Análise de mercado é uma investigação para reunir dados sobre o setor em que a empresa atua ou quer atuar e seus protagonistas (concorrentes, consumidores e fornecedores). Ela é fundamental para montar o plano de negócio, indicando a viabilidade da sua ideia ao considerar a situação atual e tendências do mercado.

Quer abrir um negócio, expandir a atuação da sua empresa com filiais ou lançar um novo produto ou serviço? Então, você precisa fazer uma análise de mercado para validar a sua ideia antes de colocá-la em prática.

É esperado que o empreendedor seja uma pessoa altamente criativa, propositiva, disposta a correr riscos e proativa. Porém, existem alguns processos que dão mais respaldo às tomadas de decisão que esse perfil comportamental tende a fazer. A análise de mercado é um deles.

Ela não é novidade no mundo dos negócios, mas, nos últimos anos, ganhou um aliado muito atual: a coleta e análise de dados a partir do comportamento do usuário da internet. A seguir, vamos aprender um pouco mais sobre a análise de mercado, também conhecida como análise mercadológica.

O que é uma análise de mercado?

Imagine que você é dono de um restaurante e que passar a oferecer um buffet de comida vegana, mas está em dúvida se ele fará sucesso entre os seus clientes e se o preço do quilo será atrativo o suficiente.

Assim, antes de passar a oferecer essa opção de refeição, você decide pedir para que as pessoas que frequentarem o restaurante na próxima semana respondam a uma pesquisa de opinião, indicando o interesse em opções de comida sem carne.

Nesse meio tempo, você também sai pelo bairro e frequenta os restaurantes para analisar se eles possuem um buffet vegano, valores e cardápio. Conversando com um de seus funcionários, ele apresenta uma notícia sobre o número de brasileiros que deixaram de comer carne no último ano.

Você decide, então, pesquisar na internet mais sobre essa tendência dentro e fora do país.

A pesquisa feita entre os seus clientes acaba por indicar um interesse no buffet vegano; um ponto positivo, pois, em sua investigação pelos restaurantes do bairro, notou que poucos deles ofereciam um buffet a quilo 100% vegano. E aqueles que ofereciam estavam relativamente distantes do seu em uma caminhada.

Com esse sinal verde na oferta-demanda, você conversa com sua equipe de cozinha para verificar os insumos necessários e periodicidade de compra. Depois, inicia uma busca por fornecedores novos e conversa com seus atuais para verificar questões de logística, valores e entrega.

Com as suas dúvidas sanadas, você chega à conclusão de que a ideia do buffet vegano não apenas é viável em termos de fornecedores e de demanda dos clientes atuais, como também entende que ela vai trazer um novo público ao seu restaurante ao cobrir uma necessidade que os outros negócios do bairro não exploram em sua máxima capacidade.

De modo simplificado, esse é um exemplo do que é uma análise de mercado. Você pesquisou internamente (dentro do seu restaurante, com clientes atuais) e externamente (com a concorrência, fornecedores e estudos de tendências comportamentais) a viabilidade de um produto/serviço.

Definição de análise de mercado

Assim, podemos entender como análise de mercado um estudo para levantar informações do setor que a empresa atua ou deseja atuar, de modo a identificar a oferta e demanda de um novo produto ou serviço. Para isso, é preciso juntar dados sobre o cenário interno da empresa, concorrência, público-alvo, fornecedores e contexto atual e futuro do segmento.

Importância da análise de mercado para empresa

A análise de mercado ajuda, então, na tomada de decisão do empreendedor e apoia a elaboração do planejamento estratégico para colocar a ideia em prática. Por si só, esses fatores já demonstram a importância de realizá-la. Afinal, qual empreendedor não deseja dar mais assertividade às suas ações.

E esse embasamento para tomadas de decisão pode ser buscado ao longo de toda a existência do negócio, pois a análise de mercado não é executada apenas no início de projetos ou antes de abrir uma empresa.

Atualização constante sobre o setor

A realização periódica permite que o empreendimento se mantenha atual, de olho nos concorrentes, nos desejos do público-alvo, no cenário financeiro, na relação com fornecedores e no comportamento das tendências.

Isso evita a estagnação ou produtos/serviços que já não têm aderência ao mercado. Ou seja, a análise contribui para a longevidade do negócio – um ponto muito importante em um país no qual cerca de 70% das empresas brasileiras fecham em menos de 10 anos.

