Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8.3%

Variação mensal 11.0%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7.4%

Variação mensal 7.3%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39.8%

Percentual no mês 38.7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56.7%

Percentual no mês 57.2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 1321.18

Pontualidade do pagamento 77.7%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 406.18

Pontualidade do pagamento 83.6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 406.18

Pontualidade do pagamento 83.6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 268.83

Pontualidade do pagamento 93.9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhares) 3.47

No mês (em milhares) 1.11

Empresas | Inadimplência

Percentual das empresas ativas 32.8%

No mês (em milhões) 7.7

MPEs | Inadimplência

- 0.0

No mês (em milhões) 7.3

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 47.8%

No mês (em milhões) 77.9

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4.8%

Variação mensal -0.8%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236.0

No mês 61.0

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638.0

No mês 167.0

Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8.3%

Variação mensal 11.0%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7.4%

Variação mensal 7.3%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39.8%

Percentual no mês 38.7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56.7%

Percentual no mês 57.2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 1321.18

Pontualidade do pagamento 77.7%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 406.18

Pontualidade do pagamento 83.6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 406.18

Pontualidade do pagamento 83.6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 268.83

Pontualidade do pagamento 93.9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhares) 3.47

No mês (em milhares) 1.11

Empresas | Inadimplência

Percentual das empresas ativas 32.8%

No mês (em milhões) 7.7

MPEs | Inadimplência

- 0.0

No mês (em milhões) 7.3

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 47.8%

No mês (em milhões) 77.9

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4.8%

Variação mensal -0.8%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236.0

No mês 61.0

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638.0

No mês 167.0

Marketing

Marketing de Permissão: o que é, exemplos e vantagens

Acesse e entenda sobre o que é e como utilizar o marketing de permissão como uma estratégia para captar clientes com real interesse no seu negócio.

Marketing de Permissão: o que é, exemplos e vantagens

Ter um bom relacionamento com o cliente é algo que todos os negócios buscam. Mas nem sempre conseguimos atingir o nosso público-alvo da maneira correta. Seja por não se comunicar com a persona certa ou utilizar uma abordagem errada ou invasiva.

O marketing de permissão vem exatamente para isso, trazendo a condição ao cliente de enviar algo para ele e esperar sua resposta. Assim, você começa a criar um vínculo apenas se o mesmo permitir. Com isso, a confiança e a satisfação dele com a marca se tornam muito melhores desde o começo. Ficou interessado e quer entender mais sobre essa estratégia? Continue com a Serasa Experian e leia sobre. Boa leitura!

O que é o marketing de permissão?

O bom de explicar o que é marketing de permissão é que só o nome já traz parte da resposta: ações de comunicação utilizadas com os clientes somente após o consentimento deles. Isso parece algo natural, mas nem todas as empresas pedem essa permissão, e muitas vezes acabam se esquecendo disso quando chega a hora de bater as metas. Para algumas marcas, o conceito provavelmente foi assustador no começo, mas o foco desse modelo é justamente a otimização de resultados, já que aumenta as chances de fazer campanhas ou enviar conteúdo diretamente para as pessoas que terão a maior chance de se envolver com a marca. Por exemplo, vivenciamos o marketing de permissão muitas vezes sem notar: quando uma pessoa curte um perfil no Instagram, ela está abrindo sua timeline às publicações que a marca fará no futuro — o mesmo funciona para o Twitter e Facebook; assinar uma newsletter é outro modelo de consentimento para receber comunicações por e-mail.

Como ele surgiu?

Esse modelo de marketing foi descrito pelo autor e especialista Seth Godin, em 1999, no livro Permission Marketing: Turning Strangers into Friends, and Friends into Customers. Foi uma verdadeira revolução na época, já que o poder mudava para o consumidor: ele podia decidir se receberia ou não informações das empresas. Godin afirma que é por meio desse modelo que a empresa ganha o privilégio de interagir com seus consumidores, afinal, ela conquistou a atenção deles.

O marketing de permissão é aplicado em todas as mídias?

