Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 6,3%

Variação mensal -3,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,4%

Variação mensal -2,3%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 38,7%

Percentual no mês 38,4%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 57,3%

Percentual no mês 57,8%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.280,32

Pontualidade do pagamento 77,9%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 402,57

Pontualidade do pagamento 82,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.340,29

Pontualidade do pagamento 80,7%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,95

Pontualidade do pagamento 92,0%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 6,94

No mês (em milhões) 1,15

Empresas | Inadimplência

Variação Anual 18,0%

No mês (em milhões) 8,1

MPEs | Inadimplência

Variação Anual 18,5%

No mês (em milhões) 7,7

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 48,5%

No mês (em milhões) 79,2

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,1%

Variação mensal 1,7%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 6,3%

Variação mensal -3,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,4%

Variação mensal -2,3%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 38,7%

Percentual no mês 38,4%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 57,3%

Percentual no mês 57,8%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.280,32

Pontualidade do pagamento 77,9%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 402,57

Pontualidade do pagamento 82,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.340,29

Pontualidade do pagamento 80,7%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,95

Pontualidade do pagamento 92,0%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 6,94

No mês (em milhões) 1,15

Empresas | Inadimplência

Variação Anual 18,0%

No mês (em milhões) 8,1

MPEs | Inadimplência

Variação Anual 18,5%

No mês (em milhões) 7,7

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 48,5%

No mês (em milhões) 79,2

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,1%

Variação mensal 1,7%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Marketing

Entenda a mídia programática e como funciona seu sistema

Mídia programática ou Publicidade programática é uma forma de comprar e vender espaço publicitário para público-alvos específicos

Entenda a mídia programática e como funciona seu sistema

Além de ter inovado e redesignado o mercado publicitário, a mídia programática tem revolucionado a maneira como se dá o relacionamento entre empresas e seus consumidores, sendo considerada uma ferramenta essencial de planejamento de marketing. Além de encontrar um público específico e possibilitar o retargeting (mostra o produto mais de uma vez para quem já demonstrou interesse antes), essa mídia transformou a publicidade online quando acabou com a necessidade de comprar espaços de anúncios individuais em cada site. Mas afinal, como você pode ter anúncios publicados na mídia programática? Quais são suas vantagens para as empresas? Vamos responder essas e outras perguntas no conteúdo de hoje, confira!

O que é mídia programática?

A mídia programática é uma estratégia de marketing digital para comprar anúncios por uma tecnologia automatizada. Sua principal função é direcionar a publicidade usando dados e estratégias alinhadas aos objetivos de cada empresa para otimizar os resultados. A quantidade de dados apurados e examinados é enorme. E tudo isso é feito de maneira profunda e com uma segmentação personalizada. Assim, é possível prospectar vários cenários de circulação e avaliá-los antes das tomadas de decisões.

Como funciona a mídia programática?

Diferente da publicidade tradicional em mídias digitais, a mídia programática não é paga com preços estabelecidos para determinados períodos do dia ou faixa de programação. O pagamento é feito através dos leilões. E como eles funcionam? Basicamente, os sites como espaços disponíveis para anúncios os colocam para venda em plataformas específicas, e os anunciantes interessados podem fazer a compra. É um processo automatizado, já que a empresa interessada no espaço do anúncio faz a compra por um sistema, quase sem atuação humana no processo. Os programas executam automaticamente o cruzamento de dados para definir o melhor público-alvo para entregar os anúncios. Leia também: Conheça as principais tendências para o setor de atacado.

Vantagens da mídia programática para empresas

Além do baixo custo dos anúncios, a mídia programática vem ganhando outros pontos favoráveis conforme o mercado vem amadurecendo e se ampliando. Entenda:

Monitoramento dos processos

É possível acompanhar todos os processos em tempo real, e consequentemente ponderar os resultados de cada campanha, sejam elas campanhas sazonais ou regulares — e isso faz muita diferença na mídia programática. Muito mais do que apenas registrar dados, o monitoramento é fundamental para a adaptação das campanhas.

