A automação de marketing surge como uma solução direcionada à qualificação dos planejamentos da área, se mostrando como um sistema fundamental para o alcance de campanhas mais assertivas. Para isso, ela recorre à tecnologia para trazer escalabilidade e dinamismo, apresentando resultados significativos.

Por isso, trouxemos um conteúdo completo sobre o tema e abordamos o que é a automação de marketing, seus benefícios e como implementá-la. Além disso, separamos uma dica final sobre duas soluções essenciais para o sucesso dessa aplicação. Ficou curioso? Então acompanhe a seguir!

O que é automação de marketing?

A automação de marketing é uma metodologia feita por meio da utilização de recursos tecnológicos e é responsável por incorporar assertividade, automatização e dinamismo aos planejamentos e estruturações das campanhas de um negócio.

Ela surge em meio ao aumento da demanda e do número expressivo de público-alvo e acompanha a velocidade das transformações digitais e dos impactos no consumo, processos e produção.

Como resultado, entrega para equipes e gestões a viabilização de uma composição altamente escalável, com números expressivos e capazes de manterem a personalização das ações e entregas de marketing.

E, na prática, permite ainda que profissionais possam focar em aspectos estratégicos, enquanto outras atividades vão ocorrendo sem a necessidade de intervenções humanas.

Quais são os benefícios da automação de marketing?

Suas vantagens são notoriamente reconhecidas nos mais diferentes processos e etapas, e incluem desde a prospecção de leads a um monitoramento pós-vendas. Confira sobre cada um dos principais pontos:

1. Personalização na comunicação e linguagem

Aqui, a grande sacada é o fato de que essa tecnologia faz com que você possa dividir de forma objetiva e ainda mais detalhada o próprio perfil do consumidor, reconhecendo os recortes e aspectos que fazem com que, dentro do público-alvo, seja possível perceber necessidades e intenções distintas.

Assim, você consegue trazer um caráter mais pessoal para cada comunicação e linguagem, de forma que elas sejam percebidas como super personalizadas por parte dos clientes.

2. Nutrição de leads

O aumento do número de ofertas e a facilitações trazida pela navegação online fazem com que o usuário explore suas oportunidades e busque se informar antes de realizar uma aquisição.

Por isso, é essencial que, por meio da nutrição de leads, você qualifique aqueles que se estejam no momento de consideração, ou que não tenham necessariamente percebido qual a necessidade que precisam sanar.

Assim, a intervenção da automação prepara entregas ágeis, massivas e eficientes, fortalecendo essa dinâmica.

3. Aumento do ticket médio

Seguindo a lógica dos leads, é preciso reconhecer que pessoas bem preparadas para uma compra tendem a adquirir serviços ou produtos de valores maiores, por entenderem que o conhecimento adquirido as direciona para isso.

Logo, a tecnologia acaba tendo um papel essencial nesse ciclo, garantindo a sua manutenção.

4. Etapas de funil mais eficazes

A automação em marketing possibilita a caracterização precisa das etapas de funil em que cada cliente se encontra, possibilitando que as ações mais alinhadas junto a cada momento sejam acionadas, sem a necessidade de uma intervenção manual.

Como resposta, o negócio se depara com um caminho dinâmico e com uma agilidade maior de movimentação, influenciando as chances de que cada usuário chegue ao momento final de aquisição.

5. Maior produtividade aos profissionais

Ao se depararem com um público bem qualificado, seus vendedores e colaboradores passam a enfrentar menos impasses, indecisões e limitações, tornando o processo de conclusão de venda mais ágil e otimizando a atuação.

Logo, seus esforços podem ser gerenciados de maneira produtiva e com a segurança de que a performance trará melhores resultados.

Para ler depois: Ações de marketing: 8 ações que você precisa conhecer e investir!

Como criar uma estratégia de automação de marketing?

