Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,7%

Variação mensal -1,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,6%

Variação mensal -3,5%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.321,18

Pontualidade do pagamento 77,7%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,83

Pontualidade do pagamento 93,9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 5,79

No mês (em milhões) 1,22

Empresas | Inadimplência

- 0.0%

No mês (em milhões) 7,8

MPEs | Inadimplência

- 0.0

No mês (em milhões) 7,4

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 47,9%

No mês (em milhões) 78,2

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,6%

Variação mensal 0,3%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,7%

Variação mensal -1,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,6%

Variação mensal -3,5%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.321,18

Pontualidade do pagamento 77,7%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,83

Pontualidade do pagamento 93,9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 5,79

No mês (em milhões) 1,22

Empresas | Inadimplência

- 0.0%

No mês (em milhões) 7,8

MPEs | Inadimplência

- 0.0

No mês (em milhões) 7,4

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 47,9%

No mês (em milhões) 78,2

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,6%

Variação mensal 0,3%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Gestão de clientes e fornecedores

Como monitoramento de clientes ajuda na gestão de crédito e cobrança da sua empresa

Veja como fazer gestão de clientes e fornecedores através de monitoramento, seja para se prevenir ou rentabilizar sua carteira! Saiba mais!

Como monitoramento de clientes ajuda na gestão de crédito e cobrança da sua empresa

Se sua empresa concede crédito para pessoas físicas ou empresas, é fundamental monitorar o perfil de risco dessas pessoas com um controle próximo e atento. Afinal, decisões precipitadas ou feitas sem o devido estudo podem causar grandes prejuízos financeiros para o negócio. Tendo isso em mente, torna-se fundamental adotar práticas benéficas para a saúde financeira das organizações, como o monitoramento de clientes e fornecedores. Essa técnica é aplicada na gestão de carteira de empresas de diferentes portes, sendo muito importante para a redução de riscos. Que tal entender mais sobre a gestão de crédito e a cobrança na sua carteira de clientes? Continue a leitura e confira o material que preparamos sobre o assunto!

O que é a gestão de crédito e cobrança?

A gestão de crédito e cobrança engloba uma variedade de técnicas e estratégias destinadas a assegurar que o cliente possa honrar suas responsabilidades financeiras, incluindo o pagamento de empréstimos. Em outras palavras, seu propósito é avaliar o risco associado à concessão de crédito a clientes, tanto pessoas físicas quanto jurídicas. A verdade é que a inadimplência é muito comum no Brasil, afinal, segundo o Boletim Econômico da Serasa Experian, em dezembro de 2023, o país possuía 71,1 milhões de consumidores inadimplentes. Além disso, em novembro do mesmo ano, houve um aumento de 11,9% na quantidade de empresas que buscaram crédito em comparação com 2022. Por mais surpreendente que pareça, esse número apenas aumenta. Em janeiro de 2024 a quantidade de consumidores inadimplentes alcançou a marca de 72,1 milhões. Nas empresas, o mesmo acontece, visto que a inadimplência subiu de 6,6 milhões em dezembro de 2023 para 6,7 milhões em janeiro de 2024. Com esses dados, é possível perceber como a concessão de crédito é uma prática comum, mas que ainda existem consumidores que apresentam riscos de inadimplência para as organizações. Dessa forma, é extremamente necessário realizar a gestão de crédito e cobrança e o gerenciamento de riscos para reduzir esse número e garantir a sustentabilidade financeira do negócio.

Qual é a importância da gestão de carteira para as empresas?

eficiente e assertiva, garantindo que os investimentos sejam direcionados para pessoas com riscos menores. A gestão de carteira também proporciona pontos muito positivos, como a oportunidade de empresas se anteciparem e mitigarem riscos, bem como prever novas oportunidades de negócio. Ela também auxilia as empresas na diversificação de seus investimentos, reduzindo riscos específicos e fortalecendo a capacidade de adaptação às oscilações do mercado. Outro aspecto importante é a otimização do capital de giro e a maximização do valor para os acionistas. Uma gestão eficaz da carteira pode contribuir para a melhoria do desempenho financeiro da empresa, aumentando sua competitividade e sua capacidade de inovação. Você sabia que temos em média 6,6 milhões de empresas negativadas? Será que se o seu negócio concedesse crédito hoje para uma empresa sem restrições negativas, será que ela continuaria pagando em dia pelos próximos 6 meses? A Serasa Experian te explica mais sobre esse assunto em um estudo inédito. Acessse o Boletim Econômico de Fevereiro/24 e confira!

Como fazer a gestão de crédito e cobrança com assertividade?

Agora que você compreendeu a importância da gestão de carteira e a relevância do controle durante a concessão de crédito e cobrança, está pronto para aplicar as melhores técnicas e estratégias na sua empresa e garantir bons resultados. Continue sua leitura e confira:

Crie uma política de crédito

O primeiro passo para uma concessão de sucesso é estabelecer uma política de crédito clara, objetiva e assertiva. De maneira geral, ela deve considerar os objetivos da sua organização e o perfil de risco dos seus consumidores. Por exemplo, se sua empresa possui como objetivo um aumento na concessão de crédito para alcançar mais pessoas, sem se importar em aumentar o risco de inadimplência, a política dela deve levar esse fato em consideração e determinar regras mais amplas e maleáveis. Assim, você conseguiria atingir seus objetivos e alcançar mais pessoas. Além disso, é muito importante ressaltar a relevância dos dados nesse processo. Você deve buscar informações atualizadas sobre seus solicitantes para compreender o perfil de risco deles e quais são suas oportunidades. Assim, sua política de crédito se tornará ainda mais relevante.

Desenvolva uma comunicação assertiva

Por último, e não menos importante, desenvolva uma comunicação assertiva e clara com seus consumidores. Essa etapa é essencial para garantir um bom relacionamento com os clientes, mantendo o respeito e a objetividade das suas ações, além de conduzir uma operação de crédito de maneira segura. Dessa forma, sua gestão de crédito e cobrança se tornará mais leve e eficaz, pois independentemente da situação, sua relação com os consumidores não será tão abalada.

Realize o monitoramento de clientes

O monitoramento de clientes na gestão de carteira é essencial para as empresas entenderem seus consumidores e levarem em conta seus perfis ao implementar medidas preventivas contra a inadimplência e se antecipar às oportunidades de mercado, tais como iniciativas de pré-cobrança e renegociação de prazos. Vale ressaltar que o monitoramento de clientes está relacionado com a captura e a análise de dados regulares para compreender as informações de seus comportamentos financeiros. Assim, é possível ter mais previsibilidade e entender quando é necessário realizar mudanças na gestão de crédito e de cobrança. A boa notícia é que existem ferramentas de alta qualidade no mercado que facilitam esse processo e garantem mais autonomia para as empresas acompanharem o comportamento de seus consumidores, além de potencializar negócios e reduzir riscos.

Conheça o Monitoramento de Clientes da Serasa Experian!

Se você está buscando uma solução de qualidade para a sua gestão de carteira, então, conheça o Monitoramento de Clientes e Fornecedores da Serasa Experian! Nossa ferramenta é atualizada e pode proporcionar diversos insights relevantes para o seu negócio durante o processo de gestão de crédito e cobrança. Por exemplo, a solução emite alertas em tempo real relacionados a alterações no perfil de risco de seus clientes CNPJs. Assim, torna-se mais fácil entender quem aumentou ou diminuiu o risco, além de dados sobre a saúde financeira de parceiros comerciais e fornecedores. Com isso, você realiza revisão de crédito, repescagem de clientes com empréstimos negados, revisão de prazos e mais. Podendo ajustar os valores antecipadamente e reduzir as chances de inadimplência. Conheça nossa ferramenta e otimize sua gestão de carteira! Interessante, não é? O monitoramento de clientes é uma forma muito eficaz de manter a saúde da sua empresa e garantir uma gestão de carteira eficaz. Apesar disso, é válido ressaltar que você deve tomar os devidos cuidados e aplicar as estratégias corretas para tornar esse processo mais efetivo. Para isso, conte com a Serasa Experian! Até a próxima.

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