O remarketing é uma estratégia fundamental e uma técnica amplamente utilizada pelo marketing digital, já que acompanha as tendências de crescimento no número de negócios que migraram ou nasceram no campo virtual. Na prática, ela consiste no envio de e-mails de publicidade, que buscam resgatar consumidores que, por algum motivo, não finalizaram suas compras.

E se você deseja compreender mais a fundo sobre essa metodologia, principais exemplos, tipos e como conseguir aplicá-la em sua empresa, continue a leitura e confira agora com o blog da Serasa Experian!

O que é remarketing?

O remarketing é um processo que busca obter a atenção e atrair novamente usuários que tenham demonstrado um interesse e abertura para os serviços ou produtos comercializados pelo seu negócio.

Ele é aplicado pela formulação e envio de e-mails focados nos itens que conquistaram inicialmente a atenção de clientes, mas que não chegaram à finalização da transação. E, como resultado, atinge o seu objetivo ao impactar e instigar esse cliente a de fato concluir essa ação.

Como o remarketing funciona?

O remarketing inicia o funcionamento na etapa de recolhimento dos dados rastreados pelos cookies do site, que acompanham as atividades e jornadas do usuário. Essas informações, responsáveis por apresentar o perfil e intenção de busca, segmentam o público-alvo e qualificam o negócio para a elaboração de e-mails, que servem para:

  • Comunicar alguma promoção específica para os itens com os quais aquela pessoa interagiu;
  • Oferecer brindes, frete grátis, descontos ou outras formas de pagamento;
  • Reativar a base de clientes;
  • Recordar o usuário dos produtos inseridos nos carrinhos, mas que não chegaram a ser comprados.

Com o auxílio da categorização previamente planejada e aplicada no e-commerce, você forma listas de remarketing, com os endereços eletrônicos disponibilizados para você pelos próprios consumidores e customizadas para cada segmento.

Para entender melhor sobre essa estruturação, confira os exemplos a seguir:

Exemplos de remarketing

As mensagens direcionadas podem ser utilizadas em qualquer site que conte com um formulário para a escolha de produtos ou serviços. Entenda:

Situação A: Imagine, por exemplo, o site de uma companhia aérea.

A pessoa consulta preços e horários de voos e depois deixa a página. Nesse caso, ao aplicar o remarketing, ela recebe um e-mail com o lembrete para realizar a compra ou com a oferta de download do aplicativo da empresa, que levará uma visualização mais simplificada das informações e descontos exclusivos.

Ou

Situação B: Maria acessou um e-commerce de cosméticos e beleza e adicionou ao carrinho duas máscaras de tratamento capilar. Mas, antes de prosseguir para a etapa de pagamento, saiu do site.

Ao fazer o disparo de e-mail, você sinaliza para ela a possibilidade de acessar frete gratuito por um intervalo limitado de tempo, fazendo, assim, com que ela volte a considerar a efetivação da compra.

Para ler depois: Segmentação de mercado: saiba o que é e como fazer.

Diferenças remarketing e retargeting

Aqui, um adendo super importante: muitos empreendedores, gestores e equipes acabam confundindo os conceitos de remarketing e retargeting. Essa confusão se baseia no fato de que ambas as técnicas possuem o mesmo foco, o de revisitar e impactar novamente usuários, impulsionando para uma ação de conversão.

Entretanto, a principal diferença se ampara no fato de que utilizam de recursos diferentes: enquanto o remarketing conta com os e-mails, o retargeting é implementado em anúncios presentes em sites, redes sociais e outros mecanismos da internet, que aparecem para o usuário conforme o interesse prévio demonstrado.

Outro ponto que costuma conturbar essa compreensão é o fato do próprio Google, principal mecanismo de busca do mundo, utilizar o termo Remarketing para denominar uma ferramenta própria, mas que aplica, na prática, as técnicas de retargeting.

Confusão esclarecida? Conheça então os principais benefícios dessa técnica e por que aplicá-la no seu negócio.

Quais os benefícios do remarketing?

O remarketing tem como vantagem o fato de ser uma ferramenta útil para relembrar usuários sobre a existência e disponibilidade do negócio, instigando para a manutenção dessa relação e para a efetivação de uma compra.

E, ao manter a marca no radar, você aumenta também as possibilidades de fidelização desse público-alvo, o que por si só agrega em uma significativa diminuição de custos, já que ter esse controle é mais prático e barato do que atingir novos consumidores.

Afinal, você está direcionando esforços para quem demonstrou uma inclinação pelos serviços ou produtos oferecidos, estreitando a distância entre o interesse e a aquisição.

Todo esse planejamento considera ainda a própria jornada e comportamento do consumidor no campo digital, e o fato de que, para essa segmentação, é comum a necessidade de estabelecer mais de uma interação até que o usuário tome uma decisão.

E, a depender da etapa de funil em que seu cliente esteja, o conteúdo de remarketing enviado para ele é personalizado. Ou seja: o remarketing pode ser o parâmetro essencial para conseguir converter um usuário em um consumidor de fato.

Não deixe de conferir: Público-alvo: saiba como descobrir o da sua empresa.

Como usar o remarketing no meu negócio?

Pronto para compreender como implementar a estratégia de remarketing na sua empresa? Confira o passo a passo completo.

1. Acompanhe métricas e faça planejamento prévio

Você precisa ter uma estruturação bem delineada sobre quais os principais gaps a serem supridos e quais segmentações precisam ser atingidas, e esse objetivo só é possível a partir do momento em que você mantém uma análise detalhada das metas.

Com os principais indicadores em mãos, é possível seguir para a próxima etapa.

2. Defina quando fazer

Se percebe uma queda significativa no número de conversões e engajamento, significa que pode ser a hora de entrar com o remarketing.

Ou, se quer ampliar as perspectivas de complementações de compras e atenuar o número de carrinhos abandonados no e-commerce, também considere essa aplicação.

3. Escolha o público-alvo

Fazer uma boa segmentação do público é a ação que te permite qualificar a lista de e-mails, fazendo com que o disparo massivo seja assertivo e atinja de forma personalizada essas diferentes categorias, diminuindo os riscos de rejeição.

4. Recorra a soluções como a de Qualificação de E-mails

A solução de Qualificação de E-mails, da Serasa Experian, permite que seja feita uma análise precisa da lista de e-mails dos seus consumidores, averiguando a validade da entrega e sinalizando também possíveis aprimoramentos e correções.

Assim, o desempenho das campanhas é melhor assegurado, resultando em números ainda mais positivos de conversão. Pronto para colocar essas informações em prática? Nesse conteúdo, você conheceu um pouco melhor sobre o remarketing e o quanto essa ferramenta pode ajudar a sua empresa a atingir destaque no mercado.

E para tornar sua atuação ainda mais assertiva, não deixe de conferir mais sobre a jornada do cliente e entenda como ela impacta nessa relação. Até a próxima!