As empresas investem cada vez mais na transformação digital e é importante que priorizem também soluções que atendam à área de negócios para reduzir significativamente a dependência da equipe de tecnologia da informação (TI). Com isso, há diminuição de custos e ganho de agilidade no processo de análise de crédito.

Empresas que não possuem um motor de decisão para concessão de crédito podem gerar uma demanda grande para suas áreas de TI para que desenvolvam um sistema que possa automatizar a tomada de decisão e trabalhar com fontes de dados internas e externas.

Existem no mercado diversos tipos de motores de decisão, desde softwares prontos para uso a ferramentas customizáveis de acordo com a necessidade da empresa.

Autonomia com a utilização de motor de decisão de crédito

Com um motor de decisão de crédito, a gestão pode ser feita somente pelo usuário de negócios, reduzindo a necessidade de realizações de processos complexos pela equipe de TI.

É possível fazer a gestão estratégica de crédito garantindo a automatização de processos e a flexibilização da estratégia das políticas quando necessário, reduzindo assim o atrito com o usuário final e mitigando riscos para a empresa. Grande parte das ferramentas de mercado também possui relatórios de monitoramento para garantir o acompanhamento e histórico de todo o processo de decisão e concessão de crédito.

Combine dados com Inteligência Analítica para decisões mais precisas

Um motor de crédito é capaz de integrar diversas fontes, combinando dados de mercado e internos que são utilizados para a melhor tomada de decisão.

Para as empresas que já trabalham com modelos estatísticos próprios é possível fazer a integração deles com a ferramenta dentro da estratégia de crédito.

Padrões de governança e conformidade com a política da empresa

Há rastreabilidade do ambiente de decisão armazenando todo o histórico de alterações realizadas pela área de negócio, por exemplo. A solução também oferece respaldo de governança para garantir que o ambiente esteja em linha com a política da empresa.

Otimize custos de infraestrutura

Alguns players de mercado oferecem a solução com uma arquitetura cloud native, ou seja, que já foi concebida no conceito de nuvem, o que acaba otimizando o trabalho da equipe de TI.

A adoção de um motor de decisão de crédito com essa tecnologia elimina custos de instalação e de alocação de máquinas em servidores, além de fácil integração com sistemas.

Upgrade e escalabilidade

Outro benefício relacionado à arquitetura cloud native é que há redução de tarefas de gerenciamento e manutenção de sistemas, pois as atualizações sistêmicas e tecnológicas da própria solução vão sendo incorporadas de forma recorrente e automática. Além disso, com a solução na nuvem é possível expandir o seu portfólio e aumentar a volumetria das decisões de crédito de maneira automática. Em um modelo tradicional, a equipe de TI ficaria responsável por fazer as evoluções e investimentos tecnológicos para cobrir essa expansão.

Os motores de decisão de crédito da Serasa Experian trabalham todo o ecossistema de decisão em um ambiente cloud native. Eles têm o objetivo de resolver os maiores desafios das empresas por meio da combinação dos dados do cliente com a nossa base de dados, o que torna o processo de concessão de crédito mais eficiente, com custos reduzidos e diminuição do risco de crédito das operações. Saiba mais!