Mercado de Trabalho

Você trabalha com metodologia ágil? Entenda a importância e alguns exemplos

Kanban, Lean, Scrum são exemplos de metodologias ágeis que estão em alta no mercado de trabalho. Saiba mais sobre esse assunto!

Você trabalha com metodologia ágil? Entenda a importância e alguns exemplos

As metodologias ágeis são ferramentas para a aceleração do desenvolvimento de processos, visando realizar as entregas finais dos projetos da forma mais rápida possível, mas mantendo a qualidade. Além disso, esses métodos buscam manter uma comunicação constante entre os colaboradores de uma equipe, valorizando não só o bem-estar da equipe, mas a mantendo a sua eficiência. Se interessou em conhecer mais sobre as metodologias ágeis? Então, continue sua leitura e venha descobrir como surgiram, quais são as principais, princípios, importância e muito mais. Continue na página e confira!

O que é metodologia ágil?

As metodologias são compostas por um conjunto de atitudes e práticas adotadas para realizar entregar de trabalho de qualidade, com praticidade e alinhado às necessidades dos clientes. Esses métodos buscam satisfazer os clientes por meio de adaptações frequentes e análises, para que assim, seja agregado valor nas entregas. Uma das bases dessas metodologias é a comunicação transparente entre os membros da equipe, uma vez que a comunicação é mantida com frequência, as divisões de etapas durante o trabalho ficam mais claras. Com isso, é possível enfrentar imprevistos que surgem durante a realização das atividades, tornando as entregas cada vez mais efetivas.

Como surgiu a metodologia ágil?

Em 2001, um documento chamado "Manifesto para o Desenvolvimento Ágil de Software" foi criado. Naquele ano, 17 engenheiros de software estadunidenses assinaram a manifestação que criava os doze princípios da metodologia ágil. Entre eles estavam nomes como Kent Becker, Ward Cunningham, Ron Jeffries, Ken Schwaber e Jeff Sutherland, grandes nomes do desenvolvimento de softwares. Apesar de seu início ser focado apenas para os desenvolvedores, com o passar dos anos a área foi adotando ferramentas de melhoria contínua. Com isso, as metodologias ágeis se espalharam para os mais diversos setores. Desde 2001, milhares de empresas aderiram à essas metodologias, como o Walmart, HP, Globo, Intel e muitas outras.

Quais são as metodologias ágeis?

As metodologias ágeis são muito abrangentes e podem ter diversas técnicas que seguem a mesma mentalidade, porém se diferem em algumas práticas. Confira alguns dos principais métodos que selecionamos:

- Scrum

O Scrum é a metodologia mais utilizada atualmente. Nela, temos três papéis principais: product owner (representante do cliente), Scrum master (líder facilitador das equipes) e o Development team (desenvolvedores responsáveis pela entrega final do produto final). Nesse método, os processos são divididos em períodos determinados, os chamados sprints. Esses são os ciclos e etapas do desenvolvimento do projeto. Além disso, o Scrum também adota reuniões diárias que visam alinhar o desenvolvimento das atividades realizadas pela equipe.

- Lean

Esse método busca reduzir o desperdício durante os processos, otimização de resultados e identificação de possível problemas para que assim os mesmos não se tornem mais complexos e exijam muito tempo. Introduzido primeiramente no setor automobilístico, uma vez que os recursos necessários são baixos e eficientes, o Lean busca amplificar o aprendizado, empoderar e engajar os times, entregar qualidade com velocidade e otimizar todos os processos.

- Kanban

O Kanban é um sistema de organização de atividades que visa otimizar processos. Apesar de não ser uma metodologia ágil, é utilizado nos métodos para as tarefas serem realizadas com mais agilidade e eficiência. Ele foi criado pela Toyota na década de 60, e consiste em um modelo visual organizado em colunas. Nessas colunas fica o controle de tarefas a fazer, em desenvolvimento e prontas.

- Extreme Programming

O Extreme Programming busca obter a melhor qualidade dos produtos possível, além da qualidade de vida e saúde mental dos desenvolvedores. Os principais valores envolvidos são a comunicação transparente, feedback com clientes para otimizar produtos e processos, repeito entre as equipes e outros.

- Microsoft Solutions Framework (MSF)

Essa metodologia foi criada pela própria empresa desenvolvedora de softwares, Microsoft. Foi criado em 1994, visando orientar o desenvolvimento de softwares, tudo baseado na própria experiência da empresa com o mercado. Alguns dos princípios do método são o acompanhamento constante, relacionamento com cliente, verificação e prevenção para aumento de qualidade e vários outros.

- Feature Driven Development (FDD)

O Feature Driven Development é voltado para os objetos, ou seja, pela estruturação da interação entre ação e resultado. Nele é analisado o desenvolvimento do modelo ou objeto, após é feito uma listagem das funcionalidades e por último o planejamento e construção dos objetos. Nessa metodologia, algumas práticas são feitas, como a implementação baseada nas características dos objetos, verificação da qualidade, manutenção e acompanhamento constante do projeto.

Desenvolvimento de Sistemas Dinâmicos (Dynamic System Development Model)

Esse é um método desenvolvido em 1990 pelo consórcio DSDM, no Reino Unido. A metodologia tem um ciclo contínuo de melhorias que integram as funções com os módulos e contém uma integração muito forte entre clientes e equipe. O Desenvolvimento de Sistemas Dinâmicos objetivava ser usado em projetos com um orçamento e prazo limitados.

