O investimento em marketing digital, cada vez mais, tem se tornado uma importante estratégia a todas as organizações. Na busca por aumento das métricas de vendas de produtos ou serviços, existem diferentes ferramentas e estratégias que você precisa conhecer para ser bem-sucedido em seu negócio.

Pensando nisso, preparamos um conteúdo com dicas valiosas para você começar a dominar o mundo do e-commerce. Continue sua leitura e confira tudo abaixo!

Nutrição de leads

A primeira etapa desse processo é criar conteúdos que sejam relevantes para atrair os usuários e gerar leads. Quando falamos em geração de leads, estamos trabalhando com usuários do topo do funil de vendas, que precisam de estímulos para interagirem com o seu conteúdo.

Existem algumas práticas que podem te ajudar nesta etapa:

  • Sorteios e concursos;
  • Cupons de oferta;
  • Dicas rápidas/novidades;
  • Checklists;
  • Vídeos rápidos.

Após a interação dos usuários com o seu conteúdo, eles se tornam seus leads de fato. É preciso nutri-los com conteúdos mais profundos e específicos para ficarem instigados a considerar uma futura compra.

Para isso, use ferramentas de nutrição de leads:

  • Diagnósticos;
  • Avaliações gratuitas;
  • Opinião de especialista;
  • Templates;
  • Roteiros.

A partir desses materiais, os seus leads se manterão atualizados e estarão prontos para avançar ao fundo de funil.

No fundo de funil, os leads estão prestes a se tornar clientes, então coloque em seu planejamento, estratégias que tenham uma intenção transacional, e bons materiais para auxiliar na decisão de compra são:

  • Catálogo de produtos;
  • Tabela de preços;
  • Orçamentos;
  • Amostra de produto;
  • Teste grátis;
  • Aula grátis;
  • Fale com um vendedor.

Todas essas ferramentas do fundo de funil devem conter um CTA (Call to Action), convidando o lead a efetuar a transação para se tornar um cliente.

Parcerias com influencers

Uma boa parte da opinião pública, hoje em dia, considera o posicionamento de influencers digitais em relação às marcas.

Por isso, independentemente do tamanho da sua empresa, ter um influencer como embaixador da sua marca pode ser uma boa estratégia de marketing digital.

Além de atingir um público já segmentado pelo próprio influencer, você pode ter a oportunidade de demonstrar como o seu produto ou serviço funciona na prática para os seus consumidores reais, e não como mais uma campanha de publicidade tradicional.

Acompanhe os influencers da sua cidade ou região e busque fazer parcerias para anunciar os seus produtos. É uma boa estratégia por ser uma troca, já que o seu produto acaba sendo conteúdo para alguém que vive de produção de conteúdo.

Testes A/B

Os Testes A/B são uma ferramenta maravilhosa para a comparação de campanhas, e após rodar os testes, você poderá coletar e analisar dados preciosos para direcionar e adaptar suas campanhas para ter mais efetividade.

Experimente colocar campanhas em diferentes redes sociais, por exemplo, e analise qual canal gera mais conversões, para fazer investimentos futuros mais precisos e rentáveis.

SEO

O SEO (Search Engine Optmization) é fundamental com estratégia de marketing. Basicamente, o SEO serve para entregar o seu conteúdo organicamente aos buscadores da melhor maneira possível, ou seja, se você tiver um conteúdo bem-planejado e otimizado por SEO, ele ganhará relevância e seu alcance orgânico será muito maior.

Webinars

Transmissões online e ao vivo são uma excelente opção para se comunicar interativamente com o seu público. Com essa ferramenta, os seus leads poderão sanar dúvidas que podem estar atrapalhando sua decisão de compra.

Mas não esqueça de avisá-los com antecedência e oferecer vantagens para os primeiros ou para quem mais interagir durante o evento, etc. São ótimas técnicas para aumentar o engajamento.

Redes sociais

Usar o marketing em redes sociais é uma escolha certa para aumentar o número de leads da marca e até o volume de clientes por meio da produção de conteúdos. Dentro das plataformas, você pode desenvolver diversas atividades como:

  • Planejar e agendar publicações;
  • Criar envolvimento com público e seguidores;
  • Criar conteúdos visuais;
  • Analisar resultados de engajamento.

As redes sociais mais usadas atualmente são o YouTube, Facebook e Instagram.

YouTube

É a maior rede social de vídeos da história da internet, com um número de visualizações diárias superior a 500 milhões por dia. Ter um canal no YouTube e publicar regularmente pode ser uma macro estratégia de atuação, já que os vídeos podem ser compartilhados em outras plataformas e em sites.

Facebook

A rede social mais popular do planeta. Tem mais de 116 milhões de usuários só no Brasil, quase 3 bilhões de contas ativas no mundo!

Além disso, muitos sites têm conexão com a rede social para otimização de cadastros e transações. Então é um ótimo jeito de coletar informações para aperfeiçoar suas campanhas de marketing.

Instagram

Nos últimos anos, o público jovem tem migrado do Facebook para o Instagram e a rede já conta com mais de 2 bilhões de usuários no mundo. É a rede social que mais cresce e um canal importantíssimo no marketing digital.

Dentro da plataforma, você pode postar fotos no feed, vídeos curtos nos stories e vídeos longos no reels, ou seja, ferramentas incríveis para campanhas de publicidade.

TikTok

Esta rede social é outra que está ganhando cada vez mais espaço no mercado, e isso se deve a uma excelente estratégia. Os conteúdos são focados em vídeos para o público jovem, mas as reviews e a adesão de muitos influencers aumenta o público da rede social.

Assim como outras redes, o TikTok tem uma plataforma que permite a criação de anúncios pagos, o TikTok for Business. Por meio dela, as empresas conseguem criar, gerenciar e avaliar o desempenho dos anúncios para aumentar o poder de conversão.

Se sua empresa não tem conta nessa rede social, está na hora de fazer uma!

Os links patrocinados, ou tráfego pago, são anúncios que aparecem acima dos primeiros resultados nas páginas de busca quando um usuário faz uma pesquisa, antes de vídeos do YouTube, em stories no Instagram e várias outras formas.

Investir em links patrocinados vai aumentar significativamente a visibilidade da sua marca, pois é um sistema de publicidade automatizado que consegue direcionar o seu anúncio para um público muito nichado.

Materiais ricos

Os materiais ricos são conteúdos para levar conhecimento ao público e não apenas informações rasas. É uma estratégia importante no marketing digital pois capta clientes pela riqueza do conteúdo, mas para ser rico, ele precisa ser bem produzido.

A proposta dos materiais ricos é ir a fundo em um determinado assunto, levando o leitor a um novo nível de aprendizado e conhecimento, agregando valor ao seu produto final.

Você pode gerar materiais ricos em diferentes formatos como e-books, infográficos e ferramentas de simulação, por exemplo.

Agora que você já tem conhecimento sobre essa novas estratégias para investir no seu marketing, saiba que também pode contar com a Serasa para otimizar ainda mais seus resultados.

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