Quem está procurando emprego já percebeu como o LinkedIn se tornou um dos principais canais de recrutamento. Ter um perfil bem feito faz toda a diferença na hora de ser encontrado por recrutadores e aumentar suas chances de conquistar uma vaga. Mas afinal, como criar um perfil LinkedIn que realmente chame a atenção?
Se você quer entender como preencher cada etapa do seu perfil, como colocar currículo no LinkedIn e quais estratégias aumentam sua visibilidade na plataforma, este conteúdo é para você. Confira!
Neste conteúdo você vai ver
- Como fazer um LinkedIn que se destaca?
- 2. Como colocar banner no LinkedIn?
- 2. O que colocar no titulo do LinkedIn?
- 3. O que colocar no sobre do LinkedIn?
- 4. Como adicionar experiência no LinkedIn?
- 5. Formação acadêmica no LinkedIn
- 6. Como adicionar cursos no LinkedIn?
- 7. Como alterar a URL do LinkedIn?
- 8. Crie conexões relevantes
- 9. Compartilhe conteúdo e interaja
- 10. Peça recomendações
- 11. Como colocar currículo no LinkedIn?
- Procurando uma oportunidade? Conheça as vagas na Serasa Experian!
Como fazer um LinkedIn que se destaca?
Trouxemos aqui algumas dicas para você conseguir montar um perfil no LinkedIn que valoriza sua trajetória profissional. Dentre elas estão: ter uma foto de perfil profissional, contar com um título profissional claro e objetivo, descrever suas experiências profissionais detalhadamente e mais. Continue lendo e não perca!
1. Como colocar uma foto de perfil no LinkedIn?
O primeiro contato dos recrutadores com você acontece pela sua foto. Use uma imagem atual, bem iluminada, com fundo neutro e que transmita profissionalismo. Perfis com foto costumam receber mais visualizações.
Passo a passo para adicionar/alterar sua foto:
- Vá até o seu perfil
No canto superior da tela, clique na sua foto (ou no ícone de perfil) e selecione “Ver perfil”. - Clique na área da foto de perfil
Se você ainda não tem uma foto, verá um ícone de câmera. Se já tem, clique na imagem atual para editar. - Escolha como adicionar a imagem
O LinkedIn oferece algumas opções:- Fazer upload de uma foto do seu computador ou celular
- Tirar uma foto na hora (se estiver usando um dispositivo com câmera)
- Editar a foto atual, caso queira apenas ajustar
- Ajuste a imagem
Você pode cortar, aplicar filtros e ajustar brilho, contraste e zoom para deixar a imagem mais profissional. - Clique em “Salvar”
Pronto! Sua nova foto de perfil estará visível para suas conexões (e para recrutadores)
2. Como colocar banner no LinkedIn?
O banner do LinkedIn é um dos primeiros elementos visuais que as pessoas veem ao visitar seu perfil. Ele pode reforçar sua marca pessoal, transmitir profissionalismo e até destacar sua área de atuação. Veja como escolher (ou criar) um banner que realmente faça a diferença:
1. Alinhe com seu objetivo profissional
Antes de tudo, pense no que você quer comunicar. Seu banner deve refletir sua identidade profissional. Você quer parecer mais criativo? Técnico? Inovador? Confiável? Escolha uma imagem que reforce essa mensagem.
2. Qual o tamanho do banner do LinkedIn?
Evite imagens poluídas ou com baixa resolução. O ideal é usar uma imagem com pelo menos 1584 x 396 pixels, com boa iluminação e cores que combinem com sua foto de perfil. Lembre-se de deixar espaço livre no lado direito, onde sua foto aparece.
3. Use imagens que falem sobre você
Escolha algo que represente sua área ou seus interesses profissionais:
- Designers e criativos: arte digital, bastidores de projetos, moodboards
- Tecnologia: códigos, servidores, gráficos, inovação
- Educação: livros, salas de aula, eventos acadêmicos
- Negócios: skyline de cidades, reuniões, gráficos de crescimento
4. Personalize com uma frase ou informação relevante
Você pode incluir uma frase de impacto, seu cargo, área de atuação ou até um link para seu portfólio. Mas cuidado para não sobrecarregar a imagem — menos é mais.