Confira abaixo as etapas essenciais para assegurar que o plano de ação de automação de marketing seja implementado com sucesso em sua empresa:

1. Defina uma estruturação

Assim como toda gestão, é preciso que se tenha de forma clara e objetiva quais serão os passos a serem seguidos. Dentre os pontos elaborados nesse momento, estão:

  • A necessidade e propósito da automatização;
  • As etapas de funil que precisa impactar;
  • Os produtos e serviços em específico que quer destacar;
  • O investimento necessário;
  • A persona a ser alcançada com essa dinâmica.

Todas essas questões te auxiliam na assertividade da organização, garantindo que os momentos posteriores possam ser bem direcionados.

2. Conte com informações precisas sobre os seus leads

Para dar certo, a automação precisa contar com conhecimento sobre quem são os seus leads e consumidores. Essa compreensão pode ser adquirida com o auxílio de um banco de contatos ou de uma listagem de e-mails que te tragam uma caracterização sobre os perfis.

Mas, caso você ainda não possua, atente-se a construir esse armazenamento, pois ele é fundamental para a qualificação dos dados.

3. Elabore o conteúdo base

Agora, os focos são os materiais ricos com os quais você vai alimentar os leads.

Eles têm a responsabilidade de atração e condução ao longo do ciclo, por isso, precisam conter informações úteis, que impactem positivamente na jornada desse usuário, levando-o a conseguir identificar ou até mesmo elaborar necessidades até então despercebidas.

Atente-se ao momento do funil que se encontram e respeite o objetivo de cada uma das etapas. Afinal, precisam ser absorvidos de maneira orgânica pelo público.

4. Selecione uma ferramenta para auxiliá-lo

Considere as opções disponíveis no mercado e entenda quais atendem os propósitos das ações e campanhas.

É importante que você selecione somente após toda essa preparação prévia, pois cada ponto do planejamento de marketing faz com que a escolha da ferramenta de automação seja a mais assertiva possível.

5. Determines os ciclos a serem seguidos

Esse é o passo em que você determina qual ação requer da ferramenta, conforme os passos e indicações dadas por cada usuário. Para isso, a gestão precisa elaborar os seguintes movimentos:

  • Qual será o conteúdo inicial disponibilizado e com qual produto ou serviço final ele se relaciona;
  • O tipo e nível de especialidade de cada tipo de material localizado ao longo das jornadas;
  • Qual será o intervalo de envio de cada ação e quais serão os canais e redes utilizados.

6. Monitore e otimize

Toda estratégia que visa um aprimoramento constante demanda um recolhimento dos resultados e a possibilidade de aplicação de ajustes e alinhamentos pelo caminho.

Por isso, sempre analise as taxas, números e considere as respostas e feedbacks do público-alvo. Eles permitirão que você compreenda se os objetivos inicialmente traçados estão sendo de fato atingidos.

Quais são as ferramentas de automação de marketing?

Conheça duas das soluções Serasa Experian capazes de auxiliar e qualificar ainda mais a sua automação de marketing:

Mosaic

Com o Mosaic, você tem em mãos um banco de dados pronto para auxiliá-lo a fazer uma segmentação completa, com base nas estruturas econômicas, sociodemográficas e de comportamento que mais impactam no perfil, intenção e necessidade dos consumidores.

Assim, a automação ocorre com uma preparação maior, direcionando a gestão para uma tomada de decisão precisa e objetiva.

Audiências Digitais

Que tal conseguir obter uma orientação direta para suas campanhas? Com o Audiências Digitais é possível segmentar de maneira personalizada, atingindo de forma expressiva os leads mais propensos a percorrerem o funil de vendas.

Conte com a possibilidade de vincular essa solução às principais redes sociais consumidas pelos brasileiros, como Facebook e Instagram, e tenha o alcance do marketing automatizado em plataformas de Ads com facilidade, resultando em uma rentabilidade positiva para a empresa.

Viu só como é fácil fazer o planejamento da automação de marketing e contar com recursos e plataformas prontos para complementarem a escalabilidade e expansão da marca?

Caminhe em direção ao futuro e conte com o blog da Serasa Experian para trazer até você os principais temas da área. Aproveite para já conferir sobre mercado potencial e aperfeiçoe suas ações. Nos vemos no próximo post!