Você já se questionou sobre quais ações de marketing podem impulsionar usuários e transformá-los em clientes em potencial? Uma das ferramentas mais utilizadas é a de nutrição de leads, que se ampara na qualificação e preparação do público-alvo.
Mas, para poder colher bons resultados, é preciso ter uma compreensão ampla e precisa do que é esse conceito e de como estruturá-lo. E se deseja ficar por dentro desse tema, continue a leitura e confira mais sobre a nutrição de leads, sua importância e como conseguir assegurar um bom fluxo dessas informações!
Neste conteúdo você vai ver
O que é nutrição de leads?
A nutrição de leads é uma estratégia de marketing que consiste no envio de ações e conteúdos relacionados a questões que tenham despertado ou que possam instigar a curiosidade ou desejo do usuário.
Essa dinâmica tem como propósito fornecer uma base de informações relacionadas a uma questão ou necessidades em específico e auxilia na percepção dessas carências e na consideração da sua marca enquanto a melhor solução para atender a demanda.
Ou seja, é por meio dessa tática que pessoas com a capacidade de se tornarem consumidores absorvem os dados, têm insights e elaboram uma relação de confiança, a ponto de considerar sua marca como prioridade quando se sentirem capazes de fazer uma compra.
Na prática, resulta em um potencial aumento do ticket médio e proporciona maior segurança nas compras realizadas por seus consumidores, impactando positivamente no departamento de vendas e tornando a jornada mais objetiva e direta.
Por que a nutrição de leads é tão importante?
O processo de nutrição de leads faz com que a sua marca consiga criar um vínculo bem embasado e fortalecido com os usuários, sendo um planejamento assertivo e capaz de respeitar a jornada do consumidor.
Em um mundo cada vez mais conectado e em um ambiente virtual com um volume significativo de estímulos, essa ferramenta desponta enquanto uma ação percebida de forma orgânica e menos invasiva na visão dos usuários.
E, ainda que não apresente resultados em um período curto, é fundamental para que a sua marca possa se estabelecer no mercado com muito mais autoridade e relevância, construindo uma taxa de conversão mais consistente.
Como fazer a nutrição de leads?
Convencido de que esse pode ser o instrumento que faltava ao marketing da sua empresa? Então conheça um passo a passo de como implementá-lo com sucesso nas suas práticas.
1. Faça uma boa estruturação
Qualquer tipo de execução só pode ser bem aplicada quando há um planejamento bem delimitado.
Isso significa que você precisa definir os principais objetivos e metas para cada um dos passos adotados, estipulando um calendário, segmentando bem os consumidores e suas carências e contando com informações precisas.
Mas, lembre-se sempre de definir números de fato possíveis de serem atingidos, e de que essa ferramenta precisa contar, acima de tudo, com muita qualidade e consistência. Portanto, de nada adianta fazer uma nutrição de leads que não tenha um propósito ou que aconteça apenas de forma pontual.
Afinal, o vínculo a ser construído e mantido precisa ser constantemente relembrado para seu público-alvo, de modo que não arrisque deixar a marca ser esquecida em meio à concorrência.
2. Forme um banco de dados dos seus leads
Você pode estar se perguntando como ter acesso e permissão desses usuários para colher o contato e fazer o envio das suas ações.
É possível dispor, na home do seu e-commerce, de uma área onde apresenta a proposta e disponibiliza para essa pessoa a concessão de algum conteúdo rico mediante o preenchimento breve de um formulário. As landing pages, por exemplo, também são uma excelente alternativa.
Ou, você consegue ainda lançar um clube de assinaturas, garantindo algum desconto ou outra vantagem para os usuários que aceitem compartilhar alguns pontos. Tudo isso pode ser adaptado conforme a realidade e capacidade de investimento da sua empresa.
E, aqui, um ponto de atenção: procure manter esses dados compactos e estruture antes quais são as informações essenciais. Depois, quando esses leads já tiverem sido incorporados, considere um maior detalhamento do que você precisa colher para alimentar sua estratégia.
3. Invista em um conteúdo rico e com autoridade
Com as informações em mãos, trace grandes áreas de interesses dos seus usuários e identifique, a partir delas, subtópicos que possam ser abordados em diferentes formatos e tipos de conteúdo.
Então, garanta que todos os dados repassados sejam de confiança e seja transparente ao apresentar formas de solucionar uma demanda.
Recorra ainda a diferentes meios de comunicação e esteja ativamente presente nas redes sociais, ofertando temas que apresentem um impacto positivo e capazes de suprir as expectativas dos clientes.
4. Segmente a entrega com o auxílio das Audiências Digitais
A solução das Audiência Digitais permite que você realize uma entrega precisa em plataformas como Instagram e Facebook, por exemplo, a partir da segmentação aprimorada e com a especialidade de avaliação da Serasa Experian.
Ela assegura ainda uma combinação, com base em um completo banco de informações, que traz para a sua marca um direcionamento conforme as principais características de cada lead, viabilizando uma personalização e automação dessas entregas.
E como garantir um bom fluxo de nutrição de leads?
Para que você tenha certeza de que sua estratégia está tendo um bom desempenho, estabeleça um acompanhamento e renovação constante dos conteúdos ofertados, atentando-se ainda para não transformar esse vínculo em um contato excessivo e invasivo por parte da sua marca.
Esteja aberto a aperfeiçoamentos e até mesmo ao recolhimento de sugestões e indicações por parte dos seus usuários, investindo na automatização dos seus processos e poupando tempo e esforços necessários para manter o planejamento. Como resultado, você terá um público qualificado e pronto para percorrer, de maneira otimizada, o funil de vendas da sua organização.
E então, o que achou de conhecer um pouco mais sobre a nutrição de leads? Pronto para implementá-la? Não deixe de acompanhar o blog da Serasa Experian e até a próxima!