Caio Rocha e Rafael Garcia, Gerentes Executivos de Prevenção à Fraude, participaram do sexto episódio do “Serasa Experian Podcast”, apresentado por Ana Greghi, Coordenadora de Comunicação Corporativa. O tema do programa é “mitigação de riscos e fraudes no cenário digital”.

Rafael Garcia abordou que as empresas cada vez mais devem buscar a utilização de técnicas de machine learning na prevenção à fraude. De acordo com o especialista, a tecnologia é fundamental no ecossistema de pagamentos instantâneos para identificar ameaças já conhecidas e novos padrões de fraudes, principalmente com o Pix, que exige agilidade.

Rafael também disse que é recomendado, por exemplo, que os usuários do Pix utilizem a chave aleatória, um código gerado automaticamente no sistema e que não possui nenhuma informação confidencial. Isso evita que informações pessoais sejam compartilhadas com desconhecidos que solicitarem uma chave para realizar uma transferência.

Ele alertou que é necessário cuidado no processo do cadastramento das chaves do Pix, assim como no processo transacional. O especialista afirmou que é preciso garantir que se está no aplicativo da instituição e sempre utilizar fatores de autenticação, pois isso ajuda a mitigar os riscos envolvidos.

Caio Rocha comentou sobre os tipos de fraudes mais comuns no cenário digital e também deu dicas de como empresas e consumidores podem se prevenir das ameaças online. “Manter o consumidor no centro de tudo no processo de prevenção é o que as empresas devem sempre buscar, combinando tecnologia, dados e inteligência”.

Do lado dos consumidores, Caio orientou que eles protejam seus dados e verifiquem a reputação das empresas com quem se relacionam, mantenham os devices atualizados e desconfiem de ofertas muito atrativas.

Caio também explicou a importância de as instituições contarem com uma esteira de soluções e sistemas de prevenção à fraude e ressaltou a relevância de uma boa experiência do consumidor.

Para ouvir o episódio completo do “Serasa Experian Podcast” com a participação dos especialistas, acesse: https://www.serasaexperian.com.br/podcast/.

 

Leia Mais

Entenda como os processos de KYC podem ser aplicados ao Pix

Pix para Empresas: Veja 7 dicas importantes de prevenção à fraude

Especialista responde 5 dúvidas importantes sobre fraudes envolvendo Pix