Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 6,3%

Variação mensal -3,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,4%

Variação mensal -2,3%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 38,7%

Percentual no mês 38,4%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 57,3%

Percentual no mês 57,8%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.280,32

Pontualidade do pagamento 77,9%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 402,57

Pontualidade do pagamento 82,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.340,29

Pontualidade do pagamento 80,7%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,95

Pontualidade do pagamento 92,0%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 6,94

No mês (em milhões) 1,15

Empresas | Inadimplência

Variação Anual 18,0%

No mês (em milhões) 8,1

MPEs | Inadimplência

Variação Anual 18,5%

No mês (em milhões) 7,7

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 48,5%

No mês (em milhões) 79,2

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,1%

Variação mensal 1,7%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 6,3%

Variação mensal -3,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,4%

Variação mensal -2,3%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 38,7%

Percentual no mês 38,4%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 57,3%

Percentual no mês 57,8%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.280,32

Pontualidade do pagamento 77,9%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 402,57

Pontualidade do pagamento 82,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.340,29

Pontualidade do pagamento 80,7%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,95

Pontualidade do pagamento 92,0%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 6,94

No mês (em milhões) 1,15

Empresas | Inadimplência

Variação Anual 18,0%

No mês (em milhões) 8,1

MPEs | Inadimplência

Variação Anual 18,5%

No mês (em milhões) 7,7

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 48,5%

No mês (em milhões) 79,2

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,1%

Variação mensal 1,7%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Marketing

11 métricas do Instagram para medir sucesso da sua campanha digital

Você sabe quais métricas você pode acompanhar no Instagram para medir o sucesso da sua campanha digital? Confira as essenciais para você.

11 métricas do Instagram para medir sucesso da sua campanha digital

Quando o Instagram foi lançado, seu layout era bem mais simples e intuitivo, pois o usuário poderia postar somente fotos. Porém, com o decorrer dos anos, essa rede social foi ganhando novas funcionalidades e, consequentemente, o que atrai mais usuários: hoje, o Instagram tornou-se uma das redes sociais mais utilizadas em todo o mundo.

De uma simples plataforma para compartilhar fotos com os amigos, ela se tornou uma poderosa ferramenta comercial, que faz com que várias empresas criem perfis para engajar seu público-alvo e movimentar ainda mais a rede para promover mais visibilidade para diversas marcas.

Nos dias atuais, o Instagram se tornou uma plataforma indispensável para os negócios se destacarem no universo digital. Dessa maneira, entender sobre as métricas do Instagram é importante para potencializar o uso do aplicativo e angariar cada vez mais seguidores! Confira o conteúdo que preparamos para você sobre as principais métricas do Instagram:

O que são métricas do Instagram e para que servem?

As métricas do Instagram são indicadores que trabalham em tempo real para revelar o desempenho de um perfil e suas publicações na rede social. Elas trabalham 24h por dia para capturar dados básicos, como o crescimento de seguidores, até informações detalhadas sobre como o público-alvo interage em cada postagem, com curtidas, compartilhamentos e comentários.

Verificar como o perfil está evoluindo se torna realidade com os números recolhidos ao longo do tempo: com esses dados, é possível entender como as estratégias estão agindo de acordo com o esperado, além de saber quais conteúdos estão ranqueando melhor na página.

Ou seja, essas ferramentas são excelentes para o gestor de tráfego tomar decisões corretas ao se basear em dados concretos. O alcance, as impressões, a taxa de engajamento e o crescimento de seguidores estão entre as métricas-chave do Instagram, em conjunto com outras, como:

  • Salvamentos de posts;
  • Tempo de visualização de stories;
  • Cliques no link da bio;
  • Ofertas de estatísticas valiosas sobre o comportamento dos seguidores.

Porém, é importante ressaltar que muitos seguidores não são sinônimo de sucesso, pois uma conta com milhares de seguidores, mas que possui engajamento baixo, pode estar lidando com uma audiência inativa ou com muitos seguidores fantasmas!

Por outra perspectiva, um perfil com alcance menor, porém com interação alta em posts, pode sugerir que o conteúdo esteja envolvido em um nicho muito específico. É aqui que analisar as métricas se torna importante para investigar quais ações ou estratégias estão causando essa alta taxa de engajamento e como mantê-las. Entenda como acessar o número de seguidores por período específico:

  1. Entre em sua conta (deve ser comercial);
  2. No canto superior direito, clique no ícone com três riscos na horizontal para abrir o menu principal do Instagram;
  3. Vá até a seção "para profissionais" e clique na opção "insights";
  4. Na página chamada "visão geral", toque em “últimos x dias” no canto superior esquerdo do painel. Após isso, você verá um calendário;
  5. Selecione o período desejado e toque em "atualizar" na parte superior da tela;
  6. Volte para a página "visão geral" e escolha a opção "total de seguidores."

Se interessou pelo assunto? Então, confira algumas dicas essenciais para as redes sociais da sua empresa!


11 métricas do Instagram para acompanhar e medir seu sucesso

Entender sobre as principais métricas do Instagram é importante para a empresa entender qual é o seu real engajamento, tendo a possibilidade de realinhar as estratégias para a rede social e encontrar novos caminhos para atrair mais usuários. Entenda quais são elas:

1. Impressões

Impressões é o termo utilizado para o número de visualizações que uma postagem obteve, o que abrange os usuários que interagiram, os que somente viram a publicação ou até mesmo aqueles que viram mais de uma vez. Você pode encontrar esse número específico para cada tipo de postagem no Instagram para empresas, seja um reels, um carrossel no feed ou um story.

Como acessar a métrica Impressões no Instagram:

Quer descobrir quantas vezes seu conteúdo foi exibido no Instagram? É possível observar isso direto nos Insights do perfil comercial. Confira abaixo como localizar a métrica de Impressões:

  1. Entre na sua conta comercial no Instagram.
  2. Toque no menu de três linhas (canto superior direito).
  3. Em "Para Profissionais", selecione "Insights".
  4. Na tela "Visão geral", toque em "Contas alcançadas"; mais abaixo você verá o total de Impressões do período.

2. Engajamento no Reels

Essa é uma das métricas do Instagram que mais fez sucesso. O ponto positivo é a possibilidade da visualização de um conteúdo rapidamente e, assim, os demais chegam de forma dinâmica para o usuário, uma vez que os vídeos ficam em uma fila infinita em que o usuário só precisa deslizar o dedo na tela para assistir o próximo. Além disso, a empresa consegue analisar unicamente cada reels postado para conferir as seguintes ações:

  • Salvamentos;
  • Curtidas;
  • Comentários;
  • Visualizações únicas;
  • Reproduções repetidas pelo mesmo usuário;
  • Alcance;
  • Interações.

3. Alcance

O alcance é uma métrica do Instagram que permite que você entenda como está a relevância da sua conta e quanto ela está atingindo novos usuários. Com ela, você consegue, até mesmo, fazer a retenção de clientes.

Diferente da impressão, ela conta apenas os usuários que receberam o conteúdo, ou seja, é um número preciso de pessoas que receberam, de fato, a postagem. Ou seja, esse dado serve para analisar o tanto de pessoas que estão recebendo esse conteúdo, independentemente da ação que elas façam.

4. Cliques na bio

Uma métrica muito importante para entender é o acesso à bio. Com ela, você consegue entender a quantidade real de pessoas que gostaram e se interessaram pelo seu serviço e/ou produto ao acessar essa área de links externos do seu perfil.

A ação demonstra que o usuário tem interesse em desfrutar do seu conteúdo mais a fundo e as chances de gerar uma conversão para a empresa aumentam. Essa função também pode ser um sinal de alerta caso esse tipo de engajamento seja muito baixo.

5. Horários ativos

Dentre todas as ferramentas do aplicativo, você também tem a oportunidade de verificar quais são os horários em que seu público é mais ativo na rede social, além de poder selecionar e entender mais sobre a região, gênero e faixa etária. Com isso em mente, as postagens podem ser realizadas com muito mais acurácia para o público e região que deseja direcionar.

6. Crescimento do perfil

É possível verificar como foi o crescimento do seu perfil ao selecionar um período e conferir quantos seguidores ganhou, perdeu ou se continuou estável com os mesmos números.

Além disso, caso você crie uma série de posts sobre um determinado tema e a quantidade de seguidores aumente, é válido prestar atenção, afinal, seus seguidores visualizaram, gostaram e começaram a seguir o seu perfil. Obviamente, caso ocorra o oposto e o perfil perca seguidores, também vale sua atenção!

7. Visitas ao perfil

Outra métrica do Instagram para analisar é o número de visitas que você teve em seu perfil em determinado período. Com isso, você pode verificar quantas pessoas se interessaram pelo seu conteúdo, seja por anúncios pagos, hashtags ou pelo resultado orgânico no feed.

8. Audiência por localização

Nos Insights, você consegue identificar de quais cidades e países vêm seus seguidores e o percentual de cada região. Esse panorama mostra onde está a maior parte do público e ajuda a adaptar linguagem, exemplos, horários de postagem e ofertas conforme os interesses de cada área geográfica. Como ver a localização dos seguidores no Instagram:

  1. Entre no seu perfil comercial.
  2. Toque no menu de três linhas (canto superior direito).
  3. Em "Para Profissionais", selecione "Insights".
  4. Na tela "Visão geral", escolha "Total de seguidores" e role até encontrar os dados de Localização (cidades e países).

9. Conteúdos com desempenhos

No aplicativo, você consegue verificar quais foram as postagens com maior engajamento. Assim, você consegue identificar qual tipo de postagem seu público mais gosta e pode planejar conteúdos similares e trazer novidades para continuar gerando bons resultados. Confira o que você fez de diferente para entender o gosto do público e seguir com a mesma estratégia.

10. Hashtags

As hashtags são uma ferramenta que te ajuda a atingir novos públicos, visto que diversos usuários seguem hashtags para receber os conteúdos que lhes interessem. Por isso, é válido fazer uso das hashtags que se relacionem com o seu negócio para atingir leads que se identifiquem com seu nicho.

Assim, as chances de aparecer no feed de um usuário que segue essas hashtags são grandes, ainda mais quando a estratégia é vender no Instagram! Também é possível aumentar a sua visibilidade positivamente. Use sempre as hashtags que façam jus à sua postagem e não as coloque de forma exagerada ou que não sejam relacionadas com o tema da postagem.

11. Posts salvos

Quanto mais posts salvos o seu conteúdo tiver, mais relevância ele terá para os usuários que seguem o seu perfil, uma vez que eles podem ter salvo a sua publicação para uma interação futura, como efetuar uma compra! Boa parte das pessoas que salvam vídeos ou produtos voltam para verificar o que foi guardado.

12. Compartilhamento

Quando alguém compartilha sua publicação, é sinal de que o conteúdo gerou valor e impactou de verdade. Esse gesto funciona como uma recomendação orgânica, pois leva sua mensagem para além dos seus seguidores diretos.

Além de ampliar alcance e visualizações, os compartilhamentos indicam relevância para o algoritmo. Para estimular, use CTAs simples e formatos "compartilháveis" dicas práticas, checklists e resumos visuais.

13. Interações

Interações são as atitudes que o público toma diretamente nas suas publicações: curtir, comentar, compartilhar e salvar para ver depois. Quanto maior o volume dessas ações, maior a chance de o Instagram entender que o conteúdo é relevante e entregá-lo para mais pessoas. Como consultar a métrica de Interações no Instagram:

  1. Entre no seu perfil comercial.
  2. Toque no menu de três linhas no canto superior direito.
  3. Em "Para Profissionais", selecione "Insights".
  4. Na tela "Visão geral", toque em "Contas com Engajamento" para ver os números de interações.