Trazendo uma estatística um pouco mais positiva, a análise de mercado pode ser crucial para as cerca de 7,2 milhões de novas empresas que surgiram no país em 2022, como demonstra o Mapa de Empresas do Governo Federal. Com ela, fica mais fácil de assegurar que o seu negócio está atualizado em relação ao mercado.

Validar a necessidade do produto/serviço

Uma das formas de se manter atualizado com o mercado é garantir que a sua ideia de novo produto ou serviço, de fato, tem uma procura. Conversando com o público-alvo, por exemplo, você pode validar a necessidade do que quer oferecer ou se estará suprindo uma dor ainda não identificada pelos seus potenciais clientes.

Dessa forma, a análise de mercado ajuda a garantir que a sua ideia é uma boa ideia não apenas para você, mas para o ambiente externo do seu negócio.

Conhecer o público-alvo

Essa é, inclusive, uma maneira de estreitar sua relação com o público-alvo. Porém, a análise de mercado vai além de entender as necessidades dele. Ela também traz insights sobre como ele se comporta na vida real e no mundo virtual, quais são suas referências culturais, como ele consome informação, qual é a sua linguagem e muito mais.

Todas essas informações ajudam a direcionar não apenas a criação de novos produtos e serviços, como também a sua divulgação em campanhas, abordagem de venda e outros pontos essenciais para o planejamento estratégico.

E é aqui que entra uma das principais contribuições dos dados coletados no mundo virtual e sua posterior análise. Mais à frente vamos falar sobre como as ferramentas tecnológicas ajudam a conhecer melhor seu público-alvo e direcionar as ações pós-análise de mercado.

Monitorar concorrentes

Outra vantagem que mostra a importância de fazer a análise de mercado é a reunião de informações sobre seus principais concorrentes. Por meio dela, você fica por dentro do portfólio de produtos deles, canais de comunicação, presença no mercado e até a audiência em sites (mais uma vez, recorrendo a ferramentas de análise de dados).

Monitorar seus concorrentes é uma forma de não perder competitividade, saber o que tem sido feito e como fazer melhor e diferente. A análise de mercado, portanto, é uma forma de manter-se relevante e trazer um diferencial competitivo saudável.

Entendimento da cadeia de fornecedores

A análise de mercado também vai trazer um bom panorama de como se dará a sua relação com fornecedores. Recorrendo a ela, você consegue listar quais são os principais prestadores de serviço e fornecedores de insumos, suas logísticas de transporte, tempo para entrega, valores etc.

Entender o funcionamento da cadeia de fornecedores é especialmente importante para aquelas empresas cuja linha de produção ou atendimento ao cliente depende fortemente de seus serviços.

Montar uma boa rede de fornecedores será crucial não apenas para execução da ideia/funcionamento da empresa, como para a qualidade do produto ou serviço ofertado e consequente satisfação do cliente.

Acompanhar mudanças políticas e financeiras do setor

Por fim, a análise de mercado também é importante para compreender qual fatia do mercado você pode mirar (potencial de compra dos clientes, oportunidade de negócio, tendência de crescimento etc). Ou seja, qual o possível retorno financeiro.

Além disso, quando feita periodicamente, ela traz informações sobre fatores externos e internos do mercado que podem afetar o crescimento positivamente ou negativamente, preparando você para eventuais quebras ou chances de investimento.

Como fazer a análise de mercado?

Para obter todos esses benefícios, é preciso colocar em prática a análise de mercado. Atualmente, existem agências especializadas em realizar esse serviço. Outra opção é realizá-la internamente, com apoio do seu time de marketing e inteligência competitiva.

Também existem duas abordagens principais nesse processo: a análise de gabinete e a pesquisa de mercado.

  • Análise de gabinete: normalmente, é realizada por funcionários da própria empresa pela relativa facilidade em coletar os dados necessários. A coleta de informações é ativa e acontece em portais de notícia, estudos públicos, sites do governo, materiais de concorrentes, redes sociais.
  • Pesquisa de mercado: a pesquisa de mercado vai direto ao público-alvo, realizando enquetes e motivando-o a responder questionários. Ela também busca entrar em contato com fornecedores e especialistas do setor. Existem empresas especializadas em pesquisa de mercado.

Seja qual for a sua escolha, o importante é começar e aprimorar o processo conforme o tempo. A análise competitiva pode e deve ser feita por empresas de qualquer porte, setor e idade.

Ferramenta para análise de mercado

Formulários, pesquisas teóricas, análise de estudos e projeções de mercado. Todos eles são ferramentas importantes no momento de reunir informações. Porém existem duas ferramentas que ajudam a organizar os dados coletados, trazendo uma visão mais consolidada da análise de mercado.

