É necessário que as empresas que trabalham com concessão de crédito construam um processo de análise robusto e preciso, que torne a avaliação mais eficiente e padronizada a partir das melhores práticas de mercado. Como fazer isso?

Neste texto, reunimos informações de grande utilidade para empresas de diferentes portes e segmentos que trabalham com análise de crédito. O material foi elaborado a partir de conteúdos que contaram com a colaboração de consultores da Serasa Experian.

1- Automatização da análise de crédito

A automatização da análise de crédito ocorre com a implementação de uma solução para a tomada de decisão na qual é possível gerenciar cada aspecto do processo em um único lugar. As melhores opções também se integram a sistemas ou aplicativos que o credor já possui para concessão de crédito e combinam dados internos e externos. No mercado, é possível encontrar soluções hosteadas, on premises ou na nuvem.

Geralmente, há flexibilidade e autonomia para parametrizar políticas de crédito e regras de negócios. Existem ferramentas nas quais os próprios clientes conseguem fazer essa configuração, mas há outras em que o fornecedor é quem fica responsável por isso. Entenda o que é uma análise de crédito automatizada.

2- Necessidade de automatização

Para uma análise de crédito manual, normalmente são solicitadas diversas informações ao cliente, mas nem sempre elas são utilizadas na avaliação. Isso acaba demandando tempo tanto das empresas que pedem os documentos quanto dos clientes que precisam enviá-los.

Muitas informações requeridas na análise manual acabam sendo só para fins de registro e existem algumas, inclusive, que não são importantes ou confiáveis para a avaliação de concessão de crédito. Se a empresa tem um motor de decisão, são necessários apenas dados relevantes para fazer uma boa avaliação. Conheça outros pontos que indicam que sua empresa precisa automatizar a análise de crédito.

3- Política de Crédito

Toda política de crédito deve ser acompanhada por relatórios gerenciais de crédito. Normalmente, os documentos são gerados mensalmente, então há uma visão de como as decisões estão sendo tomadas a partir da política de crédito para fazer o monitoramento desses indicadores, que são como um “termômetro”.

Os relatórios vão apontar se a empresa está atingindo a meta ou se está apresentando uma tendência de mudança dos patamares que necessitará da revisão da política para manter o nível esperado de taxa de aprovação e de inadimplência. Veja tudo o que você precisa saber sobre política de crédito.

4- Pré-qualificação de crédito

Se trata de uma alternativa que possibilita que empresas trabalhem com um volume alto de consultas online e em tempo real sem onerar seus custos. A pré-qualificação de crédito ajuda empresas avaliarem rapidamente quais clientes possuem maior potencial para seus produtos e quais podem oferecer risco de inadimplência.

É um processo de decisão automatizada no qual é realizado um filtro inicial dos clientes, utilizando-se de uma combinação de fonte de dados. Com isso, são identificados quais clientes atingem os critérios mínimos de elegibilidade estabelecidos pela empresa por meio da parametrização de regras. Desta forma, só são enviados para a etapa de análise mais aprofundada os clientes que se enquadram nas políticas de crédito da empresa. Saiba como implementar a pré-qualificação de crédito na sua empresa.

5- Empréstimos B2B: Score de Crédito

Ao utilizar o score de crédito da empresa é possível dar mais inteligência aos cadastros restritivos de crédito. É por meio do score de crédito que se entenderá qual a melhor linha para o cliente, sem comprometer o fluxo de caixa.

O mercado só avalia os cadastros restritivos de crédito ativos, mas o score de crédito é um recurso tecnológico que capta diversas informações, tanto atuais quanto históricas, que em conjunto chegam a uma conclusão de risco com um horizonte de tempo. Isso é o que subsidia a construção de uma linha de crédito com o cliente.

Conheça mais 5 etapas importantes para um processo mais eficiente de concessão de crédito.

6- Autonomia da área de crédito

É importante que as empresas priorizem soluções que atendam à área de negócios para reduzir significativamente a dependência da equipe de tecnologia da informação (TI). Com isso, há diminuição de custos e ganho de agilidade no processo de análise de crédito.

Empresas que não possuem um motor de decisão para concessão de crédito podem gerar uma demanda grande para suas áreas de TI para que desenvolvam um sistema que possa automatizar a tomada de decisão e trabalhar com fontes de dados internas e externas. Saiba como aumentar a autonomia da área de crédito diminuindo a dependência da equipe de TI.

 

7- Tomada de decisão de risco de crédito

O “Relatório Global de Tomada de Decisão 2021: A nova era na tomada de decisão de risco de crédito” mostrou que 14% dos consumidores entrevistados com idades entre 60 e 69 anos solicitaram um novo empréstimo ou cartão online. A pesquisa, realizada pela Experian, também apontou que 1 a cada 3 consumidores ainda permanecia preocupado com suas finanças.

O material ainda abordou quais impactos financeiros da pandemia de Covid-19 nos empréstimos, indicou o que as empresas devem considerar ao avaliar as soluções de tomada de decisão e apresentou uma análise das principais tendências de mercado. Leia outros insights importantes sobre o Relatório Global de Tomada de Decisão 2021.