14. Engajamento por post

Depois de entender a taxa de engajamento geral, olhar o engajamento por post fica simples. A ideia é avaliar cada publicação isoladamente: some todas as interações que ela recebeu (curtidas, comentários e compartilhamentos) e divida pelo alcance daquele post no período. Confira a fórmula:

engajamento por post = interações do post ÷ alcance do post.

Exemplo: se um post acumulou 200 interações e alcançou 1.000 pessoas, o engajamento por post é 200 ÷ 1.000 = 0,20, ou 20%.

15. Crescimento de seguidores

Essa métrica indica quantas pessoas passaram a seguir seu perfil em um período determinado. Para interpretar melhor, não olhe só o total de novos seguidores: considere também quantos deixaram de seguir. Ou seja, calcule o saldo líquido (novos seguidores − unfollows).

Exemplo: em dois meses, o perfil ganhou 500 seguidores e perdeu 100.

Saldo líquido = 500 − 100 = +400.

Resultado: o perfil cresceu 400 seguidores no período analisado.

16. Cliques na URL

Essa métrica mostra quantas vezes o link da sua bio foi acionado pelos usuários. Como o Instagram quase não permite links clicáveis fora de anúncios e do Shopping, o atalho na bio vira um dos principais caminhos para levar gente ao seu site.

A taxa de cliques na bio costuma se conectar diretamente com a conversão: se o link direciona para uma página de compra, o volume de cliques é um bom termômetro do interesse que seu conteúdo gerou. Como ver os cliques no link da bio no Instagram:

  1. Acesse seu perfil comercial.
  2. Toque no menu de três linhas (canto superior direito).
  3. Em "Para Profissionais", selecione "Insights".
  4. Na tela "Visão geral", entre em "Contas alcançadas" e role até o final para encontrar "Toques de links externos".

17. A Métrica Norteadora do Seu Cliente (NSM)

Cada cliente tem um objetivo diferente no Instagram. Por isso, vale a pena definir uma Métrica Norteadora (NSM)  o indicador que melhor representa "sucesso" para aquele negócio.

Algumas marcas miram receita, outras priorizam engajamento, crescimento de seguidores ou conversões no site. Ao escolher a NSM certa, conteúdo, mídia paga e metas de campanha passam a puxar na mesma direção das metas de negócio. Exemplos:

  • Vendas diretas: a NSM pode ser cliques no link (com UTM) ou compras via Instagram Shopping;
  • Fidelização/comunidade: acompanhar Stories ajuda muito; observe toques para avançar/voltar e taxa de visualização completa para entender se o conteúdo prende a atenção;
  • Reconhecimento de marca: alcance e impressões costumam ser os indicadores mais relevantes.

Tentar acompanhar tudo ao mesmo tempo só cria ruído. Em vez disso, ancore a análise em uma única métrica principal e use os demais números como apoio. Assim, cada post, story e anúncio trabalha para um mesmo objetivo, fica mais fácil comprovar ROI e ajustar a estratégia continuamente para alcançar os resultados de longo prazo do cliente.

Como ver as métricas do Instagram?

As métricas do Instagram só estão disponíveis para contas comerciais ou de criadores de conteúdo. Se você, pessoa empreendedora, ainda usa uma conta pessoal, siga os passos abaixo:

1. Certifique-se de ter uma conta profissional

  • Acesse as configurações (ícone no canto superior direito do perfil);
  • Vá em conta > mude para conta profissional;
  • Escolha entre comercial ou criador de conteúdo e siga as instruções a seguir.

2. Acesse a aba de insights (métricas)

Depois de converter sua conta normal para uma profissional, siga os direcionamentos abaixo:

  1. Acesse seu perfil;
  2. Clique no Menu (ícone no canto superior direito);
  3. Selecione os Insights (métricas).

3. Navegue pelos insights

A aba de insights apresenta diversas informações que são divididas em categorias importantes, como o desempenho geral e os conteúdos. O desempenho geral demonstra a visão geral, que exibe o alcance total de interações e desempenho dos conteúdos, e o período, que você pode selecionar para analisar dias específicos (últimos 7, 14 ou 30 dias).