O marketing de permissão não é um modelo aplicável para qualquer meio, apenas àqueles de uso mais pessoal, individualizado, como SMS, e-mails, webchats, aplicativos de mensagens, ligações e outras redes sociais. Ou seja, não teremos anúncios em massa como os feitos em TVs, sites, jornais e revistas nos quais somos bombardeados por propagandas que nem sempre nos interessam.

Quais são as vantagens do marketing de permissão?

Com o marketing de permissão, é possível ter vários ganhos quando entrar em contato com um cliente. Assim, você pode garantir os seguintes benefícios para o seu empreendimento:

  • Maior credibilidade;
  • Redução de gasto de tempo;
  • Maior economia financeira;
  • Maiores chances de conversão;
  • Maior satisfação do cliente.

Nesse sentido, ao utilizar essa estratégia, você estará captando clientes com real interesse sobre o seu negócio e suas chances de realizar uma conversão aumentam consideravelmente. Além disso, ao pedir permissão para falar/enviar materiais para a pessoa, a satisfação em relação à individualidade e escolhas dela também será impactada, visto que ela se sentirá no poder de escolha.

Como fazer o marketing de permissão?

Para fazer o marketing de permissão, é indispensável que se tenham dois fatores muito bem feitos para atrair e garantir uma prospecção assertiva. Confira:

Conheça o seu público-alvo

A parte de conhecer o público-alvo é crucial para qualquer negócio, e com o marketing de permissão não seria diferente. Afinal, sem conhecê-los, o empreendimento não consegue tomar decisões e, consequentemente, não atingirá a persona ideal. Isso fará com que se gaste mais energia, e dinheiro, nas campanhas e não se tenha o retorno que se esperava. Para isso, o processo de compreensão sobre o público também deve ser considerado ao fazer a estratégia de permissão. Visto isso, você pode utilizar algumas soluções para conhecer o seu público, como o Mosaic, uma ferramenta para encontrar a sua segmentação. Com essa ajuda, é possível tirar vários insights a respeito, como comportamento, perfil, idade, região, ticket médio e muito mais.

Crie conteúdos de qualidade e relevantes

Este tipo de estratégia trabalha lado a lado com o marketing de conteúdo, visto que ao oferecer posts, vídeos, e-books que agregam valor a quem os consome, a empresa começa o processo de estreitar o relacionamento com possíveis clientes. Dentro dessa técnica, são inseridos formulários para que eles possam solicitar newsletter ou promoções, conseguindo, assim, a permissão para enviar outras informações e conteúdos mais aprofundados. A equação funciona da seguinte forma: a marca oferece conhecimento relevante para a pessoa, com conteúdos completos e materiais ricos, e, em troca, ela concede mais espaço e proximidade para a empresa tentar promover seus serviços e produtos.

Exemplos de marketing de permissão

Os principais exemplos de marketing de permissão são bem claros e conhecidos. Os canais que você pode utilizar para essa estratégia são:

  • E-mail marketing;
  • SMS marketing;
  • Chatbot marketing;
  • Notificações pela Web Push.

Como lidar com o cliente de acordo com o marketing de permissão?

Para lidar com os clientes por meio do marketing de permissão, há alguns fatores que devem ser considerados. Ou seja, entender o que pode ou não realizar ao fazer uma abordagem com a pessoa. Entenda mais:

1. Explique o objetivo do formulário

Toda vez que você pedir uma informação de um cliente — como dados de contato (e-mail, telefone) —, informe o que ele receberá por isso. Se o seu formulário é para assinar uma newsletter, detalhe que tipo de conteúdo virá nela e a frequência com que ela será enviada. Se a pessoa foi levada a uma página para baixar um e-book, dê uma prévia do conteúdo que virá nele e como o livro digital será enviado — será um download automático ou ele chegará por e-mail?

2. Forneça uma forma clara para a pessoa se descadastrar

Ofereça um meio para o opt-out, ou saída, caso a pessoa queira deixar de receber SMS, mensagens no WhatsApp ou e-mails. Afinal, por mais que ele possa se interessar pelo conteúdo, em algum momento ele pode cansar ou não fazer mais sentido ficar recebendo o material.

