Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,3%

Variação mensal 11,0%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,4%

Variação mensal 7,3%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.321,18

Pontualidade do pagamento 77,7%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,83

Pontualidade do pagamento 93,9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 4,57

No mês (em milhões) 1,10

Empresas | Inadimplência

Percentual das empresas ativas 32,8%

No mês (em milhões) 7,7

MPEs | Inadimplência

- 0.0

No mês (em milhões) 7,3

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 47,8%

No mês (em milhões) 77,9

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,8%

Variação mensal -0,8%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,3%

Variação mensal 11,0%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,4%

Variação mensal 7,3%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.321,18

Pontualidade do pagamento 77,7%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,83

Pontualidade do pagamento 93,9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 4,57

No mês (em milhões) 1,10

Empresas | Inadimplência

Percentual das empresas ativas 32,8%

No mês (em milhões) 7,7

MPEs | Inadimplência

- 0.0

No mês (em milhões) 7,3

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 47,8%

No mês (em milhões) 77,9

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,8%

Variação mensal -0,8%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Marketing

Estratégias para sua campanha de natal ter sucesso

Não deixe para planejar suas campanhas de marketing de natal na última hora; prepare-se para receber seu público da melhor maneira. Saiba mais!

Estratégias para sua campanha de natal ter sucesso

Dezembro é o mês mais importante para o comércio, é ele que garante o maior número de vendas do ano todo. Graças ao Natal, o gráfico de vendas aumenta exponencialmente por conta das tradições de presentear as pessoas amadas e as brincadeiras como amigo secreto nas festas. Se planejar para esse momento do ano é essencial para usufruir da melhor forma, garantindo sucesso nas vendas e um bom lucro em seu negócio. Continue nesse post para saber como usar as estratégias a seu favor. 9 dicas para realizar sua campanha de Natal Nessa época de grande movimentação no mercado brasileiro, oferecemos 7 dicas para impulsionar suas vendas e se destacar entre os concorrentes. Não deixe para planejar suas estratégias de última hora; prepare-se para receber seu público da melhor maneira. Organize seu negócio para se destacar no mercado e alcançar um bom desempenho nas vendas. Confira nossas dicas:

  1. Desenvolva Landing Pages e Banners natalinos

A magia do natal encanta a todos e, por isso, é importante aproveitar essa época para entrar nesse clima natalino. Para isso, personalize seus canais digitais para encantar todos os usuários que passarem por ali. Se você tem um site mais minimalista e não quer perder essa essência, não precisa usar Papai Noel e sinos, tente apenas alterar as cores, já é um passo para deixar mais a cara do natal. Outra opção são símbolos e aparatos como estrelas no canto da tela, já dá um toque especial. Se mudar o layout não é uma opção viável, considere utilizar banners personalizados discretamente no canto ou na parte inferior da tela. Essa é uma alternativa sutil para incorporar o Natal à sua página. Essa personalização natalina auxilia a enfatizar as ofertas especiais e mostrar que a marca está atualizada acompanhando os eventos sazonais.

  1. Texto para campanha de Natal

Dentro das suas redes sociais e Landing Pages personalizadas, explore os textos chamativos que possam atrair os clientes. Pense em trechos que passem as vantagens de comprar determinado produto ou serviço, atribuindo a eles um valor emocional, ligado a algo além da sua utilidade. Nesses textos, lembre-se de utilizar palavras simples e não muito formais. Escreva com uma escrita fluida com frases diretas com o intuito de passar os benefícios da sua campanha de natal. Não esqueça do slogan, é ele que faz a campanha ter a identidade da marca. Para elaborar um slogan, pense em uma frase curta e fácil de lembrar que apresente o benefício de comprar em seu negócio. O slogan tem que ser curto e atraente, uma frase para ser lembrada.

  1. Elabore promoções especiais de Natal

A época de natal é uma excelente oportunidade de atrair novos clientes e incentivar os que já compraram a repetir a experiência. Além disso, é uma época onde a maioria das pessoas está à procura de presentes para os outros ou para si mesmas. Oferecer descontos especiais é uma estratégia que pode impulsionar as vendas, atraindo mais atenção para sua loja. Para isso, é necessário fazer um planejamento com antecedência para poder oferecer produtos e descontos atrativos e vantajosos aos consumidores. Também é necessário elaborar estratégias de divulgação. Uma estratégia que pode auxiliar os clientes que já consumiram seu produto repetir a compra é oferecer cupons de desconto especial para eles. Isso é uma prática que ajuda a fidelizar o cliente.

  1. Apresente sugestões de presentes natalinos

O natal é a época onde os consumidores mais procuram presentes para surpreender as pessoas que amam. Uma estratégia para alcançar esses sujeitos é oferecer dicas de presente em suas redes sociais ou blogs do seu site. Faça postagens como “Com que presentear meu namorado (o)” e assim trazer opções do seu negócio que sejam atrativas para o consumidor. Nessa linha de postagem você pode trazer diversas variações, dependendo do seu ramo de atuação.