Já nos conteúdos, você deve tocar naquele que você compartilhou para verificar seu desempenho nos posts no feed, stories, reels, lives e conteúdos patrocinados (caso houver). Ao analisar todos esses insights, você será capaz de impulsionar suas publicações no Instagram.

Análise de métricas do Instagram: por que é tão importante?

Transformar a intuição em estratégia é um dos objetivos e benefícios de analisar as métricas do Instagram, uma vez que os dados recolhidos revelam o que engaja os seguidores, como o algoritmo dá prioridade ao seu conteúdo e quais ajustes devem ser feitos para maximizar os resultados.

Quando essa análise não acontece, postar os conteúdos na plataforma se assemelha a dirigir no escuro  você até pode chegar a algum lugar, mas repleto de riscos. Entenda por que fazê-lo é tão importante:

1. A publicação dependerá do público

É inegável que cada público tem suas preferências específicas para cada tipo de conteúdo, logo, as métricas se tornam a bússola que guiará cada usuário para a sua página. Ao analisar as curtidas, comentários, salvamentos e compartilhamentos, compreender o formato de conteúdo que deve ser publicado, como stories, carrosséis ou vídeos, torna-se mais fácil.

2. Calcular o ROI exige o monitoramento de métricas

Investir em campanhas ou conteúdos patrocinados no Instagram só faz sentido se o retorno gerado for positivo em relação às expectativas. Para isso, algumas métricas, como taxa de conversão, cliques no link da bio, custo por clique (CPC) e valor gerado por conversão, foram desenvolvidas para calcular o ROI (Retorno sobre o Investimento).

Caso as métricas de uma campanha de lançamento mostrem alto engajamento, porém vendas baixas, isso indica a necessidade direta de ajustar a jornada do cliente ou o call-to-action da campanha.

3. Monitoramento para antecipar mudanças

Sem sombra de dúvidas, o algoritmo do Instagram e as tendências do público sempre estiveram em mudanças constantes. Alcance, impressões e taxa de engajamento são métricas que funcionam como alertas para as suas campanhas digitais.

Por exemplo, se o seu alcance começa a cair, provavelmente o algoritmo pode estar priorizando outros tipos de conteúdo ou o seu público pode estar saturado do tipo de postagem publicada na conta.

4. Os ajustes potencializam o impacto das publicações

A análise de métricas não serve apenas para diagnóstico, mas também para ação imediata. Caso você poste um reel e ele demonstre baixa retenção de audiência após os primeiros segundos, é possível editar o vídeo no Instagram e incluir ganchos visuais mais atraentes para aumentar o engajamento.

Nesse sentido, os posts publicados às 18h têm menor engajamento, então, testar novos horários é bom para aumentar a visibilidade. Esses ajustes, baseados nos dados recolhidos, conseguem transformar falhas em oportunidades e fazem com que cada post seja melhorado para gerar o máximo de impacto possível.

Com qual frequência devo analisar as métricas do Instagram?

Não há uma frequência precisa, mas é importante saber que elas desaparecem após 90 dias. Assim, talvez, o ideal seja realizar uma análise mensal para conferência. Além disso, é válido ficar a par dos resultados de cada postagem para verificar se teve sucesso ou não.

Sites e ferramentas para ver e analisar as métricas do Instagram

Para acompanhar o desempenho do perfil com precisão, vale usar soluções de marketing confiáveis que organizem os dados de forma clara. Abaixo, duas alternativas complementares: uma opção gratuita, integrada ao próprio Instagram, e outra mais completa, indicada para quem precisa de relatórios profissionais.

1. Instagram Insights (ferramenta nativa e gratuita)

Disponível para contas comerciais e de criador, o Instagram Insights é o painel oficial da plataforma. Você acessa pelo aplicativo, que toca em "Ver insights" nas publicações ou no próprio perfil. Com ele, é possível acompanhar alcance, impressões e engajamento de posts, stories, reels e lives; além disso, é possível acompanhar também:

  • Evolução de seguidores e dados demográficos do público;
  • Toques no link da bio, cliques nos botões de contato e interações totais;
  • Desempenho por período e por tipo de conteúdo.

