• Especializada no setor, SalaryFits, da Serasa Experian, traz análise sobre o cenário
  • Consignado pode se tornar alternativa acessível para equilibrar as finanças
  • Pesquisa mostra que para 60% dos trabalhadores o dinheiro não chega ao fim do mês

O governo brasileiro deve anunciar, hoje, a publicação de uma nova Medida Provisória (MP), que visa expandir a oferta de crédito consignado para trabalhadores do setor privado. Com o objetivo de que mais pessoas tenham acesso a empréstimos com condições favoráveis e juros reduzidos, a expectativa é que essa medida democratize o acesso ao recurso financeiro de forma segura e aumente a competitividade no setor, seguindo o modelo já consolidado no funcionalismo público.

Para Délber Lage, CEO da SalaryFits, empresa da Serasa Experian que atua há 25 anos com plataforma integrada para gestão de consignado, a ampliação dessa linha de crédito privado é uma evolução necessária, pois aumenta o acesso a empréstimos com taxas reduzidas e traz previsibilidade financeira. “No mais, é importante reforçar a relevância do diálogo contínuo com o mercado e com as reguladoras a fim de garantir que o avanço da modalidade seja bem implementado e gere benefícios sustentáveis para todos”.

Ainda para o executivo, a medida será positiva ao viabilizar oportunidades para a democratização do crédito, mas também deve trazer desafios frente ao mercado. “O aumento da oferta do consignado privado vai exigir um esforço conjunto entre instituições financeiras e reguladoras para garantir a implementação da nova modalidade. Então, o mercado terá que se adaptar a um volume maior de transações, demandando avanços em tecnologia, automação e conectividade para garantir processos eficientes. São pontos complexos, mas a solução para eles já existe, pois plataformas de infraestrutura de crédito, como a da SalaryFits, são capazes de resolver as adequações pendentes e auxiliar as empresas nessa mudança”, explica Délber.

Alguns dos principais desafios são, por exemplo, as garantias para os bancos e o tempo entre a solicitação e liberação do crédito, por exemplo. “Mudanças como essa sempre geram especulações, mas o mais importante é avaliar como esse novo crédito consignado privado será implementado e qual o impacto aos agentes envolvidos”, completa o CEO da SalaryFits.

Nova solução pode beneficiar trabalhadores e trazer equilíbrio às finanças

Segundo uma pesquisa realizada pela SalaryFits em 2024, 6 em cada 10 trabalhadores brasileiros relatam ter dificuldade para chegar ao fim do mês com dinheiro, e mais da metade já teve o nome negativado no último ano. Além disso, 83% afirmaram que, em caso de emergência financeira, precisariam recorrer a empréstimos, pois não possuem reservas suficientes. Nesse cenário, facilitar o acesso ao crédito consignado com taxas mais baixas representa um avanço significativo para a saúde financeira dos trabalhadores.

“Apoiamos todas as inciativas que contribuam para a democratização do crédito no Brasil e a proposta do governo é promissora, bem como o objetivo de triplicar o volume do consignado privado, dos atuais R$ 40 bilhões para R$ 120 bilhões é factível. Mas este desempenho será ainda mais positivo com a atuação conjunta de outros canais que já atuam no mercado (desde que a formalização sempre ocorra via Carteira Digital), em especial das averbadoras, que fazem o complexo ecossistema do consignado rodar com o mínimo de fricção possível ao conectar RH, Instituições Financeiras e colaboradores e ainda informar aos envolvidos sobre os dados adicionais necessários”, finaliza Délber Lage, CEO da SalaryFits.

Como funciona o crédito consignado e a importância da utilização responsável

Muitas pessoas ainda não sabem como funciona o crédito consignado e quais são seus principais benefícios. Diferente de outras modalidades de empréstimo, ele tem parcelas descontadas diretamente na folha de pagamento do trabalhador, o que reduz o risco para as instituições financeiras e permite a cobrança de taxas de juros menores em comparação com empréstimos tradicionais.

  • Avalie sua real necessidade: faça um planejamento financeiro antes de contratar o crédito.
  • Não comprometa sua renda: considerando outros compromissos financeiros, já que geralmente o consignado deve comprometer, no máximo, cerca de 30% da folha salarial, lembre-se de que o desconto ocorre diretamente no salário.
  • Evite acúmulo de compromissos financeiros e contratos: mesmo com taxas reduzidas, o excesso desses compromissos pode prejudicar sua estabilidade.
  • Planeje suas finanças: use o crédito consignado para quitar dívidas com juros mais altos, como cartões de crédito e cheque especial. Isso pode ajudar a reduzir o valor total das suas dívidas e liberar mais dinheiro no final do mês.
  • Crie um orçamento: faça um planejamento mensal das suas despesas e receitas. Identifique onde você pode cortar gastos e como pode economizar mais.
  • Educação Financeira: invista em educação financeira para entender melhor como gerenciar seu dinheiro. Conhecimento é poder, e saber como administrar suas finanças pode fazer uma grande diferença no seu bem-estar financeiro.

“Acreditamos que o crédito consignado, quando bem administrado, pode ser uma ferramenta poderosa para ajudar os trabalhadores a conquistarem mais estabilidade financeira. Nossa plataforma não apenas facilita a operacionalização desse benefício, mas proporciona condições mais vantajosas para o trabalhador, garantindo mais segurança e controle sobre suas finanças”, finaliza o CEO da SalaryFits, empresa da Serasa Experian.


Serasa Experian

A Serasa Experian é a primeira e a maior Datatech do Brasil. Líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude. Com tecnologia de ponta, inovação e os melhores talentos, transforma a incerteza do risco na melhor decisão, ajudando pessoas a realizarem seus sonhos e empresas de todos os portes e segmentos a prosperarem.

Criada em 1968, a Serasa passou a fazer parte da Experian Company em 2007, empresa global com matriz em Londres. Atualmente, é responsável por mais de 6,5 milhões de consultas diárias sobre empresas e consumidores e protege mais de 2,2 bilhões de transações comerciais todos os anos.

Empodera consumidores com educação financeira, facilitando o acesso a crédito justo. Ajuda empresas de todos os portes e segmentos a tomar melhores decisões, em diversas frentes para: encontrar novos clientes, gerenciar os atuais com mais eficiência, conceder crédito ou vender a prazo com segurança, cumprir normas ESG, autenticar seus clientes e prevenir fraude e, ainda, cobrá-los no momento ideal, sem impactar o relacionamento.

Com o propósito de criar um futuro melhor para todos ampliando oportunidades para pessoas e empresas, capacita pessoas na área de tecnologia e impulsiona pequenos negócios e startups de impacto social por meio de programas próprios e gratuitos. É considerada uma Top Company do LinkedIn e uma das melhores empresas para trabalhar, reconhecida pelo GPTW. Também é a empresa de serviços mais inovadora do país, certificada pelo Prêmio Valor Inovação Brasil.

Experian

A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida - desde comprar uma casa ou um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes - nós empoderamos consumidores e nossos clientes a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle financeiro e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.

Temos 22.000 pessoas operando em 32 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. Com sede corporativa em Dublin, Irlanda, a Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.

Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa.