Prevenção à Fraude

12 de dez. 2025

Varejo digital pode recuperar até R$ 4,6 bilhões por ano com autenticação e checkout simplificados, aponta estudo da Serasa Experian

• Conversão do carrinho aumenta em 20% quando consumidor não precisa preencher formulários repetitivos na jornada de compra

• Parceria com Wake amplia o alcance da tecnologia para e-commerces em modelo plug-and-play

O varejo digital brasileiro pode recuperar até R$ 4,6 bilhões por ano, atualmente perdidos em jornadas de compra longas, repetitivas e pouco eficientes. A estimativa é de um estudo da Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil, que analisou o comportamento de consumidores no momento da compra, nas etapas de carrinhos abandonados e comprovação de identidade. A pesquisa compara jornadas tradicionais de compra online com processos que utilizam identidade digital reutilizável para reduzir campos de preenchimento no checkout dos e-commerces.

O levantamento mostra que, ao substituir formulários extensos, em que o consumidor precisa preencher seus dados cadastrais, por uma identidade reutilizável previamente verificada, a jornada de compra se torna mais simples e segura, aumentando em 20% as chances de o cliente não abandonar o processo de compra no meio do caminho. 

Isso é possível por meio do Serasa Pass, primeiro ecossistema digital de identidade e pagamentos que oferece autenticação de usuários por meio de um hub de dados previamente validado. A tecnologia se apoia na identidade digital já validada no aplicativo Serasa, cuja base já alcança mais de 60% da população bancarizada do Brasil, para preencher automaticamente dados de identificação, contato e endereço, além de, opcionalmente, informações de pagamento. Esse mecanismo reduz erros e diminui vulnerabilidades comuns a cadastros autodeclarados, levando as chances de fraude próximas a zero e reduzindo o tempo de onboarding ou checkout em cerca de 86%.

“O cenário do varejo brasileiro é desafiador: além de mais de 80 milhões de brasileiros estarem inadimplentes, com o dinheiro em escassez, são registradas quase 30 tentativas de fraude por minuto, o que obriga empresas e consumidores a se protegerem o tempo todo contra golpistas. Ao mesmo tempo, a concorrência no setor cresce rapidamente. Atrair um cliente para o e-commerce já é difícil, e, quando ele chega, não dá para perdê-lo em um processo de compra burocrático. O varejo perde bilhões todos os anos com jornadas longas e inseguras. Quando simplificamos o checkout com uma identidade digital reutilizável, transformamos perda em conversão. O Serasa Pass mostra que é possível destravar receita sem abrir mão da segurança”, afirma o head de Inovação de Produtos de Prevenção à Fraude, Marcelo Queiroz.

A tendência acompanha o comportamento do consumidor: cadastros rápidos, menos etapas e autenticação em um clique são fatores decisivos para evitar desistências. Ao centralizar e proteger os dados do usuário em um único ambiente confiável, o Serasa Pass diminui a exposição de informações sensíveis e aumenta a confiança nas transações digitais.

Parceria com a Wake amplia alcance da solução no varejo

Como consequência do avanço da identidade digital reutilizável no e-commerce, o Serasa Pass passou a ser integrado à Wake, empresa de tecnologia da LWSA especializada em soluções para varejo e indústria. Com um plugin modelo plug-and-play, a plataforma de e-commerce da Wake permite que lojas que demonstrarem interesse na solução ativem rapidamente o botão de autenticação em poucos cliques, reduzindo etapas do checkout e facilitando a jornada de compra para seus consumidores e elevando o potencial de conversão para seus clientes B2B.

“A integração do Serasa Pass reforça nosso compromisso com jornadas mais simples, eficientes e fluidas. Ao diminuir a fricção e aumentar a confiança, ajudamos nossos clientes a oferecerem a melhor experiência para o consumidor final, o que estreita a relação de confiança com a marca e ajuda a vender mais e melhor. Ser unified commerce também engloba essas parcerias para o nosso ecossistema”, afirma o Head de Inovação e Parcerias da Wake, Diego Santos.

Metodologia

O estudo citado neste comunicado foi conduzido pela Serasa Experian a partir de uma mostra proprietária de e-commerces que utilizam soluções da companhia para autenticação, pagamentos e prevenção à fraude. A análise considerou jornadas com e sem Serasa Pass, projeções de conversão por etapa do funil e estimativas de retorno financeiro potencial ao mercado. Os resultados representam o comportamento da amostra observada e não o e-commerce brasileiro como um todo.

Sobre o Serasa Pass

O Serasa Pass é um ecossistema digital de identidade e pagamentos criado pela Serasa Experian. A solução reúne, em um único ambiente seguro e criptografado, dados de identificação, credenciais de acesso e informações de pagamento do usuário, funcionando como um hub de dados previamente verificados e conectado ao aplicativo Serasa, cuja base de dados já alcança mais de 60% da população bancarizada do país. Operando como um provedor de identidade digital confiável e reutilizável, o Serasa Pass permite que essa identidade validada seja aproveitada em diferentes jornadas digitais.

Em poucos segundos, o usuário reaproveita suas credenciais já validadas para se cadastrar, se autenticar e concluir pagamentos ou compras com agilidade, passando por diversas camadas de segurança sem fricções. Dados de identificação, contato e endereço, além de, opcionalmente, informações de pagamento, podem ser preenchidos automaticamente, sem necessidade de novos formulários ou de compartilhar dados pessoais diretamente com cada site. Com isso, o Serasa Pass reduz o tempo de checkout em 86%, minimiza o risco de fraude e oferece às empresas jornadas mais seguras e com menor abandono de carrinho.

###

Serasa Experian

A Serasa Experian é a primeira e a maior Datatech do Brasil. Líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude. Com tecnologia de ponta, inovação e os melhores talentos, transforma a incerteza do risco na melhor decisão, ajudando pessoas a realizarem seus sonhos e empresas de todos os portes e segmentos a prosperarem.

Criada em 1968, a Serasa passou a fazer parte da Experian Company em 2007, empresa global com matriz em Londres. Atualmente, é responsável por mais de 6,5 milhões de consultas diárias sobre empresas e consumidores e protege mais de 2,2 bilhões de transações comerciais todos os anos.

Empodera consumidores com educação financeira, facilitando o acesso a crédito justo. Ajuda empresas de todos os portes e segmentos a tomar melhores decisões, em diversas frentes para: encontrar novos clientes, gerenciar os atuais com mais eficiência, conceder crédito ou vender a prazo com segurança, cumprir normas ESG, autenticar seus clientes e prevenir fraude e, ainda, cobrá-los no momento ideal, sem impactar o relacionamento.

Com o propósito de criar um futuro melhor para todos ampliando oportunidades para pessoas e empresas, capacita pessoas na área de tecnologia e impulsiona pequenos negócios e startups de impacto social por meio de programas próprios e gratuitos. É considerada uma Top Company do LinkedIn e uma das melhores empresas para trabalhar, reconhecida pelo GPTW. Também é a empresa de serviços mais inovadora do país, certificada pelo Prêmio Valor Inovação Brasil.

Experian

A Experian é uma empresa global de dados e tecnologia que cria oportunidades para pessoas e impulsiona negócios ao redor do mundo. Facilitamos a jornada de crédito, autenticamos e prevenimos contra fraudes, simplificamos processos da área da saúde, oferecemos soluções de marketing digital e ajudamos a obter insights sobre o setor automotivo, tudo isso utilizando combinações inovadoras dos nossos dados, análises e softwares. Também ajudamos milhões de pessoas a conquistarem seus objetivos financeiros e a economizarem tempo e dinheiro.

Atuamos em diferentes mercados, indo além dos serviços financeiros e operando, por exemplo, no setor automotivo, de agronegócio, área da saúde, seguros e em muitos outros segmentos da indústria. Para continuar inovando investimos em pessoas talentosas e em tecnologia avançada a fim de desvendar o poder dos dados.  

Com sede corporativa localizada em Dublin, na Irlanda, somos uma empresa presente no índice FTSE 100 listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e temos uma equipe de 25.200 pessoas em 32 países. Saiba mais em experianplc.com.

Notícias mais recentes

Entre no nosso mailing

E-mail cadastrado com sucesso

Erro ao cadastrar

Porta-vozes

Porta-vozes

Aqui você encontra os porta-vozes oficiais da Serasa Experian para cada área de negócio que temos.

Acessar
Indicadores econômicos

Indicadores econômicos

Confira os indicadores da Serasa Experian com base nas análises feitas por nossos especialistas.

Acessar

Entre em contato