mercado e investir em marketing de produto. Na maturidade, o objetivo é maximizar a lucratividade enquanto defende a participação de mercado. Finalmente, no declínio, a estratégia pode envolver a retirada gradual do produto ou a renovação para estender seu ciclo de vida.

Compreender como uma solução está no mercado te ajudará a tomar decisões informadas sobre investimentos em marketing, desenvolvimento de novos itens e gerenciamento de portfólio, garantindo uma vantagem competitiva sustentável.

O que posso observar com uma análise de mercado?

Uma análise de mercado bem conduzida pode revelar uma série de insights valiosos para a empresa. Entre as principais observações estão as tendências de consumo, que ajudam a entender mudanças nos comportamentos e preferências dos clientes.

Além disso, a análise pode identificar segmentos de mercado inexplorados ou subatendidos, oferecendo novas oportunidades de negócio. A avaliação da concorrência permite conhecer as forças e fraquezas dos competidores, bem como suas estratégias de marketing e posicionamento.

Também pode destacar fatores externos, como mudanças econômicas ou tecnológicas, que podem impactar a demanda por produtos ou serviços. Outro aspecto importante é a identificação de riscos potenciais, permitindo que a empresa se prepare para mitigá-los.

Como devo estruturar uma análise de mercado em minha empresa?

Para estruturar uma análise de mercado eficaz, siga um processo sistemático e detalhado. Primeiro, defina os objetivos da análise, como identificar oportunidades de crescimento ou entender a concorrência. Em seguida, colete dados relevantes utilizando fontes confiáveis, como as ferramentas conhecidas no mercado.

Divida a análise em segmentos principais: análise do macroambiente, que considera fatores econômicos, políticos, sociais, tecnológicos, ambientais e legais; e análise do microambiente, focando em clientes, concorrentes, fornecedores e intermediários. Utilize ferramentas como a análise das 5 forças de Porter para avaliar a competitividade e a análise de tendência de consumo para prever mudanças no comportamento do consumidor.

Aplique a análise SWOT (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças) para sintetizar os dados e identificar pontos estratégicos. Desenvolva recomendações baseadas nos insights obtidos, focando em criar um plano de marketing digital, na criação de produtos e no posicionamento competitivo.

Documente todos os achados e recomendações em um relatório claro e conciso, para revisar e atualizar regularmente sua análise de mercado. Isso vai refletir mudanças no ambiente de negócios, pois torna as campanhas ainda mais eficazes.

Aumente seus resultados com o Audiências Digitais

Um serviço que entrega um excelente compilado de segmentações e insights sobre o público-alvo é o Audiências Digitais. Por meio dele, você pode incrementar sua análise de mercado, valendo-se de toda a qualidade de dados e inteligência analítica da Serasa Experian.

O recurso também ajuda a direcionar as ações após a análise de mercado, segmentando anúncios de forma mais assertiva e aumentando a conexão do negócio com o público-alvo.

Outra possibilidade é criar audiências exclusivas de acordo com o direcionamento da campanha, trazendo para o universo digital as informações da base de dados do anunciante, incluindo os clientes atuais.

As segmentações geram campanhas de maior relevância por terem um direcionamento mais assertivo de público-alvo, o que pode gerar mais rentabilidade e maior alcance. Isso acontece porque as audiências online qualificadas fazem com que as campanhas cheguem a mais pessoas, mas sem perder o foco do perfil ideal de cliente.

E essas vantagens também podem ser aplicadas às ações offline! Conheça mais sobre o Audiências Digitais e veja como ter mais rentabilidade, campanhas relevantes, comunicação integrada e maior alcance. Assim como a análise de mercado, essa ferramenta pode ajudar o seu negócio!