5. Ferramentas para criar seu banner
Não precisa ser designer para ter um banner bonito. Algumas ferramentas gratuitas e intuitivas:
- Canva
- Adobe Express
6. Passo a passo para adicionar/alterar seu banner:
- Clique no ícone da imagem de capa
No topo do seu perfil, passe o mouse sobre a área do banner (atrás da sua foto de perfil). Um ícone de câmera aparecerá no canto superior direito da imagem. Clique nele. - Escolha a imagem
Você verá a opção de “Fazer upload de foto”. Clique e selecione uma imagem do seu computador. - Ajuste o enquadramento
O LinkedIn permite que você reposicione a imagem para que ela fique bem centralizada. Aproveite para garantir que os elementos principais da imagem estejam visíveis. - Clique em “Aplicar” e depois em “Salvar”
Pronto! Seu novo banner estará visível para todos que visitarem seu perfil.
2. O que colocar no titulo do LinkedIn?
O título que aparece logo abaixo do seu nome não precisa, necessariamente, ser seu cargo atual. Ele funciona como uma espécie de apresentação rápida. Por isso, use palavras-chave que representem sua área de atuação ou objetivo profissional.
Por exemplo, você pode usar “especialista em vendas B2B | crescimento de 30% no ticket médio” ou “desenvolvedor full stack | react, node.js | +500 mil usuários”. Se está em busca de recolocação no mercado de trabalho, pode incluir: "profissional de vendas em transição de carreira".
3. O que colocar no sobre do LinkedIn?
O campo “Sobre” é o espaço ideal para contar sua trajetória, suas competências e seus objetivos de forma humana, direta e atrativa. Não transforme esse espaço em uma lista de cargos. Foque em quem você é como profissional, suas habilidades, seus diferenciais e seus objetivos no próximo emprego.
Uma boa abertura é como um convite para continuar lendo; por exemplo: “atuo na gestão de dados há cinco anos, transformando relatórios complexos em decisões claras para líderes.” Mantenha a escrita em primeira pessoa, utilize linguagem direta e evite termos genéricos.
Incorpore palavras-chave relevantes: cite métodos ou ferramentas que domina e que recrutadores procuram, como “Power BI, SQL e gestão de indicadores”. Antes de publicar, revise o texto no campo "Sobre", e para evitar erros, e peça feedback de colegas ou mentores: isso ajuda a refinar o tom e garantir clareza.
A seção "Sobre" do seu LinkedIn pode te ajudar a conseguir a entrevista dos sonhos e até o emprego mais desejado. Então, que tal conferir alguns erros que você precisa ficar atento para não cometer, e como colocar informações que vão impressionar os recrutadores? Assista em nosso vídeo!
4. Como adicionar experiência no LinkedIn?
Para tornar a seção de experiência profissional no LinkedIn melhor, apresente cada posição de forma clara e objetiva. Preencha corretamente cada experiência, incluindo:
Nome da empresa;
Cargo;
Período (mês e ano de entrada e saída);
Descrição das atividades;
Descrição dos resultados alcançados.
Evite copiar e colar descrições genéricas. Fale sobre o que você fazia na prática, os desafios enfrentados e os resultados entregues. Destaque resultados quantitativos sempre que possível e detalhe as situações dos momentos em que você assumiu papéis de liderança, coordenação ou implantação de projetos, por exemplo.
5. Formação acadêmica no LinkedIn
Inclua todos os cursos relevantes para sua trajetória, desde graduação até cursos técnicos. Informe o nome da instituição, o curso e o período.
6. Como adicionar cursos no LinkedIn?
O LinkedIn permite adicionar cursos de extensão, certificações e competências técnicas (hard skills) e comportamentais (soft skills). Isso enriquece seu perfil e facilita a busca dos recrutadores por profissionais com habilidades específicas. Inclua, por exemplo:
Excel avançado;
Power BI;
Inglês intermediário;
Comunicação interpessoal;
Atendimento ao cliente.