3. Cumpra o que a pessoa assinou

Se a sua empresa informou que enviaria uma newsletter mensal com conteúdo, tente não enviar e-mails a mais ou com outros assuntos como ofertas e promoções, por exemplo. Isso pode causar estranhamento e fazer com que a pessoa cancele a assinatura. Daí a importância de deixar claro o que você oferece em cada novo formulário.

4. Não forneça contatos de clientes a outros

Vender ou trocar dados com outros negócios pode gerar bastante dor de cabeça, já que o relacionamento criado pela pessoa foi com sua marca e não com suas parceiras. Fazer isso gera, na grande parte das vezes, descontentamento, reclamações e o fim do relacionamento do cliente com a empresa.

5. Não seja invasivo

Espere que a pessoa, por livre e espontânea vontade, opte por seu conteúdo e ofertas. Você pode criar as oportunidades para ela receber seus conteúdos e promoções e enxergar o valor e importância deles. Não fique apenas pedindo por essas inscrições sem oferecer nada em troca. Como Godin disse, você precisa conquistar esse privilégio. Se essas pessoas notarem o verdadeiro valor desse conteúdo e promoções, elas se sentirão compelidas a se cadastrar naturalmente.

6. Não peça muitas informações

Não crie formulários imensos que desestimulem a pessoa a receber suas investidas em marketing. Lembre-se de pedir dados que ajudem as suas futuras estratégias a ficarem mais afinadas com o gosto de cada cliente. Ou só peça aquelas que realmente vão fazer a diferença. Portanto, podemos notar que utilizar o marketing de permissão é se colocar no lugar do consumidor e oferecer o conteúdo que ele consentiu em receber, sempre analisando se faz sentido. Respeitando esse aval, a empresa pode ir se aproximando mais e conseguindo novos resultados. Gostou do conteúdo? Navegue mais pela Serasa Experian e leia outras estratégias de marketing para melhorar seu relacionamento com o cliente. Até a próxima!

Feedback do Artigo

Este conteúdo foi útil

Fique por Dentro das Novidades!

Inscreva-se e receba novidades sobre os assuntos que mais te interessam.

Leia também

Thubmnail BRB moderniza abertura de contas e evita até R$ 50 mi em fraudes

BRB moderniza abertura de contas e evita até R$ 50 mi em fraudes

O BRB (Banco de Brasília) ampliou de forma significativa a eficiência e a segurança na abertura de contas e evitou até 50 milhões de reais em fraudes

Thubmnail Feriado em agosto: confira as datas para criar suas estratégias de marketing!

Feriado em agosto: confira as datas para criar suas estratégias de marketing!

Agosto não tem feriados nacionais, mas guarda datas comemorativas estratégicas. Descubra como usá-las para impulsionar suas ações de marketing!

Thubmnail O que mudou com a NR-1 e por que o RH não pode esperar

O que mudou com a NR-1 e por que o RH não pode esperar

Entenda o que mudou com a NR-1, o que o adiamento das penalidades representa e por que o RH deve agir desde agora.

Thubmnail Como solicitar empréstimo consignado via Portal eConsig

Como solicitar empréstimo consignado via Portal eConsig

Aqui você encontrará os passos essenciais para fazer solicitações no Portal eConsig e saber como utilizar a plataforma de forma eficiente, garantindo uma experiência prática e segura.

Thubmnail Fique por dentro dos últimos conteúdos

Fique por dentro dos últimos conteúdos

Confira os conteúdos mais recentes da Serasa Experian e mantenha-se atualizado com temas relevantes.

Thubmnail Negociação de dívidas PME: estratégias para sair do vermelho

Negociação de dívidas PME: estratégias para sair do vermelho

Pequenas e médias empresas enfrentam desafios constantes no mercado, como dívidas inesperadas. Confira nosso conteúdo e saiba como lidar com elas!