Targeting (MS)

26 de jun. 2025

Apenas 21% dos brasileiros acham que os anúncios fazem sentido para eles, aponta Serasa Experian

• 66% dos brasileiros já realizam metade ou mais compras no ambiente digital;

• Estudo também revela falhas de relevância na comunicação digital mesmo com o avanço da personalização e das compras online;

Apesar com a digitalização do consumo no Brasil, a personalização nas campanhas publicitárias ainda deixa a desejar. Segundo dados inéditos da Serasa Experian, primeira e maior datatech do país, embora 66% dos brasileiros realizem metade ou mais compras no ambiente online, apenas 21% acreditam que os anúncios que recebem fazem sentido para suas vidas. Em relação à percepção de relevância, os dados são ainda mais alarmantes para o mercado publicitário: 30% das pessoas afirmam que nenhum anúncio faz diferença para eles.

Para a Vice-Presidente de Marketing da Serasa Experian, Giovana Giroto, os dados evidenciam um desafio estratégico: a desconexão entre volume de informação disponível e sua aplicação prática na comunicação com o consumidor. “Temos tecnologia e dados como nunca antes, mas continuamos falando com grupos genéricos, não com as pessoas. Personalizar de verdade significa entender o contexto de vida de cada indivíduo e criar histórias que façam sentido para ele,” afirma Giovana.

apenas-21-dos-brasileiros-acham-que-os-anuncios-fazem-sentido-para-eles-aponta-serasa-experian.jpg

A executiva ilustra a diferença com um exemplo prático: em vez de direcionar um anúncio para "mulheres de 25 a 35 anos interessadas em moda", uma marca poderia considerar variáveis como localização, renda, fase de vida e comportamento recente — como o início em um novo emprego — para construir uma mensagem com mais propósito e conexão. “Quando entendemos que uma mulher começou um novo ciclo profissional, mora na capital e tem intenção de renovar o guarda-roupa, conseguimos nos comunicar com empatia — e não apenas com dados frios. É nessa interseção entre criatividade e inteligência que o marketing evolui,” reforça.

O discurso da executiva reflete o atual momento estratégico da Serasa Experian, que vem expandindo sua atuação para além da tradicional imagem de bureau de crédito, serviço que continua sendo parte central do negócio. A companhia se consolida agora como uma datatech, empresa que transforma dados em inteligência aplicada para diversas finalidades, incluindo soluções de marketing avançadas, como a hipersegmentação. Ao combinar tecnologia, análise de dados e criatividade, a companhia oferece às marcas ferramentas para construir campanhas mais eficazes e experiências personalizadas, alinhadas ao comportamento e ao contexto real dos consumidores.



###



Serasa Experian


A Serasa Experian é a primeira e a maior Datatech do Brasil. Líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude. Com tecnologia de ponta, inovação e os melhores talentos, transforma a incerteza do risco na melhor decisão, ajudando pessoas a realizarem seus sonhos e empresas de todos os portes e segmentos a prosperarem.

Criada em 1968, a Serasa passou a fazer parte da Experian Company em 2007, empresa global com matriz em Londres. Atualmente, é responsável por mais de 6,5 milhões de consultas diárias sobre empresas e consumidores e protege mais de 2,2 bilhões de transações comerciais todos os anos.

Empodera consumidores com educação financeira, facilitando o acesso a crédito justo. Ajuda empresas de todos os portes e segmentos a tomar melhores decisões, em diversas frentes para: encontrar novos clientes, gerenciar os atuais com mais eficiência, conceder crédito ou vender a prazo com segurança, cumprir normas ESG, autenticar seus clientes e prevenir fraude e, ainda, cobrá-los no momento ideal, sem impactar o relacionamento.

Com o propósito de criar um futuro melhor para todos ampliando oportunidades para pessoas e empresas, capacita pessoas na área de tecnologia e impulsiona pequenos negócios e startups de impacto social por meio de programas próprios e gratuitos. É considerada uma Top Company do LinkedIn e uma das melhores empresas para trabalhar, reconhecida pelo GPTW. Também é a empresa de serviços mais inovadora do país, certificada pelo Prêmio Valor Inovação Brasil.



Experian

A Experian é uma empresa global de dados e tecnologia que cria oportunidades para pessoas e impulsiona negócios ao redor do mundo. Facilitamos a jornada de crédito, autenticamos e prevenimos contra fraudes, simplificamos processos da área da saúde, oferecemos soluções de marketing digital e ajudamos a obter insights sobre o setor automotivo, tudo isso utilizando combinações inovadoras dos nossos dados, análises e softwares. Também ajudamos milhões de pessoas a conquistarem seus objetivos financeiros e a economizarem tempo e dinheiro.


Atuamos em diferentes mercados, indo além dos serviços financeiros e operando, por exemplo, no setor automotivo, de agronegócio, área da saúde, seguros e em muitos outros segmentos da indústria. Para continuar inovando investimos em pessoas talentosas e em tecnologia avançada a fim de desvendar o poder dos dados.

Com sede corporativa localizada em Dublin, na Irlanda, somos uma empresa presente no índice FTSE 100 listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e temos uma equipe de 22.500 pessoas em 32 países. Saiba mais em experianplc.com.

Notícias mais recentes

Mailing icon

Entre no nosso mailing

E-mail cadastrado com sucesso

Erro ao cadastrar

Porta-vozes

Porta-vozes

Aqui você encontra os porta-vozes oficiais da Serasa Experian para cada área de negócio que temos.

Acessar
Indicadores econômicos

Indicadores econômicos

Confira os indicadores da Serasa Experian com base nas análises feitas por nossos especialistas.

Acessar

Entre em contato