7. Como alterar a URL do LinkedIn?
Você pode editar o link do seu perfil para que ele fique mais limpo e profissional, como: "linkedin.com/in/seu-nome-sobrenome". Essa personalização facilita quando você for divulgar seu perfil em currículos, portfólios e assinaturas de e-mail.
Passo a passo para alterar a url do LinkedIn:
- Vá até o seu perfil
No menu superior, clique em “Eu” (ícone com sua foto) e selecione “Ver perfil”. - Clique em “Editar perfil público e URL”
No canto superior direito da página do seu perfil, clique nessa opção. Você será redirecionado para uma nova aba com configurações de visibilidade. - Edite sua URL personalizada
No lado direito da tela, você verá a seção “Editar sua URL personalizada”. Clique no ícone de lápis ao lado da URL atual. - Digite a nova URL
Escolha um nome simples e profissional — de preferência, seu nome completo ou uma variação dele (ex:linkedin.com/in/joaosilva
). - Clique em “Salvar”
Se a URL estiver disponível, ela será atualizada imediatamente. Caso contrário, o LinkedIn vai pedir para você tentar outra variação.
8. Crie conexões relevantes
Ter uma boa rede de contatos fortalece seu perfil. Comece adicionando colegas de trabalho, ex-colegas, professores, recrutadores e profissionais da sua área. Além de ampliar sua rede, isso aumenta sua visibilidade no LinkedIn.
9. Compartilhe conteúdo e interaja
Atividade na plataforma é um sinal positivo para recrutadores. Curta, comente e compartilhe publicações sobre sua área. Se quiser, pode escrever seus próprios posts, contando experiências, projetos ou reflexões sobre sua carreira.
10. Peça recomendações
As recomendações são depoimentos escritos por colegas, líderes ou parceiros que trabalharam com você. Elas agregam valor ao seu perfil e trazem mais credibilidade para sua trajetória.
11. Como colocar currículo no LinkedIn?
Além de manter o perfil atualizado, também é possível enviar seu currículo diretamente na plataforma. Existem duas formas principais de fazer isso:
Adicionar currículo no perfil: o LinkedIn não tem um campo específico para anexar currículo no seu perfil, mas você pode adicionar arquivos PDF em seções como “Destaque” ou “Experiência”. Isso permite que qualquer visitante tenha acesso ao seu currículo;
Enviar currículo em vagas: quando você se candidata a uma vaga pela própria plataforma, muitas empresas oferecem a opção de anexar seu currículo no formato PDF, além de enviar seu perfil do LinkedIn. Isso aumenta suas chances, pois o recrutador terá acesso a informações adicionais.
Viu só? Manter o seu perfil bem estruturado é uma estratégia poderosa na busca por emprego. A plataforma funciona como uma vitrine profissional, onde você pode ser visto por empresas, recrutadores e colegas da sua área. Dedicar tempo para construir esse espaço com cuidado e atenção faz toda a diferença!
Você pode acessar também a central de ajuda do LinkedIn para mais informações.
Procurando uma oportunidade? Conheça as vagas na Serasa Experian!
Agora que você já sabe como fazer um bom perfil no LinkedIn, convidamos você a explorar nossas oportunidades abertas para diversas áreas, como tecnologia, dados, finanças, jurídico e recursos humanos. Em todo o Brasil, há espaço para quem busca especialização técnica ou desenvolvimento em áreas corporativas.
Carregamos o reconhecimento consistente como um excelente local para trabalhar, certificada pelo Great Place to Work pelo quarto ano consecutivo, recebemos o selo de Melhor Empresa para se Estagiar em 2024 e estamos entre as Melhores Empresas para Jovens Profissionais e para o Talento Feminino.
Esse conjunto de prêmios reflete um ambiente que valoriza diversidade, tecnologia e bem-estar, com programas de home office, horários flexíveis e licenças estendidas. Então, se você seguiu as dicas para aprimorar seu perfil no LinkedIn, está preparado para se destacar nos processos seletivos.
O que está esperando? Acesse agora nossa página de carreiras, conheça as vagas disponíveis e cadastre seu currículo no banco de talentos. Sua próxima grande oportunidade pode estar a um clique de distância!