Independentemente do ramo de atuação, é natural que as empresas passem por diversas etapas de maturidade até estabelecerem o crescimento contínuo do negócio e alcançarem o sucesso.

De acordo com o gerente de soluções da Serasa Experian, Maurício de Andrade Filho, a automação de processos é demasiadamente importante para os negócios que estão ganhando escala ou que estão em crescimento, principalmente para aqueles que trabalham com análise e concessão de crédito.

Afinal, essa é uma forma de acelerar esse desenvolvimento de modo positivo e tomar decisões mais sustentáveis, inteligentes e ágeis. Se a sua empresa está nesse momento ou se está considerando automatizar seus processos de análise e concessão de crédito, este conteúdo foi escrito especialmente para você. Continue a leitura e veja!

O que é a automação de processos?

A automação de processos ocorre quando uma empresa adere às novas tecnologias de interação de dados e sistemas para automatizar tarefas repetitivas e demandas que antes eram desenvolvidas manualmente. Assim, os colaboradores podem direcionar seus esforços para áreas que precisam de mais atenção, como a personalização dos atendimentos para rentabilizar os clientes.

Sua implementação pode ser feita por meio de dispositivos e softwares inteligentes que têm alta capacidade de aprimorar o trabalho humano, mas nunca substituí-lo. Além disso, é utilizada em inúmeros setores, como o gerenciamento de projetos, CRM, finanças, recursos humanos, vendas, gestão de riscos e marketing.

Dessa forma, a automação de processos tem como principal objetivo o aumento da produtividade, da eficiência e da qualidade da prestação de serviços, da gestão interna e das análises de risco na gestão de crédito. Ao mesmo tempo, diminui exponencialmente os riscos de erros humanos e reduz os custos com ferramentas desatualizadas e já impotentes se comparadas às mudanças do mercado.

Qual a importância da automação de processos na concessão de crédito?

Nos últimos anos, temos percebido que a necessidade de adaptação à tecnologia na vida dos consumidores e das empresas, fornecedoras e seus parceiros comerciais é cada vez mais amplificada. Atualmente, não há mais como falar de consumismo, lucratividade e gestão empresarial sem levar em conta a automatização de processos.

Seja para melhorar a experiência de compra dos consumidores ou para desenvolver as organizações lucrativas, as tecnologias modernas são sinônimos de avanços rentáveis, reconhecimento no mercado de crédito, otimização de tempo, aumento de lucratividade, redução de riscos e ganho de poder competitivo em um mercado cada vez mais instável.

Sem contar a capacidade que a automação de processos dá aos profissionais. Afinal, ela ajuda a otimizar o tempo de trabalho para organizar novas estratégias de expansão e rentabilização da carteira de clientes baseadas na coleta e nas análise de dados obtidas, a evitar erros de operação e até a alcançar uma diminuição significativa de custos desnecessários.

Confira a seguir, de forma sintetizada, as características que tornam a automação de processos cada vez mais importante e essencial dentro de uma empresa:

Otimização do tempo de realização de tarefas

A automação pode facilmente elaborar relatórios de vendas e de produtividade em determinados períodos, além de fornecer, por exemplo, análises de segmentação de público-alvo e perfis de risco para os negócios.

Aumento da produtividade

O tempo que seria gasto para desenvolver todos esses processos é direcionado para demandas que exigem atenção e subjetividade humana, como o contato com os consumidores. Afinal, sabemos que todos os clientes gostam de ser atendidos de forma personalizada e não por um robô, não é mesmo?

Padronização dos processos

Quando os processos rotineiros passam a ser automatizados com o auxílio de softwares e de ferramentas inteligentes, erros como a divergência de informações causadas por um mesmo trabalho ser executado por colaboradores diferentes são mitigados.

Diminuição das chances de erros

Além do citado acima, também podemos pensar na diminuição de chances de erros em outras tarefas repetitivas, como análise de dados, digitação e envio de informações em massa.

Redução de custos

Ao contar com a automação de processos, a necessidade de vários profissionais para exercerem uma mesma função é reduzida drasticamente, sem contar a diminuição do tempo de produção e direcionamento desses colaboradores para áreas mais necessitadas da empresa.