  1. Priorize investimentos em marketing de conteúdo

Potencialize suas publicações nas redes sociais por meio do impulsionamento pago para alcançar um público mais qualificado. Além disso, utilize o E-mail Marketing para enviar promoções e cupons, atraindo os consumidores. A diversificação das mídias é fundamental para destacar sua marca, especialmente durante esse período saturado de informações e com várias lojas buscando visibilidade. Investir em mídias pagas pode melhorar significativamente seu posicionamento nesse momento. Outro aspecto relevante é a utilização do remarketing para obtenção de resultados, essa é uma estratégia direcionada para quem visitou seu site. Essa técnica pode ser aplicada tanto no Instagram quanto no Facebook.

  1. Personalize as plataformas digitais 

O período natalino é marcado por um aumento significativo nas compras e pela busca por presentes. No entanto, a personalização das plataformas digitais desempenha um papel fundamental. A ambientação natalina nas plataformas digitais não corresponde apenas a um evento sazonal, mas também aciona gatilhos de neuromarketing. A personalização desperta o interesse e a atenção dos consumidores e auxilia a marca a se alinhar com o clima festivo. Utilizar as redes sociais de sua empresa, como o Instagram, torna-se indispensável, tendo em vista que esta plataforma é altamente visual e favorável para a exposição comercial.

  1. Faça nomes criativos para as campanhas de Natal

Para maior personalização de sua marca nesse período do ano, faça nomes criativos para a campanha de natal. Junto ao slogan que já é uma personalização da marca, a criação de nomes para a ação ajuda a fixar na mente dos consumidores. Além disso, te ajuda a personalizar melhor suas ações de marketing, como e-mail marketing. Crie nomes que as pessoas podem associar a marca junto ao natal, que se torne algo único e com sentido para o consumidor. Exemplo de marcas que conseguiram construir nomes criativos para as campanhas, são:

  • Cola-Cola: A magia acontece;
  • Bradesco: Volte a brilhar (2020);
  • Guaraná Antárctica: Farofadas de Natal (2021);
  1. Decore o ponto de venda

Não é apenas nos espaços digitais que você deve se envolver com o clima natalino, se o seu negócio tem um ponto de venda, crie essa atmosfera acolhedora do natal. Apesar de algumas pessoas acharem uma prática desnecessária, ela desperta emoções nos consumidores e mostra o engajamento da marca em levar esse clima aos clientes.

  1. Introduza um produto exclusivo para esta época do ano

Uma estratégia para chamar a atenção dos consumidores durante essa época é oferecer produtos exclusivos e personalizados. Esses itens únicos geram um senso de urgência, acionando um gatilho mental que impulsiona o interesse. O uso do marketing de escassez é especialmente eficaz no período natalino, aumentando o desejo dos consumidores de adquirir esses produtos. Experimente embalagens diferenciadas, caixas de presente ou, até mesmo, lançamentos exclusivos para esta época. Um exemplo muito procurado atualmente são os calendários do advento. Normalmente, eles fazem uma contagem regressiva para o Natal, oferecendo um produto diferente a cada dia. O consumidor adquire este calendário sem saber o conteúdo de cada item, gerando também um elemento de curiosidade bastante atrativo. O Natal é importante para o mercado brasileiro? Sim, o Natal é uma data importante para o mercado brasileiro. Ele é o maior evento do comércio, com grande volume de vendas e o mais aguardado pelos lojistas. Em dezembro é onde ocorre a maior movimentação da economia por conta dos gastos com presentes, decorações, viagens, alimentos e outros. No natal, o consumo pode lucrar 4x mais que a Black Friday. Nesse período agitado, alinhar estratégias é essencial para atender às necessidades dos consumidores. Sendo assim, para aumentar suas vendas, é importante estar sintonizado com os desejos dos clientes e compreender onde preferem comprar e o que procuram. E justamente por esse motivo, realizar pesquisas para entender o comportamento do consumidor nesta época é fundamental. Os segmentos mais vendidos no Natal Diferentemente da Black Friday, onde tem um grande número de vendas em eletrodomésticos, o Natal se destaca por vendas de bens de consumo semiduráveis e não-duráveis. Precisamos lembrar que esse é um momento onde as pessoas querem presentear ou buscam por agradar a si mesmas. Dentre os produtos que mais se destacam nesse momento, estão:

  • Roupas e calçados;
  • Chocolates e doces;
  • Comidas e bebidas natalinas;
  • Brinquedos;
  • Perfumes e cosméticos;
  • Acessórios;
  • Decorações;
  • Jogos.

Faça análise do mercado e segmente a sua campanha A Serasa Experian possui o maior portfólio de dados do Brasil, com uma vasta experiência em análises de perfis e comportamentos. Essa solução pode ajudá-lo a compreender mais profundamente o seu público-alvo. Além disso, oferecemos outras soluções que podem te ajudar a movimentar o seu negócio em uma data tão importante como o Natal. Aproveite e faça uma análise de mercado e de segmentação de campanhas para obter informações valiosas que ajudarão a aprimorar as suas estratégias de marketing, impulsionando as suas vendas e, consequentemente, aumentando os lucros. Esperamos que o nosso conteúdo tenha esclarecido as suas dúvidas em relação a este tema tão relevante para o varejo. Por fim, reforçamos: conte com a gente para receber outras informações relevantes sobre a construção de campanhas de marketing.

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