Essa é uma boa escolha para o dia a dia para ajudar a tomar decisões rápidas com base no que realmente acontece no perfil.

2. Reportei (ferramenta de relatórios profissionais)

O Reportei é uma plataforma focada em criação de relatórios de marketing, ótima para agências, freelancers e times que precisam apresentar resultados de forma visual e objetiva. Com o Reportei, você pode:

  • Gerar relatórios automáticos do Instagram com gráficos e comparações entre períodos;
  • Cruzar dados do Instagram com outras fontes (Facebook, Google Ads, Google Analytics, entre outras);
  • Personalizar dashboards e exportar em PDF ou compartilhar por link;
  • Monitorar tendências, avaliar desempenho e justificar investimentos em mídia e conteúdo.

Inclusive, essa ferramenta economiza tempo e eleva o padrão da análise e da apresentação dos resultados.

Conquiste suas métricas desejadas com a Serasa Experian!

Com o Insights Hub da Serasa Experian, é possível verificar e conhecer o comportamento de determinado público e entender quais tipos de conteúdos eles estão mais interessados no momento, tendo a possibilidade de adaptar suas postagens e desenvolver planejamentos estratégicos com base nesses dados abrangentes.

A plataforma integra informações de diversas fontes e permite uma percepção holística do seu público-alvo! Para ficar por dentro das métricas de aplicativos, entendendo quais você pode usar para aumentar o engajamento da sua marca, continue acompanhando os conteúdos da Serasa Experian, a primeira e maior Datatech do país!

Perguntas frequentes

  • Qual é uma boa taxa de engajamento no Instagram?

     

    Uma taxa entre 1% e 3% é considerada boa. Acima de 3% é excelente. A fórmula básica é: (interações / número de seguidores ou alcance) × 100.

  • O que é Shadowban e como ele afeta o engajamento?

     

    Shadowban é quando o Instagram limita a visibilidade de suas postagens sem aviso. Isso pode ocorrer por uso excessivo ou inadequado de hashtags, violação de diretrizes ou comportamento suspeito. Evite hashtags proibidas e mantenha boas práticas.

  • Postar todos os dias aumenta o engajamento?

     

    Não necessariamente. O importante é a consistência. Postar de 3 a 5 vezes por semana com conteúdo relevante costuma ser mais eficaz do que postar diariamente sem estratégia.

  • Qual o melhor horário para postar no Instagram?

     

    Depende do seu público. Use os Insights para descobrir os horários em que seus seguidores estão mais ativos. Testes com diferentes horários também ajudam a identificar padrões.

  • Stories ajudam no engajamento?

     

    Sim! Stories com interações rápidas (enquetes, perguntas, quizzes) são altamente valorizados pelo algoritmo. Eles aumentam a retenção e a conexão com o público.

  • Como o algoritmo do Instagram decide o que mostrar?

     

    Ele prioriza conteúdos com alta retenção e interações iniciais (curtidas, comentários, salvamentos). Também considera o histórico de interação do usuário com seu perfil.

  • Reels são mais eficazes que posts no feed?

     

    Atualmente, sim. Reels têm maior alcance orgânico e são favorecidos pelo algoritmo. Use áudios em alta e ganchos visuais nos primeiros segundos para prender a atenção.

  • O número de seguidores influencia no engajamento?

     

    Não diretamente. Perfis com muitos seguidores podem ter baixa taxa de engajamento se a audiência não estiver ativa. O foco deve ser em interações reais.

  • Como usar hashtags de forma estratégica?

     

    Evite hashtags genéricas e saturadas. Use hashtags específicas do nicho, relevantes para o conteúdo e que seu público realmente segue. Isso aumenta a chance de descoberta.

  • Como transformar engajamento em vendas?

     

    Use CTAs claros, links na bio com UTM, e sequências de conteúdo que conduzam o usuário à conversão. Engajamento é o primeiro passo, mas precisa ser direcionado para gerar resultados.

 

 

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