Matriz SWOT

A primeira delas é a conhecida matriz SWOT. Essa é uma sigla para as palavras em inglês

  • Strengths = Forças
  • Weaknesses = Fraquezas
  • Opportunities = Oportunidades
  • Threats = Ameaças

A matriz propõe representar visualmente quais são as forças e fraquezas da empresa e quais são as oportunidades e ameaças encontradas no mercado. Ou seja, ela divide as informações coletadas em dois ambientes:

  • Interno (forças e fraquezas);
  • Externo (oportunidades e ameaças).

Dessa forma, ela cumpre aquele propósito inicial da análise de mercado de reunir informações sobre a empresa e o mercado. Ela também representa esses dados de acordo com duas visões:

  • Fatores positivos (oportunidades e forças);
  • Fatores negativos (ameaças e fraquezas).

Uma possibilidade para fazer a representação da matriz SWOT seria a seguinte tabela:

 

Forças

●       Lista das características da empresa/ideia que potencializam a viabilidade

Fraquezas

●        Lista das características da empresa/ideia que são pontos de atenção e precisam ser melhorados ou contornados com apoio externo

Oportunidades

●      Lista de fatores que mostram abertura do mercado para a empresa/ideia

Ameaças

●      Lista de fatores que podem ser um obstáculo externo para a empresa/ideia

 

Essa é apenas uma proposta da representação gráfica da matriz. Sua empresa pode encontrar diagramas que melhor atendem ao cenário e informações coletadas. O que não pode faltar é uma visão clara do que pode contribuir para o sucesso do projeto e o que pode puxá-lo para baixo.

 

A análise da matriz pode levar a decisões como prosseguir ou não com a execução. Caso opte por dar andamento ao projeto, sua empresa já poderá tomar ações para minimizar possíveis ameaças e fortalecer fraquezas.

Saiba quem são seus clientes

Pensando em auxiliar as empresas a encontrar esse perfil, a Serasa Experian oferece o Mosaic, uma solução que classifica a população brasileira com base nas mais recentes variáveis sociodemográficas, econômicas, financeiras e comportamentais.

 

Com ele, o empreendedor consegue conhecer seu público-alvo, obter insights valiosos e agregar mais inteligência em suas tomadas de decisão.

Identifique oportunidades

Para buscar novos mercados, o empreendedor deve procurar se inovar, buscar atender as dores do seu público-alvo e se diferenciar dos serviços oferecidos. O Polis é uma solução da Serasa Experian que ajuda o empresário na gestão de informações.

Apresenta estudos e análises de mercado que vão auxiliar na definição de estratégias mais precisas para seu negócio.

Segmentação de dados do público-alvo

Outra ferramenta que apoia a análise de mercado é o uso da segmentação de dados para classificar e entender seu público-alvo. Hoje em dia, os dados utilizados para realizar as segmentações podem vir de diferentes fontes:

  • Conversão em sites;
  • Assinatura de newsletter;
  • Oferta de material rico;
  • Monitoramento de tráfego em sites.

Esses são apenas algumas das fontes. Por meio deles, você consegue entender melhor o comportamento do seu público-alvo na internet, melhores locais para exibir campanhas e o que ele tem buscado consumir (de informação e produto).

O importante, além de coletar esses dados, é fazer a análise e uso correto durante e após a análise de mercado.

Aumente seus resultados com o Audiências Digitais

Um serviço que entrega um excelente compilado de segmentações e insights sobre o seu público-alvo é o Audiências Digitais. Por meio dele, você pode incrementar sua análise de mercado valendo-se de toda a qualidade de dados e inteligência analítica da Serasa Experian.

Com o Audiências Digitais, você consegue direcionar as ações após a análise de mercado, segmentando anúncios de forma mais assertiva e aumentando sua conexão com o público-alvo.

Com ele, você cria audiências exclusivas de acordo com o direcionamento da sua campanha, trazendo para o universo digital as informações da base de dados do anunciante, incluindo os clientes atuais.

As segmentações geram campanhas de maior relevância por terem um direcionamento mais assertivo de público-alvo, o que pode gerar mais rentabilidade e maior alcance, pois as audiências online qualificadas fazem com que as campanhas cheguem a mais pessoas, mas sem perder o foco do perfil ideal de cliente.

E essas vantagens também podem ser aplicadas às ações offline! Conheça mais sobre o serviço e veja como ter mais rentabilidade, campanhas mais relevantes, comunicação mais integrada e maior alcance. Assim como a análise de mercado, o Audiências Digitais pode ajudar o seu negócio!