26 de jun. 2025
Apenas 21% dos brasileiros acham que os anúncios fazem sentido para eles, aponta Serasa Experian
• 66% dos brasileiros já realizam metade ou mais compras no ambiente digital;
• Estudo também revela falhas de relevância na comunicação digital mesmo com o avanço da personalização e das compras online;
Apesar com a digitalização do consumo no Brasil, a personalização nas campanhas publicitárias ainda deixa a desejar. Segundo dados inéditos da Serasa Experian, primeira e maior datatech do país, embora 66% dos brasileiros realizem metade ou mais compras no ambiente online, apenas 21% acreditam que os anúncios que recebem fazem sentido para suas vidas. Em relação à percepção de relevância, os dados são ainda mais alarmantes para o mercado publicitário: 30% das pessoas afirmam que nenhum anúncio faz diferença para eles.
Para a Vice-Presidente de Marketing da Serasa Experian, Giovana Giroto, os dados evidenciam um desafio estratégico: a desconexão entre volume de informação disponível e sua aplicação prática na comunicação com o consumidor. “Temos tecnologia e dados como nunca antes, mas continuamos falando com grupos genéricos, não com as pessoas. Personalizar de verdade significa entender o contexto de vida de cada indivíduo e criar histórias que façam sentido para ele,” afirma Giovana.
A executiva ilustra a diferença com um exemplo prático: em vez de direcionar um anúncio para "mulheres de 25 a 35 anos interessadas em moda", uma marca poderia considerar variáveis como localização, renda, fase de vida e comportamento recente — como o início em um novo emprego — para construir uma mensagem com mais propósito e conexão. “Quando entendemos que uma mulher começou um novo ciclo profissional, mora na capital e tem intenção de renovar o guarda-roupa, conseguimos nos comunicar com empatia — e não apenas com dados frios. É nessa interseção entre criatividade e inteligência que o marketing evolui,” reforça.
O discurso da executiva reflete o atual momento estratégico da Serasa Experian, que vem expandindo sua atuação para além da tradicional imagem de bureau de crédito, serviço que continua sendo parte central do negócio. A companhia se consolida agora como uma datatech, empresa que transforma dados em inteligência aplicada para diversas finalidades, incluindo soluções de marketing avançadas, como a hipersegmentação. Ao combinar tecnologia, análise de dados e criatividade, a companhia oferece às marcas ferramentas para construir campanhas mais eficazes e experiências personalizadas, alinhadas ao comportamento e ao contexto real dos consumidores.
###
Serasa Experian
A Serasa Experian é a primeira e a maior Datatech do Brasil. Líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude. Com tecnologia de ponta, inovação e os melhores talentos, transforma a incerteza do risco na melhor decisão, ajudando pessoas a realizarem seus sonhos e empresas de todos os portes e segmentos a prosperarem.
Criada em 1968, a Serasa passou a fazer parte da Experian Company em 2007, empresa global com matriz em Londres. Atualmente, é responsável por mais de 6,5 milhões de consultas diárias sobre empresas e consumidores e protege mais de 2,2 bilhões de transações comerciais todos os anos.
Empodera consumidores com educação financeira, facilitando o acesso a crédito justo. Ajuda empresas de todos os portes e segmentos a tomar melhores decisões, em diversas frentes para: encontrar novos clientes, gerenciar os atuais com mais eficiência, conceder crédito ou vender a prazo com segurança, cumprir normas ESG, autenticar seus clientes e prevenir fraude e, ainda, cobrá-los no momento ideal, sem impactar o relacionamento.
Com o propósito de criar um futuro melhor para todos ampliando oportunidades para pessoas e empresas, capacita pessoas na área de tecnologia e impulsiona pequenos negócios e startups de impacto social por meio de programas próprios e gratuitos. É considerada uma Top Company do LinkedIn e uma das melhores empresas para trabalhar, reconhecida pelo GPTW. Também é a empresa de serviços mais inovadora do país, certificada pelo Prêmio Valor Inovação Brasil.
Experian
A Experian é uma empresa global de dados e tecnologia que cria oportunidades para pessoas e impulsiona negócios ao redor do mundo. Facilitamos a jornada de crédito, autenticamos e prevenimos contra fraudes, simplificamos processos da área da saúde, oferecemos soluções de marketing digital e ajudamos a obter insights sobre o setor automotivo, tudo isso utilizando combinações inovadoras dos nossos dados, análises e softwares. Também ajudamos milhões de pessoas a conquistarem seus objetivos financeiros e a economizarem tempo e dinheiro.
Atuamos em diferentes mercados, indo além dos serviços financeiros e operando, por exemplo, no setor automotivo, de agronegócio, área da saúde, seguros e em muitos outros segmentos da indústria. Para continuar inovando investimos em pessoas talentosas e em tecnologia avançada a fim de desvendar o poder dos dados.
Com sede corporativa localizada em Dublin, na Irlanda, somos uma empresa presente no índice FTSE 100 listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e temos uma equipe de 22.500 pessoas em 32 países. Saiba mais em experianplc.com.

Entre no nosso mailing
E-mail cadastrado com sucesso
Erro ao cadastrar

Porta-vozes
Aqui você encontra os porta-vozes oficiais da Serasa Experian para cada área de negócio que temos.

Indicadores econômicos
Confira os indicadores da Serasa Experian com base nas análises feitas por nossos especialistas.