Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,7%

Variação mensal -1,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,6%

Variação mensal -3,5%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.321,18

Pontualidade do pagamento 77,7%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,83

Pontualidade do pagamento 93,9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 5,79

No mês (em milhões) 1,22

Empresas | Inadimplência

- 0.0%

No mês (em milhões) 7,8

MPEs | Inadimplência

- 0.0

No mês (em milhões) 7,4

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 47,9%

No mês (em milhões) 78,2

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,6%

Variação mensal 0,3%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,7%

Variação mensal -1,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,6%

Variação mensal -3,5%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.321,18

Pontualidade do pagamento 77,7%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,83

Pontualidade do pagamento 93,9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 5,79

No mês (em milhões) 1,22

Empresas | Inadimplência

- 0.0%

No mês (em milhões) 7,8

MPEs | Inadimplência

- 0.0

No mês (em milhões) 7,4

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 47,9%

No mês (em milhões) 78,2

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,6%

Variação mensal 0,3%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Marketing

O que é nicho no marketing digital? Entenda como funciona!

Você sabe o que é nicho no marketing digital e como escolher para focar na sua segmentação? Saiba mais sobre!

O que é nicho no marketing digital? Entenda como funciona!

Se você está buscando compreender sobre o mercado online, e-commerce e alguns dos seus principais conceitos, já deve ter se questionado sobre o que é nicho no marketing digital. Ele é a definição e categorização de um conjunto específico de consumidores, que compartilham de algumas características e interesses. Mas saber o que é essa ideia não é o bastante para conseguir aplicá-la, já que é preciso entender sua importância, como conseguir estabelecer e quais ferramentas podem auxiliar a determinar alguns dos principais exemplos de nicho no marketing digital. Ficou curioso? Então continue a leitura e confira com o blog da Serasa Experian!

O que é nicho no marketing digital?

O nicho no marketing digital é a identificação e separação de um determinado conjunto de clientes que, diante de seus hábitos, características e perfil de consumo, passam a ser o foco atendido por uma empresa. Se você já conhece um pouco sobre o campo de marketing e publicidade, deve ter a compreensão de que, ao apontar o seu alvo para todos, pode acabar não mirando em ninguém. Ou seja, ao atingir um grupo muito amplo e diverso de público-alvo, não estabelece uma relação próxima com eles. Isso porque cada nicho demanda uma estratégia específica e alinhada com sua linguagem, demanda e costumes, já que o consumidor busca marcas com as quais se identifique. E para que você possa de fato se destacar em meio à competição digital, o ideal é que aprofunde a análise sobre essa segmentação a ponto de identificar também demandas que ainda não tenham sido atendidas por outras marcas, demarcando uma nova possibilidade e potencial a serem explorados.

Para que serve o nicho?

O nicho é essencial para os empreendedores que desejam reconhecer e estruturar oportunidades no campo digital. Ele possibilita o direcionamento dos esforços e ações do seu negócio, para ter uma compreensão clara sobre para quem está ofertando seus produtos, quais os diferenciais apresentados e se o seu objetivo está sendo atingido. Ou seja, se está conseguindo atender as expectativas e necessidades do seu público-alvo.

Na prática, saber selecionar e definir o seu nicho no marketing digital é um ponto fundamental para toda e qualquer empresa, independentemente do seu porte e área de atuação, porque permite um posicionamento de mercado bem ajustado, um olhar especializado para a resposta de uma necessidade e na apresentação das soluções.

Todos esses pontos resultam ainda em um aumento da relevância e autoridade do seu negócio que, mesmo impactando uma parcela menor, quando comparada ao todo, estreita esse vínculo, se torna uma opção confiável e amplia as perspectivas de expansão. Não deixe de conferir: Segmentação de mercado - saiba o que é e como fazer.

Como estabelecer o nicho no marketing digital?

Pronto para entender na prática como se dá esse passo a passo? Separamos uma série de orientações e dicas que certamente irão te auxiliar no estabelecimento e definição do seu nicho digital. Confira:

1. Defina a sua especialidade

Aqui, um ponto importante de atenção: escolher um nicho apenas baseado no que trará mais lucro pode não ser a melhor solução. Antes de mais nada, é preciso que você tenha uma noção de quais temáticas domina, de qual produto ou serviço se enquadra nas suas habilidades e se está alinhado ao que acredita. Isso porque, antes de desejar que outra pessoa se identifique com sua marca, é preciso que você se reconheça nela, e essa é uma das principais diferenciações com relação às outras marcas competidoras.

2. Faça pesquisas de mercado

Chegou a hora de buscar conhecer o público do campo digital, com uma definição de comportamentos e hábitos específicos e diferentes do que encontramos nas soluções que não são virtuais. Para isso, é fundamental que conte com soluções assertivas e que direcionam para essa segmentação. Por exemplo: com o Insights Hub da Serasa Experian, é possível que você conheça mais sobre o perfil de consumidores dentro das áreas que despertam interesse e foco da sua marca, possibilitando o reconhecimento de oportunidades e qualificando sua base de informações. Esta plataforma integrada combina dados sociodemográficos, de marketing e crédito, oferecendo uma visão completa e estratégica do seu mercado-alvo. E caso deseje aprimorar ainda mais essa pesquisa, pode aliar com a aplicação do Mosaic, que permite um aprofundamento do seu público-alvo e no processo de segmentação dos seus clientes, com base nas principais características financeiras, geográficas, comportamentais e econômicas. Ele também permite que o seu negócio desenvolva abordagens individualizadas e descubra o potencial de mercado, sendo essencial para a etapa de definição do seu nicho no marketing digital.

