Os fornecedores são um componente crucial na cadeia produtiva de qualquer empresa, independentemente do setor ou porte. Eles são responsáveis por garantir os insumos, matérias-primas, serviços e equipamentos necessários para que a empresa possa produzir ou distribuir seus bens ou serviços.

Isso sempre esteve muito claro para uma indústria de alimentos em conserva. Ela sabe que depende de uma grande diversidade de fornecedores, desde produtores de azeitonas, cogumelos, palmitos, pimentas, atum e outros alimentos, até fabricantes de embalagens para cada produto, conservantes e parceiros de logística para escoar sua produção.

O que ainda não estava claro era como atuar de forma proativa na gestão desses fornecedores para minimizar impactos por conta de problemas financeiros com algum deles.

 

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Essa ação precisou ser acelerada quando seu fornecedor de conservantes começou a atrasar algumas entregas em empresas do seu segmento. Alerta ligado, afinal, ela poderia ser a próxima empresa a ficar desabastecida.

O estoque ainda supria algumas semanas, mas em breve, a operação poderia ser paralisada. Caso isso acontecesse, além de impacto no faturamento, a indústria teria que renegociar com fornecedores de alimentos perecíveis, embalagens e transportes, gerando uma grande bola de neve, podendo levar até a falta do produto nas prateleiras, com perda de credibilidade junto aos atacadistas e supermercados.

A necessidade de substituir o fornecedor de conservantes era urgente.

Entendendo o valor da gestão de carteira

A indústria alimentícia não fazia a gestão de risco de seus fornecedores. E, recentemente, havia centralizado ainda mais as compras em fornecedores únicos para otimizar os processos de renovação e pagamento. No entanto, não foi feita uma avaliação criteriosa da saúde financeira deles.

Agora, ela precisava correr atrás do prejuízo e começou a pesquisar por outros fornecedores e buscar por referências junto a concorrentes com quem tinha bom relacionamento.

Nesse momento, o gerente de compras percebeu o risco que estavam correndo, não apenas com aquele fornecedor, mas também com os demais.

Os resultados começaram a aparecer

A situação foi amenizada quando compras solicitou ajuda para o time de crédito a fim de proceder com a análise dos demais fornecedores e buscar a automação de sua gestão de risco. Avaliaram diversas soluções do mercado e encontraram uma opção de monitoramento de fornecedores que envia alertas em tempo real toda vez que há uma mudança no perfil de risco, evitando ser pego de surpresa e sofrer impactos no negócio.

Outra vantagem oferecida e determinante na escolha foi a flexibilidade para criar suas próprias regras de alertas das alterações do perfil de risco das empresas monitoradas. A solução combinava tipo de informação, quantidade, valores e frequência, permitindo parametrizar os critérios de acordo com a necessidade do negócio. Em paralelo, encontraram um novo fornecedor para conservantes.

Resultados do monitoramento e o envio de alertas

A indústria passou a fazer a gestão de todos seus fornecedores estratégicos, inclusive o de conservas, monitorando anotações de inadimplência, dados cadastrais e societárias, além de definir os alertas relevantes conforme as suas políticas, recebendo notificações de alteração de risco em tempo real.

Com essa nova forma de fazer a gestão de fornecedores, a empresa conseguiu identificar fornecedores que poderiam afetar o negócio e ganhou uma visão ampla para:

  • Substituir fornecedores mais frágeis por mais robustos, impedindo a paralisação da produção;
  • Pulverizar compras, priorizando os parceiros com melhor saúde financeira;
  • Desenvolver novos fornecedores para não ficar restrito a uma opção, que aumenta a vulnerabilidade ao desabastecimento;
  • Negociar melhores condições de compra com os fornecedores que apresentam maior capacidade de produção e entrega;
  • Auxiliar na recuperação de fornecedores estratégicos e que estão passando por momentos de dificuldades.

Com a parametrização dos alertas, a indústria passou a acompanhar a evolução do risco de crédito desses fornecedores e conseguiu tomar decisões estratégicas para o seu negócio.

O que a operação ganhou

A indústria colocou em prática a gestão de fornecedores proativa e inteligente que buscou em um momento de crise.

Com os disparos automáticos, ganhou agilidade na tomada de decisão diante da possibilidade de um fornecedor vir a ter sua saúde financeira comprometida e automatizou todo o processo.

A indústria manteve a sua rede de parceiros ativa e melhorou seus resultados:

Produtividade: a automação reduziu o tempo e eliminou a necessidade de coleta de informações em diversas fontes, com a confiança de trabalhar com dados sempre atualizados.

Agilidade: o recebimento de alertas em tempo real garantiu rapidez na tomada de decisão antes de sofrer qualquer impacto em sua produção ou distribuição.

Reputação: os alertas gerados permitiram que a indústria se antecipasse problemas que impactassem a entrega de mercadorias aos seus compradores ou arranhassem sua imagem.

Padronização: a aplicação de critérios claros trouxe consistência e eficiência ao processo de monitoramento, simplificando a gestão de risco de crédito.

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Se você possui uma empresa de qualquer segmento, tem fornecedores. Para ajudar seu negócio a fazer uma gestão de risco altamente eficiente, a Serasa Experian tem a solução ideal.

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Você define quais alertas são relevantes para o seu negócio e que atendem a necessidade da sua política de crédito. O Monitoramento de Clientes e Fornecedores oferece alta flexibilidade para configurar o tipo de informação que será monitorada e, quando decidir mudar o que será verificado, tem autonomia para alterar os parâmetros a qualquer momento. Além disso, sua interface é intuitiva e muito amigável.

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