Princípios das metodologias ágeis

O "Manifesto para o Desenvolvimento Ágil de Softwares" criou 12 princípios-base para as metodologias ágeis. Dê uma olhada em quais são:

  1. Satisfação do cliente por meio de entregas de qualidade contínuas e rápidas;
  2. Receptividade a alterações em todas as etapas do processo;
  3. Entregas regulares feitas com o menor tempo possível (sempre mantendo a qualidade);
  4. Colaboração das equipes em todas as etapas de desenvolvimento do projeto;
  5. Fornecimento de todas as ferramentas necessárias para o desenvolvimento do trabalho;
  6. Comunicação pessoal desenvolvida para melhor eficiência da equipe e sucesso do projeto;
  7. Produto final do trabalho que corresponde a medida final do êxito;
  8. Ritmo constante de todos os funcionários envolvidos para um desenvolvimento sustentável;
  9. Atenção a qualidade do design e técnicas que elevam a agilidade dos projetos;
  10. Eliminação de esforços que não agilizam processos e não agregam valor aos produtos;
  11. Equipes que atendem a todas os requisitos do projeto e que são auto-organizáveis;
  12. Intervalos regulares para os colaboradores melhorarem sua eficiência e otimizarem seus comportamentos.

Metodologia ágil x metodologia tradicionais

Atualmente, pequenos atrasos no desenvolvimento de atividades podem gerar uma série de consequências negativas. As metodologias tradicionais costumam ser mais lentas e atrasam entregas de projetos. Os métodos ágeis otimizam os processos para que todas as entregas sejam feitas dentro do prazo e com a maior qualidade possível. Isso faz com que o lançamento de produtos seja mais rápido, o ROI (retorno sobre investimento) melhore e que os ciclos de projetos sejam encurtados. Além disso, essas metodologias tornam os processos mais transparentes e com as etapas bem definidas. Ou seja, toda a elaboração e execução do projeto é de fácil entendimento, sendo acessível para todos que desejarem acompanhar o desenvolvimento das atividades. Outro fator de diferença entre as metodologias tradicionais e as ágeis é a qualidade das entregas. Os modelos ágeis analisam e identificam possíveis erros em todo o desenvolvimento das tarefas, diminuindo significantemente a possibilidade de erros. E mesmo que esses pequenos problemas surjam, são corrigidos assim que encontrados.

Qual a importância da metodologia ágil?

As metodologias ágeis aplicadas no dia a dia dos projetos trazem diversos benefícios, tanto para a empresa quanto para os consumidores. Consequentemente, essas vantagens tornam os métodos importantes para obter sucesso no mercado de trabalho. Confira os principais benefícios:

  • Redução de custos - diminui os gastos desnecessários de tempo, recursos, diminuem burocracias, retrabalho e muitos outros, economizando custos operacionais da empresa;
  • Melhoria do desempenho - o fluxo de trabalho se torna dinâmico e descomplicado, melhorando o engajamento dos funcionários e tornando o desempenho melhor;
  • Satisfação do consumidor - trabalhos rápidos e bem desenvolvidos afetam diretamente na satisfação dos clientes, fazendo com que os mesmos se fidelizem e indiquem a empresa;
  • Facilidade da implantação dos métodos - as metodologias ágeis são fáceis de serem implementadas na empresa, exigindo poucos dias para as atividades começarem a operar.

Agora que você já conheceu as metodologias ágeis, que tal trabalhar em uma empresa renomada com experiência no mercado e que além de utilizar esses métodos, conta com ferramentas de linha para o gerenciamento de projetos? A Serasa Experian está contratando! Acesse o site e confira as vagas abertas! Esperamos que esse conteúdo tenha sido útil para você! Nos vemos no próximo conteúdo!

Feedback do Artigo

Este conteúdo foi útil

Fique por Dentro das Novidades!

Inscreva-se e receba novidades sobre os assuntos que mais te interessam.

Leia também

Décimo terceiro salário: Tudo que você precisa saber em 2025

Décimo terceiro salário: Tudo que você precisa saber em 2025

Tudo sobre o décimo terceiro salário em 2025: quem tem direito, como calcular, datas de pagamento, descontos e regras para CLT e INSS.

Habilidades para currículo: quais selecionar e como colocar

Habilidades para currículo: quais selecionar e como colocar

Descubra as principais habilidades para destacar no currículo e aumente suas chances de conquistar a vaga dos sonhos com dicas práticas.

Objetivo para currículo: o que é e como escrever o seu?

Objetivo para currículo: o que é e como escrever o seu?

Descubra como escrever um objetivo eficaz no currículo e torne seu perfil mais atrativo para recrutadores. Veja as dicas!

Eneagrama: como usar autoconhecimento para impulsionar sua carreira

Eneagrama: como usar autoconhecimento para impulsionar sua carreira

Descubra como o eneagrama ajuda no autoconhecimento e impulsiona sua carreira, desenvolvendo soft skills e liderança para ambientes inovadores

Recesso de fim de ano: direitos, diferenças e dicas para aproveitar

Recesso de fim de ano: direitos, diferenças e dicas para aproveitar

Entenda como funciona o recesso de fim de ano para CLT, diferenças para férias coletivas e banco de horas, além de dicas para aproveitar a pausa.

12 tipos de comunicação no trabalho: dicas práticas para se destacar

12 tipos de comunicação no trabalho: dicas práticas para se destacar

Descubra 12 tipos de comunicação no trabalho e aprenda dicas práticas para melhorar sua expressão, engajar equipes e alcançar melhores resultados.