3. Conheça os seus concorrentes

Neste momento, você já tem a sua segmentação e uma boa noção do mercado, mas é necessário também considerar quem são os seus principais competidores. Entenda os tipos de produtos e serviços oferecidos, possíveis falhas, gaps ou até mesmo faltas que podem ser explorados pela sua solução, traçando qual é o diferencial do seu negócio e de que forma ele pode atender a uma demanda que não tenha sido acolhida pelos concorrentes.

4. Escolha um nicho com perspectiva de crescimento

Todas as etapas o direcionam para o momento em que você define em qual área ou espaço a sua marca tem um melhor potencial para desenvolvimento. Aqui, considere um perfil alinhado às especialidades e habilidades do seu negócio, que tenha pontos ainda não aproveitados por outras empresas e que apresente um perfil positivo de expansão. Para isso, é importante realizar alguns testes, mapeando esses interesses e incluindo ações que meçam essa receptividade diante da sua oferta. Pode ser por meio do lançamento de um blog, de ações de preenchimento de fila de espera para o lançamento, de entrega de brindes em troca da aplicação de formulários com pesquisas de interesse, entre outros.

Exemplos de nicho no marketing digital

O nicho no marketing digital está relacionado a uma categoria temática voltada a produtos e serviços das quais os consumidores já demonstram uma certa inclinação para adquirir. Alguns dos principais exemplos encontrados são:

  • Saúde;
  • Finanças;
  • Educação;
  • Bem-estar mental;
  • Desenvolvimento profissional;
  • Estilo de vida;
  • Relacionamentos e mais.

Cada um desses segmentos é formado por sub-nichos, que vão afunilando as possibilidades. Entenda a seguir: Dentro do campo de finanças, podemos ter campos voltados à aquisição de renda extra online, investimentos, empreendedorismo, empreendedorismo feminino e assim por diante. Já no de estilo de vida, podemos encontrar tendências, cultura, música e hobbies. A saúde pode ser também categorizada em tipos de alimentação, dietas, lifestyle, prática de exercícios e quaisquer outras perspectivas ajustadas a ela.

Lembre-se que a criatividade, autenticidade e confiabilidade são alguns dos principais mecanismos que irão garantir a sua assertividade perante o nicho de marketing digital escolhido.

E então, pronto para descobrir o lugar do seu negócio no mercado digital? Continue acompanhando o blog da Serasa Experian para essas e outras informações do campo do marketing e empreendedorismo e garanta a sua atualização sobre os principais temas da área. Aproveite para já conferir mais sobre o que é planejamento estratégico e como fazer o seu. Até a próxima!

Feedback do Artigo

Este conteúdo foi útil

Fique por Dentro das Novidades!

Inscreva-se e receba novidades sobre os assuntos que mais te interessam.

Leia também

Thubmnail Dicas práticas: como usar as redes sociais para vender mais e criar relacionamentos de valor em 2025

Dicas práticas: como usar as redes sociais para vender mais e criar relacionamentos de valor em 2025

Guia prático para PMEs venderem mais em 2025 usando redes sociais com estratégia, autenticidade e relacionamento com o cliente. Confira o e-book completo aqui!

Thubmnail Como fazer um resumo profissional atrativo para seu currículo

Como fazer um resumo profissional atrativo para seu currículo

Aprenda como fazer um resumo profissional atrativo, com resultados, palavras-chave e foco na vaga. Destaque seu perfil logo no início do currículo.

Thubmnail Aposentado pode trabalhar de carteira assinada? Saiba tudo

Aposentado pode trabalhar de carteira assinada? Saiba tudo

Aposentado pode trabalhar de carteira assinada? Entenda seus direitos, regras do INSS e como voltar ao mercado com segurança e confiança.

Thubmnail Trabalho em equipe: o segredo para crescer na carreira

Trabalho em equipe: o segredo para crescer na carreira

Descubra como o trabalho em equipe impulsiona sua carreira, fortalece relações e desenvolve habilidades essenciais para o sucesso profissional.

Thubmnail Avaliação de desempenho: como melhorar a performance

Avaliação de desempenho: como melhorar a performance

Descubra como a avaliação de desempenho melhora a performance, orienta decisões e impulsiona o desenvolvimento dos colaboradores.

Thubmnail Calculadora de rescisão trabalhista (CLT) grátis

Calculadora de rescisão trabalhista (CLT) grátis

Quer saber quanto pagar ou receber na rescisão CLT? Use nossa ferramenta gratuita para cálculo de rescisão trabalhista e tenha o valor em instantes. Confira!