Se você é um profissional que está em busca de qualificação constante das suas aptidões e habilidades para o mercado de trabalho, saiba que a proatividade é uma das principais características buscadas hoje por recrutadores de diferentes campos de negócios.

Afinal, essa postura demonstra uma tendência de muita eficiência e comprometimento com o ambiente no qual está inserido e apresenta resultados organizacionais altamente expressivos e positivos.

Ficou interessado no tema? Então continue a leitura e saiba o que é proatividade, qual sua importância, como desenvolvê-la e mais. Confira!

O que é proatividade?

A proatividade é um traço responsável por demarcar pessoas que possuem uma visão de futuro dinâmica, ágil e comprometida. E, para isso, se mantém em alerta e sempre dispostas a aprender e aplicar esse conhecimento para superar barreiras e desafios.

Esse comportamento é visto, portanto, como uma soft skill, ou seja, como um diferencial subjetivo e de comportamento altamente visado por entrevistadores.

Afinal, essa atitude revela o quanto você pode se manter engajado, sem a necessidade de constantes estímulos e direcionamentos externos, conseguindo apresentar soluções e estratégias qualificadas e assertivas.

Exemplos de proatividade

Dentre os exemplos que representam ações de proatividade, listamos alguns dos principais a seguir. Conheça:

  • Não acumular atividades e não adiá-las: a procrastinação é vista como o completo oposto das atitudes de uma pessoa bem desenvolvida e ágil. Afinal, a proatividade o direciona para um foco constante nas obrigações e afazeres, não abrindo brechas para atrasos;
  • Programar as práticas necessárias: indivíduos proativos são amparados por uma boa conduta de formulação e estruturação de metas e objetivos essenciais para a resolução de questões e superação de falhas e impedimentos, e é essa tendência que os auxilia a conseguir finalizar esses pontos de forma eficiente e prática;
  • Saber priorizar: a proatividade requer que você saiba exatamente o que de fato deve ser feito, elencando em termos de prioridade o que mais demanda a sua atenção e foco em determinado cenário;
  • Ter uma postura autônoma: ter autonomia significa conseguir produzir e manter o sentido de responsabilidade sobre uma função ou atividade, sem a necessidade de pressões e intervenções externas.

Qual a importância de ser uma pessoa proativa?

Não é difícil imaginar o porquê de uma organização valorizar e buscar tantos colaboradores proativos, afinal, em um ambiente de constantes avanços e transformações, a velocidade dos nossos atos e ações precisa se equiparar ao próprio desenvolvimento do mercado.

Assim, pessoas proativas ganham destaque ao traçarem uma perspectiva altamente ativa e verdadeiramente capaz de produzir soluções e resultados fundamentais para o negócio.

Dentro da cultura organizacional, por exemplo, resulta em trabalhadores capazes de verem um determinado tema em uma perspectiva de longa distância, enquanto ficam atentos a aprimoramentos e ajustes necessários para a consolidação de um objetivo.

Está gostando de conhecer mais sobre o assunto? Não deixe de conferir também sobre quais são as principais habilidades para colocar em seu currículo!

Quais são as características de uma pessoa proativa?

Agora que você conhece o que é esse conceito e sua importância, veja quais são as características de personalidade e comportamento que se destacam:

  • Bom faro de oportunidade: resultando em perspectivas vantajosas para as demandas e necessidades apontadas;
  • Inconformismo bem direcionado: por te levar a entender quais situações podem ou não ser questionadas e aprimoradas;
  • Disposição para a iniciativa: aqui, você não aguarda que as outras pessoas manifestem necessidades ou concordâncias, sendo você mesmo o próprio fio condutor que o estimula a buscar ações otimizadas;
  • Atitude cooperativa: ser uma pessoa proativa não significa que não reconheça ou valorize o trabalho e construção em equipe, muito pelo contrário. Essa dinâmica e engajamento ficam ainda mais fortes quando compartilhados com outros profissionais e colaboradores;
  • Procura constante pelo aprendizado: essa conduta parte da determinação de que você não tem todas as respostas, mas dispõe dos caminhos e recursos para buscá-las.

O que atrapalha a proatividade?

A proatividade é fortemente comprometida quando o cenário onde você está alocado percebe sua tendência e adota uma postura passiva e reativa, resultando em uma sobrecarga expressiva das suas ações.

Então, na prática, a falta de limites pré-estabelecidos e de uma divisão justa das tarefas e funções pode, a longo prazo, levar você a um estado de fadiga e exaustão.

Por isso, a composição com uma equipe alinhada e bem equiparada de profissionais pode ser uma forma de contornar essa perspectiva, direcionando para a manutenção de um ambiente organizacional justo e saudável.

Para ler depois: Perfil profissional: tudo o que você precisa saber!

Como demonstrar proatividade no trabalho?

Para demonstração da proatividade no seu trabalho, é preciso começar pelo básico.

1. Absorva o máximo de informações sobre o negócio

Primeiro, foque em compreender não só o seu cargo, mas a organização de uma forma geral, se inteirando dos principais projetos e processos internos.

Também mantenha um diálogo constante com superiores e outros funcionários com mais tempo e experiência de casa e compreenda os objetivos, valores, missão e cultura organizacional.

2. Saiba identificar e respeitar limites

Proatividade não é sinônimo de intromissão. Isso significa que, ao estudar outros departamentos e setores, você deve manter sempre a escuta, atenção e respeito para com seus colegas.

E, antes de apontar qualquer proposta ou solução, busque entender a fundo com os demais responsáveis se ela é viável, se já foi identificada em algum outro momento e esteja também aberto a apontamentos, ajustes e reformulações.

3. Foque, antes de tudo, no seu trabalho

Essa conduta precisa ser liderada pelo exemplo, o que significa que você deve estar disposto a cumprir bem e com qualidade o seu trabalho antes de focar em outras ações.

Afinal, de nada adianta apontar gargalos e falhas quando a sua própria condução não está sendo executada com excelência.

4. Busque oportunidades que estimulem a proatividade

A incorporação desse comportamento pode e deve ser constantemente acolhida e estimulada pelo ambiente de trabalho em que você se encontra, resultando em uma equipe plural, responsável e ciente da necessidade de compartilhamento da proatividade.

Como benefício, vemos também que, em espaços corporativos mais receptivos à autonomia, suas propostas e projetos são compreendidos com maior facilidade e valorização.

Mas, acima de tudo, lembre-se que a proatividade significa que suas atitudes o levam a adotar uma postura empática, colaborativa e sempre aberta ao diálogo, independentemente do espaço que esteja ocupado.

E então, curtiu conhecer mais sobre esse tema? Fique de olho no blog da Serasa Experian e não perca as melhores dicas e orientações para o crescimento da sua carreira.

Aproveite para conhecer mais sobre como fazer um bom marketing pessoal e alavanque em sua profissão. Até a próxima!