No ramo empresarial, a busca por ferramentas de qualidade é um passo importante para ajudar os gestores a entenderem como podem auxiliar nos processos da equipe, traçando e analisando o problema e buscando identificar como resolvê-lo.

Dentre as várias ferramentas que podemos encontrar, o Diagrama de Ishikawa é uma das que contam como auxílio para encontrar e resolver problemas da instituição.

Pensando nisso, a Serasa Experian trouxe tópicos para explicar sobre o que é essa ferramenta, do que se trata, sua origem e como utilizá-lo. Para compreender melhor o assunto, continue conosco e aproveite a leitura!

O que é Diagrama de Ishikawa?

Também conhecido como Diagrama Espinha de Peixe, essa ferramenta tem como principal função auxiliar pessoas na identificação de possíveis causas para um problema (efeito). Ou seja, é um meio de analisar processos, com uma visão e perspectiva que saia do padrão.

Dessa forma, em linhas gerais, se trata de uma ferramenta para identificar o que não está funcionando e buscar formas de resolver.

Para isso, o diagrama é desenvolvido em 6 tópicos e, em cada um deles, é necessário identificar uma possível causa do problema que está acontecendo, assim, em uma dessas vertentes, a empresa conseguirá identificar a causa e buscar a solução para o efeito. Esses métodos são divididos nos "6 Ms":

  • método;
  • máquina;
  • medida;
  • meio ambiente;
  • material;
  • mão de obra.

Ilustração para construção do Diagrama:

Art Diagrama de Ishikawa

Assim, é fundamental que o diagrama seja utilizado para identificar apenas um único problema, mas que pode ter raízes em mais de um tópico.

Origem da ferramenta

A ferramenta foi criada e desenvolvida pelo engenheiro químico Kaoru Ishikawa, no ano de 1943. Seu intuito era criar um método padrão para ajudar empresas a resolverem problemas na organização, criando um método que abrangesse a todos.

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Como usar o Diagrama de Ishikawa?

Usar o diagrama é simples, basta considerar todos os 6 Ms. O processo pode ser realizado individualmente, mas tem melhores resultados quando aplicado em equipes, visto que mais pessoas estão empenhadas para resolver um problema.

Dessa maneira, o ideal é fazer um brainstorm em cada um dos "M" e anotar tudo o que for dito, não descartando nenhuma ideia e nenhum ponto de vista.

Assim, faça o mesmo processo para todos os tópicos. Com eles postos no papel, é a hora de analisar cada ponto elencado e buscar entender o motivo dessa indicação, conferindo que faz sentido e é o efeito ou não.

Quais benefícios de utilizar o Diagrama de Ishikawa?

Ele é um diagrama simples de usar, mas que traz diversos benefícios para a empresa. Confira quais são os principais pontos positivos:

  • fácil de entender;
  • rapidez para encontrar o efeito;
  • organização de ideias e foco;
  • busca por soluções rápidas;
  • prioridade nas causas encontradas;
  • melhoria dos processos;
  • busca por soluções;
  • trabalho em equipe;
  • estímulo ao pensamento criativo.

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Como construir um Diagrama de Ishikawa: os 6Ms

Agora que você já entende como funciona e quais os benefícios, entenda o que é fundamental analisar e discutir em cada um dos "M" para construir o seu Diagrama de Ishikawa. Confira:

1. Método

Nesse primeiro tópico, devem ser analisados os métodos e técnicas utilizadas no trabalho, como são elaboradas, a fim de verificar como os processos acontecem atualmente, além de ter uma visão de como os profissionais conduzem o processo.

Dessa maneira, coloque todos os processos da firma no papel e realize a discussão.

2. Medida

Na parte da medida, devemos analisar os dados obtidos ao final de cada prazo das atividades. Isso serve para identificar quando os números não estão condizentes com as metas da empresa. E, esse processo deve ser constante, ou seja, é necessário analisar todos os números de tempos em tempos.

3. Máquina

A máquina diz respeito às ferramentas utilizadas pelo time durante o processo, portanto, se faz necessário analisar cada uma para entender. Por exemplo, é a hora de verificar se uma máquina está, realmente, auxiliando no processo ou dificultando a execução do mesmo, seja por mau funcionamento, tempo de uso ou por conter um programa desatualizado.

4. Meio Ambiente

Durante esse processo deve ser analisado toda e qualquer situação que gire em torno da produção, seja interna ou externamente, conferindo o que pode estar causando o efeito. É possível existir um ambiente em que exista excesso de barulho, de chuvas, de secas, entre outros aspectos a depender do segmento do negócio.

Como em uma obra, se está em períodos de muita chuva, a construção tende a atrasar, assim, é necessário conferir em que outro ponto possam trabalhar para equilibrar o tempo.

5. Material

Nesse "M", é pertinente verificar a qualidade ofertada para o cliente, se o insumo que a empresa trabalhar é bom o suficiente para o cliente comprar mais de uma vez. Assim, repare nos itens da produção e certifique se não são eles que estão causando um efeito negativo nos negócios da companhia.

6. Mão de Obra

Esse tópico é necessário analisar como estão as pessoas da produção, verificar se as pessoas estão realizando o trabalho e como estão fazendo. Se a equipe está com mão de obra suficiente para realizar todos os processos e não estão fazendo a função de outra pessoa.

Além disso, confira se a equipe não está precisando de um curso para aprimorarem seu trabalho e adquirirem novos conhecimentos.

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Portanto, o diagrama é uma ótima ferramenta para as empresas utilizarem quando é necessário encontrar um problema, tendo uma visão mais geral por meio de um brainstorm em conjunto, analisando todos os pontos da organização.

Esperamos que tenha gostado deste conteúdo e, para entender mais sobre ferramentas de qualidade, — continue a seguir o blog da Serasa Experian. Até a próxima!