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30 de jun. 2025

Quase metade da Geração Z afirma buscar mais crédito, aponta Serasa Experian

• Pesquisa “Consumidor do Futuro” mostra que 1 em cada 4 brasileiros pretende usar crédito para viagens ou entretenimento nos próximos meses;

• Entre os boomers, comportamento predominante é de evitar o uso de crédito

A Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil, acaba de lançar um recorte da pesquisa “Consumidor do Futuro” que analisa a relação atual dos brasileiros com o crédito em diferentes fases da vida e contextos sociais. O levantamento mostra que 44,1% da população está buscando mais crédito, sendo 18,8% com maior frequência e 25,3% de forma pontual, apenas para situações específicas.

Esse movimento, no entanto, é fortemente influenciado pela faixa etária. A Geração Z lidera essa tendência, quase metade (49,9%) dos entrevistados declararam que têm buscado crédito com mais intensidade, embora, entre eles, uma parcela (25,3%) ainda limite o uso a situações pontuais. Já entre os boomers, o padrão se inverte: apenas 14,8% utilizam crédito de forma específica, enquanto 39,1% afirmam que evitam esse tipo de recurso no cotidiano. Confira abaixo uma tabela que detalha o comportamento geracional perante o crédito:

“Compreender como os brasileiros utilizam e pensam o crédito, seus objetivos e motivações, é essencial para construirmos soluções mais eficazes e personalizadas – seja para o consumidor ou para empresas que estão nesse mercado e buscam, por exemplo, conhecer, segmentar e ativar digitalmente essas audiências com nossas soluções de marketing”, afirma a CMO da Serasa Experian, Giovana Giroto. “Os dados mostram que o crédito passou a ocupar diferentes papéis no planejamento financeiro, variando de acordo com a geração e com as prioridades de cada grupo”, completa.

Expectativas em cenário de crescimento econômico

Quando questionados sobre como utilizariam o crédito nos próximos meses, os brasileiros apontaram principalmente finalidades ligadas ao bem-estar e organização pessoal. Viagens e lazer aparecem como as principais intenções de uso (25%). Entre os mais jovens, o foco é mais distribuído: além do lazer (21,8%), a Geração Z também pretende usar o crédito para organizar as finanças (21,4%) e investir ou abrir um negócio (20,3%).

Veja tabela com as preferências nos usos do crédito no futuro e o detalhamento por gerações:

Um possível crescimento econômico no país também foi abordado no estudo. Para 29,4% dos brasileiros, uma melhora na economia resultaria em aumento dos gastos com viagens, lazer e restaurantes, comportamento puxado pelos millenials (29,8%) e geração X (35%). Outro dado relevante mostra que 18,6% dos consumidores priorizariam marcas e produtos de maior qualidade, especialmente entre os jovens da geração Z (20,9%) e millenials (19,3%). Por outro lado, um em cada cinco brasileiros (18,4%) declarou que não mudaria seu padrão de consumo mesmo com a melhora econômica, tendência mais presente entre os boomers (27,9%).

Abaixo, confira um gráfico que detalha as expectativas de consumo diante de crescimento econômico:

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Serasa Experian

A Serasa Experian é a primeira e a maior Datatech do Brasil. Líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude. Com tecnologia de ponta, inovação e os melhores talentos, transforma a incerteza do risco na melhor decisão, ajudando pessoas a realizarem seus sonhos e empresas de todos os portes e segmentos a prosperarem.

Criada em 1968, a Serasa passou a fazer parte da Experian Company em 2007, empresa global com matriz em Londres. Atualmente, é responsável por mais de 6,5 milhões de consultas diárias sobre empresas e consumidores e protege mais de 2,2 bilhões de transações comerciais todos os anos.

Empodera consumidores com educação financeira, facilitando o acesso a crédito justo. Ajuda empresas de todos os portes e segmentos a tomar melhores decisões, em diversas frentes para: encontrar novos clientes, gerenciar os atuais com mais eficiência, conceder crédito ou vender a prazo com segurança, cumprir normas ESG, autenticar seus clientes e prevenir fraude e, ainda, cobrá-los no momento ideal, sem impactar o relacionamento.

Com o propósito de criar um futuro melhor para todos ampliando oportunidades para pessoas e empresas, capacita pessoas na área de tecnologia e impulsiona pequenos negócios e startups de impacto social por meio de programas próprios e gratuitos. É considerada uma Top Company do LinkedIn e uma das melhores empresas para trabalhar, reconhecida pelo GPTW. Também é a empresa de serviços mais inovadora do país, certificada pelo Prêmio Valor Inovação Brasil.

Experian

A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida - desde comprar uma casa ou um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes - nós empoderamos consumidores e nossos clientes a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle financeiro e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.

Temos 22.000 pessoas operando em 32 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. Com sede corporativa em Dublin, Irlanda, a Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.

Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa.

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