Precisão na hora de anunciar

O número de usuários e players na internet não para de aumentar e, teoricamente, seria cada vez mais difícil conseguir direcionar seus anúncios para o público certo. A mídia programática consegue fazer isso com uma precisão cirúrgica, mas ela sozinha não traz resultados. Você precisa ficar atento para a relevância do conteúdo do seu anúncio, afinal, a conversão não depende apenas da mídia. Estude muito bem o CTA que colocará no banner, pois isso atrairá os anunciantes, além de essencial para a análise dos resultados.

Eficiência da mídia programática

Esta é uma das maiores vantagens da mídia programática. Isso porque ela é feita para o anunciante encontrar o seu público de forma assertiva, com um índice de dispersão quase zero. E o processo é todo automatizado, a seleção do público e o monitoramento dos resultados. Ou seja, uma mídia técnica que possibilita o constante redirecionamento das estratégias de segmentação. Leia também: Automatização de processos: como usar a tecnologia para economizar tempo.

Como fazer mídia programática?

Para começar é necessário entender como funcionam as estratégias de mídia programática. As campanhas são elaboradas em uma DSP (Demand Side Plataform). A DSP é um programa que possibilita planejar e configurar uma campanha, além do acesso ao inventário de mídia online, ou seja, os espaços disponibilizados pelos anunciantes. Você pode analisar a campanha por meio de outra ferramenta, a DMP (Data Management Platforms). Ela consegue mapear e rastrear os usuários via parcerias com portais e uso de cookies para entender o comportamento deles. Com tantos dados, é possível fazer uma detalhada análise de mercado e criar cluster de segmentação por informações de região, interesse ou intenção de compra de todos os usuários registrados. Na hora de planejar a campanha é importante ficar atento em alguns pontos:

  • Objetivo: precisa estar bem claro desde o começo do planejamento e ajustado entre todos os envolvidos no processo;
  • Público-alvo: o planejamento de campanha para mídia programática precisa ir além do briefing tradicional e refletir sobre os comportamentos do público-alvo de determinada campanha;
  • Mensagem: não adianta ter uma estratégia bem definida e um conteúdo pobre. A equipe criativa precisa estar alinhada com a campanha para considerar as melhores práticas de publicidade para despertar o interesse do usuário ao CTA;
  • Landing Page: A landing page deve ser uma continuação do anúncio e deve ser pensada em conjunto com ele. Se a campanha tiver como objetivo gerar leads, o design da landing page precisa ser pensado para a conversão.

Após criar a campanha, você participa do leilão, dando lances por um determinado espaço, e se ninguém der um lance maior que o seu, sua mídia será veiculada para determinados usuários. Para escolher um parceiro para veicular sua campanha, você pode fechar um contrato com uma DSP ou encontrar uma Trading Desks, que são empresas especialistas em mídia programática e possibilitam tecnicamente a campanha em seu nome. Cada uma das opções tem suas vantagens e desvantagens, mas ambas podem ser vantajosas para suas campanhas:

  • Já possuem tecnologias de mídias programáticas e profissionais prontos para planejar e operar campanhas. Sua empresa entra no mercado com muita rapidez;
  • Têm autoridade e know-how nas estratégias com vários tipos de usuários e nichos de mercado;
  • Acompanhamento da campanha em tempo real, com acesso a relatórios e análise de resultados.

Com DSP

  • Para a sua campanha ser veiculada, você mesmo precisará negociar com publishers nas DSPs e DMPs;
  • Você precisa contar com profissionais especialistas em sua própria equipe;
  • Levará um tempo maior para a sua equipe encontrar as melhores estratégias e segmentos;
  • Você consegue acompanhar suas campanhas em tempo real, com dados e relatórios.

Nos EUA, mais de 70% da publicidade online é feita por mídia programática e no Brasil o mercado vem aumentando ano a ano. A Serasa tem ferramentas que podem auxiliar a sua empresa em todas as suas ações de marketing, publicidade e comunicação. A plataforma Mosaic, é um banco de dados que te permite analisar e entender o comportamento do cliente, com uma divisão feita em 12 grupos e 40 segmentos diferentes! Sua pesquisa e coleta de dados sobre o perfil do público-alvo ficará muito mais rápida, otimizando o processo. Assim, os insights obtidos serão mais valiosos e produtivos para sua tomada de decisão! Esperamos que tenha gostado deste conteúdo e para entender mais sobre estratégias e marketing, continue seguindo o blog da Serasa Experian. Até a próxima!

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