A gestão de carteira de crédito sempre foi uma forma inteligente de se proteger da inadimplência e também de buscar a máxima rentabilização de clientes. Agora, no cenário econômico da Covid-19, a importância desse trabalho aumenta substancialmente. É que diante de tantas incertezas no mercado, olhar para a carteira de clientes é um caminho para reduzir riscos e encontrar oportunidades.

Porém, ter sucesso nesses objetivos depende de encontrar meios para melhorar a performance da gestão de carteira de crédito. Isso significa ter condições para analisá-la sob diferentes aspectos, em diferentes níveis de conhecimento, para ter uma visão segura e consistente de quais são os perfis que a compõem e como cada um deles pode ser trabalhado.

Neste texto, trazemos algumas dicas importantes sobre como fazer isso. Veja a seguir!

Enriqueça os dados de sua carteira

Utilizar apenas dados relativos ao relacionamento de um cliente com a empresa é ter apenas um ângulo, entre tantos possíveis, desse cliente. Para uma performance otimizada, quanto mais informações, melhor. Só assim será possível saber o verdadeiro risco ou potencial da carteira.

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Buscar por dados que complementem as informações disponíveis é um caminho para desenvolver uma análise mais profunda do que os clientes têm a oferecer e quais as melhores formas de explorar isso.

Assim, é importante investir em meios de enxergar esse cliente de modo mais completo, podendo assim segmentá-lo dentro de perfis mais refinados. É a partir disso que se torna viável antecipar medidas diante de riscos iminentes, de traçar planos de ação para aproveitamento máximo dos perfis que podem ser rentabilizados.

Invista em soluções com dados do Cadastro Positivo

Ao trazer informações sobre o comportamento de pagamento de pessoas e empresas, o Cadastro Positivo tem oferecido insumos para o desenvolvimento de diversas soluções que podem ser aplicadas na gestão de carteira de crédito.

Isso vai desde modelagens de score que aplicam os dados positivos entre as variáveis, oferecendo faixas de risco muito mais acuradas, até a identificação de atributos de crédito específicos, como, por exemplo:

  • Capacidade de pagamento;
  • Renda estimada;
  • Tendência de uso de cartão de crédito;
  • Pontualidade de pagamentos;
  • Ponderação entre dívidas e pagamento.
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Inove com soluções digitais para gestão de carteira

Há no mercado soluções inovadoras que simplificam e, ao mesmo tempo, otimizam a gestão da carteira de crédito. São soluções que atuam na nuvem e que podem rapidamente combinar sua base de clientes com dados do Cadastro Positivo, entregando uma visão geral da carteira sob diversos segmentos.

Esse cruzamento de informações permite realizar combinações das quais se podem extrair insights importantes para atuar sobre a carteira. São inovações que permitem contextualizar sua base com dados diversos em tempo real e com informações atualizadas.

Rapidamente é possível conhecer aspectos da carteira como quais clientes ficaram mais vulneráveis à redução da atividade econômica recente, quais mantiveram sua faixa de renda inalterada, quais passaram a apresentar atrasos em pagamentos, quais continuam pontuais, entre outros insights.

Explorar as possibilidades de sua carteira de crédito, melhorando a performance da gestão, é uma boa estratégia para enfrentar os desafios desse momento adverso. E a melhor maneira de fazer isso é buscando conhecer essa carteira da maneira mais completa possível, com dados ricos e ferramentas capazes de atualizar as informações e contextualizá-las no atual cenário.