Com o avanço da tecnologia, coletar dados geográficos relacionados ao consumidor se tornou cada vez mais necessário. O geomarketing, também conhecido como inteligência geográfica, é uma das estratégias mais utilizadas para conhecer melhor um determinado público e desenvolver estratégias bem direcionadas – tudo com base na localização!

Quer saber mais sobre essa tecnologia? Continue sua leitura para entender o que é o geomarketing, onde pode ser aplicado, qual a importância e como usá-lo a favor do seu negócio. Confira!

O que é geomarketing?

O geomarketing é uma técnica de marketing que busca analisar dados geográficos do usuário para criar estratégias mais efetivas que aumentem os lucros, eleve os resultados e reduza os custos.

Essa área do marketing é conhecida como inteligência geográfica e ajuda a identificar tendências do mercado, monitorar a concorrência e acompanhar o comportamento do consumidor.

Criada em 1950 e inicialmente usada apenas no setor varejista, com os avanços tecnológicos e o uso diário de aparelhos conectados ao Wi-Fi, tornou-se possível entender melhor a relação entre clientes, produtos e localizações.

Isso otimiza a tomada de decisões, que se tornam mais estratégicas sobre como posicionar produtos, definir áreas de atuação e desenvolver campanhas publicitárias mais eficazes.

Isto é, por meio do geomarketing, é possível descobrir a renda, faixa etária e localização do público-alvo da empresa, além de possibilitar o monitoramento dos concorrentes.

O geomarketing tem custo?

Existem plataformas de geomarketing pagas e também versões gratuitas. As ferramentas gratuitas geralmente oferecem informações mais superficiais para estudos iniciais, como estimação de população, renda média e concorrência. São ideais para estudos iniciais, pois oferecem resultados de baixa precisão.

Já as plataformas pagas são ideais para aqueles que precisam de dados com frequência e resultados de alta precisão. Esses softwares, normalmente, precificam conforme a necessidade da empresa, podendo variar muito. Alguns desses softwares especializados de GIS são ArcGIS e o QGIS.

- ArcGIS

O ArcGIS é utilizado para análise, gerenciamento e visualização de dados geográficos, permitindo a criação de mapas e análises geográficas avançadas para diversas finalidades, como planejamento urbano, gestão ambiental, recursos naturais, agricultura, transporte, saúde pública, entre outras.

- QGIS

O QGIS oferece recursos e ferramentas para a criação de mapas interativos, análises espaciais e estatísticas, geoprocessamento, modelagem e visualização de dados geográficos, além de permitir a importação e exportação de dados geográficos de diversas fontes, incluindo arquivos vetoriais e raster, serviços web de mapas e bancos de dados geográficos.

Além disso, pode ser necessário contratar profissionais especializados para realizar a análise dos dados e desenvolver soluções personalizadas para as necessidades da empresa.

Onde o geomarketing se aplica?

É possível aplicá-lo em todas as empresas que desejam promover campanhas de comunicação mais segmentadas para potencializar as estratégias e obter mais lucros. Confira a aplicação dessa técnica em diferentes setores no mercado:

- Setor varejista

No varejo, o geomarketing pode auxiliar em publicidades que utilizam a geolocalização, campanhas de fidelização de clientes e na expansão da organização. Por meio das análises precisas sobre o mercado, a técnica permite que a empresa tenha um maior conhecimento sobre as regiões. Esse conhecimento facilita a decisão dos locais para onde a marca pode se expandir.

- Setor industrial

O setor industrial é fundamental para a economia, no entanto, muitas vezes não tem um contato direto com o cliente final, dificultando as tomadas de decisões dentro da mesma. Para isso, é possível reunir dados que sejam válidos e embasados para auxiliar em escolhas assertivas, auxiliando no crescimento do setor.

- Setor de educação

Muitas instituições de ensino utilizam o geomarketing para escolher as regiões para novas instalar novos polos. Utilizando ferramentas que fornecem dados relacionados à geolocalização, essas empresas terão informações de mapeamento de oportunidades, baseando-sen em dados como o perfil social da região, renda familiar, participação do mercado e concorrência.

Qual a importância do geomarketing para o mercado?

O geomarketing possibilita que as empresas conheçam melhor seus usuários, mapeiem seus comportamentos e que tenham mais sucesso nos planejamentos de marketing e vendas. Além disso, a inteligência geográfica ajuda a mensurar o potencial real do mercado, analisar a concorrência e distribuir a força de vendas de forma eficaz.

Como fazer o geomarketing?

Agora que você conheceu o que é e a importância dessa técnica, veja algumas dicas que preparamos para te ajudar a fazer a estratégia:

- Faça anúncios com base no geomarketing

Os anúncios pagos são uma das melhores aplicações da inteligência geográfica a favor das estratégias de marketing. Atualmente, existem diversas plataformas para anúncios com base no geomarketing. As principais são o Google Ads e o Facebook Ads. Com eles, você pode direcionar seu anúncio para regiões específicas.

- Personalizar o site de acordo com as campanhas

Personalize seu site para o mesmo ser acessível para diferentes localidades. Desta forma, é possível utilizar os dados para fazer uma campanha voltada para o público de outro país, sendo viável traduzir as páginas do site, por exemplo. Isso irá melhorar a experiência do usuário em relação à sua marca.

- Não seja invasivo

Respeite os limites de seu cliente e não seja invasivo! Atualmente, os consumidores ficam incomodados com notificações excessivas. por isso, procure enviar mensagens, e-mails e outros apenas em horário comercial, assim seus clientes não enxergarão sua marca de forma negativa.

5 estratégias de geomarketing para aplicar

Com as evoluções tecnológicas, é possível aumentar a atuação em diversos setores por meio de diversas estratégias. Confira algumas das principais aplicações dessa técnica:

1. Geotargeting

Essa é a principal utilização do geomarketing, sendo possível realizar a segmentação dos públicos de acordo com sua localização. Por exemplo, sua empresa é de São Paulo e você está realizando uma campanha para obter novos clientes. Por meio do geotargeting, você irá direcionar seus anúncios apenas para o público daquela cidade, trazendo resultados reais para o seu negócio.

2. Geofencing

Nessa estratégia, é possível oferecer conteúdos em tempo real com base na localização do usuário. Um exemplo seria quando um consumidor passa próximo de um estabelecimento, o geofencing, ao identificar que aquela pessoa está próxima, dispara uma mensagem incentivando o cliente a visitar a loja por meio de um e-mail marketing ou outro tipo de notificação no smartphone.

3. Check-ins

Essa estratégia busca engajar o usuário por meio da interação. Grande parte dos negócios que utilizam dessa técnica incentivam o cliente a realizar o check-in e oferecem algo em troca, como brindes, cupons ou acesso gratuito à internet, – este último é o mais utilizado.

4. Sites personalizados

Essa aplicação utiliza a geolocalização dos usuários para o site oferecer conteúdos e propagandas personalizadas para o cliente.

A utilização dessa técnica é muito propícia para empresas que atuam em mais de uma região, mas que querem oferecer conteúdos especiais para seus usuários. Vale ressaltar que, para funcionar, o usuário precisa autorizar o compartilhamento da localização.

5. Geotagging

Essa ferramenta se refere a marcação de localização em publicações nas redes sociais. O geotagging acaba funcionando como uma publicidade espontânea para o local, feita de forma orgânica pelos próprios usuários.

Gostou de conhecer o geomarketing? Aproveite para conhecer o Mosaic, a plataforma do Serasa Experian para obter dados valiosos sobre seu público. Até o próximo conteúdo!