Na era digital atual, em que as tendências de geomarketing criam inúmeras possibilidades de conhecer potenciais leads novos e segmentar o público-alvo, o geotagging aparece como uma ferramenta que pode impulsionar expressivamente as campanhas de marketing.

Com os dados obtidos por essa estratégia, a empresa pode criar um amplo arsenal de informações geográficas que influenciarão as tomadas de decisão e a elaboração de novas estratégias de venda, fidelização e publicidade, desenvolvendo ainda mais a relevância da marca.

Neste conteúdo, vamos explorar como o geotagging funciona, seus benefícios para as campanhas de marketing nas redes sociais e, ainda, como implementá-lo estrategicamente para alcançar novos clientes e obter resultados impactantes. Preparado? Vamos lá!

Como o geotagging funciona?

Muito usado como estratégia de SEO local para atrair clientes, o geotagging associa os dados geográficos dos usuários a diferentes tipos de mídias, como fotos, vídeos, mensagens online, stories e outros tipos de dados, permitindo que o local onde a mídia foi publicada seja precisamente identificado.

Quando um usuário capta uma foto, grava um vídeo ou responde a uma mensagem, o serviço de GPS implementado em todos os dispositivos atuais capta as coordenadas de latitude e longitude no momento da captura e armazena-as nos metadados da mídia.

Esses metadados contam com informações adicionais, como horário, data, modelo da câmera e, é claro, as informações de localização. Depois que essas mídias são compartilhadas nas redes sociais, esses dados podem ser extraídos pelas plataformas e exibidos para quem queira ver.

Assim, as empresas também conseguem visualizar e construir uma base sólida de insights interessantes, que podem ser usados em análises de segmentação de público-alvo e em estratégias de venda.

Para organizações que usam o SEO local, fazer marcações nos sites utilizando a localização de sedes e filiais faz com que as pesquisas do Google direcionem a marca para quem tem intenções de busca convergentes com a informação.

Mas as vantagens não ficam por aí. A seguir, vamos listar os principais benefícios da implementação do geotagging para a empresa e, especialmente, para as campanhas de marketing. Confira!

Quais são os benefícios do geotagging para as campanhas de marketing?

Os benefícios do geotagging não se limitam apenas às campanhas de marketing. De modo geral, esse método analítico colabora para o desenvolvimento das empresas como um todo, sendo benéfico até mesmo para o alinhamento estratégico de OKRsa.

Como estamos dando foco às estratégias de marketing digital neste tópico, podemos dizer que os benefícios que afetam positivamente esse setor são:

  • Segmentação do público-alvo;
  • Maior engajamento dos usuários com a empresa;
  • Mais visibilidade no meio digital para a marca;
  • Desenvolvimento de insights valiosos de expansão.

Agora, que tal entendermos melhor como cada um desses pontos é afetado pelo geotagging? Siga com a leitura e aprenda!

Melhora o engajamento dos clientes com a marca

Criando conteúdos relevantes para lugares específicos, as companhias estabelecem conexões muito mais fortes com os consumidores locais. Assim, pode ocorrer um crescimento natural no compartilhamento de publicações, comentários e engajamento, o que fortalece a presença da marca nas redes sociais mais usadas pelo público.

Ah! Sem contar que é algo contagioso, não é mesmo? Mesmo que outros consumidores ainda não estejam conectados com a empresa, serão instigados a conhecer o produto ou o serviço mais a fundo quando virem alguém próximo compartilhando!

Garante mais visibilidade online para a empresa

Como mencionamos brevemente nos tópicos anteriores, trabalhar com o uso do geotagging é uma forma de potencializar ainda mais o SEO local. Como resultado da combinação, temos mais visibilidade da empresa no meio digital.

Pode testar! A marca começa a aparecer para mais pessoas interessadas pelo nicho em que atua, aquelas que realmente procuram por algo do tipo e estão dispostas a investir.

Se falarmos de um negócio que vende cosméticos veganos e naturais, por exemplo, perceberemos que pessoas que têm um estilo de vida mais consciente e preocupado com os impactos negativos da industrialização terão mais chances de visitar a loja ou entrar em contato.

Desenvolve melhores ideias de expansão

Não menos importante, o método analítico do geotagging também age como um potente desenvolvedor de dados e insights para a organização como um todo, principalmente para a área de estratégias de venda e prospecção de clientes.

Quer um exemplo? Caso a marca utilize ferramentas de geomarketing, conseguirá coletar dados com base na localização das tags para personalizar abordagens de acordo com o perfil de consumo de cada tipo de local e, assim, fidelizar mais pessoas.

Dependendo, também, é uma ótima oportunidade para fortificar ainda mais a relação com usuários que já fazem parte da carteira de clientes, utilizando estratégias como o cross-selling e o upselling para apresentar novas opções que correspondem aos gostos de cada um.

Mas como fazer com que a sua empresa consiga obter todos esses benefícios? Calma! No próximo tópico, vamos explicar passo a passo. Veja!

Como implementar o geotagging como estratégia de marketing?

  1. Incentive o uso de hashtags criadas pela própria marca nas redes sociais. Elas vão trazer relação com a localização e fazer com que as fotos de clientes que já usaram a marcação do local auxiliem os outros a identificá-lo;
  2. Crie ofertas e campanhas que fazem os clientes perseguirem a marca em busca de recompensas;
  3. Configure o Google Meu Negócio e defina informações como localização da sede, horário de funcionamento, telefone e outros dados que facilitam que a sua empresa seja encontrada nas pesquisas;
  4. Trabalhe com imagens que disponibilizam informações de localização no site ou no texto alt, fazendo com que o Google entenda que a sua marca deseja se posicionar melhor para pesquisas associadas à região descrita;
  5. Use a mídia paga, como Google Ads, para mostrar resultados com anúncios da empresa quando o usuário estiver navegando em algum site ou quando uma pesquisa local for feita.

Como a Serasa Experian ajuda na segmentação de localidade do público-alvo?

Mas, afinal, como conseguir fazer corretamente a incrementação de todos os métodos que envolvem o geomarketing e, principalmente, o geotagging? Para todos os processos de gestão, o ideal é contar com o auxílio de ferramentas que automatizam e tornam o trabalho muito mais otimizado.

Nesse cenário, é claro que a primeira e maior Datatech do Brasil não poderia deixar de direcionar seus esforços para tornar o dia a dia das empresas muito mais simplificado, além de dar aquele empurrãozinho para impulsionar ainda mais o desenvolvimento das marcas!

Com o Polis, por exemplo, uma ferramenta de segmentação de público e regiões, sua empresa consegue acesso a portfólios completos de dados, modelos estatísticos e informações de comportamento, hábitos e atitudes de pessoas e empresas para compreender melhor o que cada tipo de cliente prefere.

Também é possível incluir filtros com dados demográficos, financeiros, comportamentais, de identificação e, principalmente, de localização. Além disso, fornecemos geolocalização com visão em mapa ao nível CEP e seleção de várias regiões simultâneas do país.

Com todas essas funcionalidades de segmentação, será possível entender quais pessoas da sua carteira de clientes estão propensas a aceitar novas propostas e a aumentar sua conversão, além de enriquecer e extrair leads para ativar as melhores estratégias das empresas.

Entender o melhor momento de cada cliente para fortalecer, manter ativa e rentável a carteira B2B e B2C e, ainda, otimizar os investimentos em curto, médio e longo prazo também são alguns dos benefícios da nossa solução!

Viu só como pode ser simples elevar os níveis de prospecção e de fidelização da sua empresa? Com estratégias de marketing direcionadas por métodos como o geotagging, a visibilidade da marca é impulsionada e muito mais pessoas notam o impacto da organização nas mídias.

E todo o trabalho não precisa ser feito manualmente! A Serasa Experian é especialista em oferecer as melhores opções para ajudar PMEs e grandes empresas a automatizarem funções recorrentes, como a segmentação de público-alvo, pesquisa de perfil de consumo e monitoramento de dados.

Não perca tempo! Comece a implementar as melhores ferramentas para impulsionar seu marketing de performance, destacar-se no mercado econômico digital e não ficar para trás nos avanços da tecnologia. Até mais!