Competitividade

Também podemos perceber que, quanto mais processos uma companhia desenvolve em menos tempo, mais competitiva ela se torna. Afinal, podem ser adquiridas vantagens como a entrega de produtos em prazos reduzidos, solução de problemas de forma personalizada, atendimento otimizado e muito mais.

Benefícios da automatização da análise para concessão de crédito

Um dos principais benefícios para as empresas é a automatização de todo o ciclo de análise e concessão de crédito. Com o acesso a diversas fontes de dados, é possível ter uma visão completa sobre qual é o cenário financeiro de cada cliente.

Assim, sua empresa consegue ter informações adicionais para tomar a melhor decisão em cada caso, garantindo uma análise personalizada, segura e rápida, com uma experiência personalizada para cada cliente da sua carteira. O uso de plataformas de automatização de concessão de crédito também permite que a organização tenha clareza do que está acontecendo interna e externamente.

De acordo com Maurício, “Ter controle é algo extremamente importante para os gestores e analistas. Saber do ponto de vista de gestão de risco, como o negócio está fluindo e quais informações estão sendo utilizadas é vital para a saúde financeira da empresa. Com a automatização, você sai de uma decisão pautada no julgamento humano e passa a contar com uma padronização baseada em uma política de crédito criada exclusivamente de acordo com as necessidades do negócio”.

1. Eficiência nas operações

A automação de processos está ligada à ideia de usar a tecnologia para otimizar e padronizar tarefas dentro de uma empresa. Com isso, é possível reduzir a incidência de erros que podem afastar os clientes, um retrabalho se comparado a um cenário no qual atividades são feitas manualmente.

Consequentemente, equipes conseguem fazer mais em menos tempo — e utilizando menos recursos —, elevando a produtividade, o desempenho e, assim, capturando as melhores oportunidades de negócios.

Além disso, a automação reduz o risco e controla a inadimplência. Sobre controle e redução de risco Maurício explica que, com esse recurso, você “[...] controla que tipo de operação, venda de um cliente ou contratação de fornecedor você está trazendo para o seu negócio. Entende para quem está vendendo e se ele consegue pagar ou não”.

2. Segurança de dados internos e de clientes

Com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e a definição de dados pessoais, as empresas precisam informar ao consumidor quais informações possuem sobre ele e como irão trabalhá-las. Com uma solução de automatização de análise para concessão de crédito, será possível ter acesso a esses dados e estar em compliance e de acordo com as legislações vigentes.

3. Impactos positivos na experiência do cliente

Para o consumidor final, a experiência de concessão de crédito é muito melhor quando o processo é automatizado. “A empresa consegue ter acesso a fontes de dados que podem melhorar essa experiência, por exemplo, tendo menos passos de coleta de informação, respostas rápidas ao cliente com o direcionamento para decisões automáticas, como: aprovadas, reprovadas ou para análise mais profundas”, complementa Maurício.

Com a automação de processos de crédito, o procedimento se torna também muito mais simples e rápido. Sua empresa consegue gerar uma experiência personalizada e mais adequada à realidade de cada cliente, como a redução da quantidade de documentos anexados. Assim a análise, por parte do operador, se torna mais eficiente, tendo o auxílio de uma plataforma que já traduz as informações necessárias para conceder ou não o crédito.

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Implementar a tecnologia nas análises de crédito e nas demais rotinas organizacionais é essencial para garantir desenvolvimento, reconhecimento e mitigação de riscos, afinal, nunca se sabe como as empresas estão. Por isso, encontrar um parceiro que forneça essas informações de forma assertiva é importante para decidir o melhor momento para conceder crédito.

Pensando em otimizar toda a jornada da automação de processos, nós, da Serasa Experian — primeira e maior Datatech do Brasil — apresentamos o Serasa Recomenda. Trata-se de uma ferramenta que combina nosso big data com a expertise de colaboradores especialistas para consultar CPFs e CNPJs, assim, relatórios personalizados com limites de crédito são sugeridos.

Para negociações ainda mais transparentes, você consegue observar o histórico de pagamentos dos últimos 3 meses do cliente e, então, obter informações relevantes para tomar a decisão mais coerente quanto à disponibilização do crédito financiador, ampliar seus resultados e vender com muito mais segurança e performance.

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