12 de dez. 2025
Varejo digital pode recuperar até R$ 4,6 bilhões por ano com autenticação e checkout simplificados, aponta estudo da Serasa Experian
• Conversão do carrinho aumenta em 20% quando consumidor não precisa preencher formulários repetitivos na jornada de compra
• Parceria com Wake amplia o alcance da tecnologia para e-commerces em modelo plug-and-play
O varejo digital brasileiro pode recuperar até R$ 4,6 bilhões por ano, atualmente perdidos em jornadas de compra longas, repetitivas e pouco eficientes. A estimativa é de um estudo da Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil, que analisou o comportamento de consumidores no momento da compra, nas etapas de carrinhos abandonados e comprovação de identidade. A pesquisa compara jornadas tradicionais de compra online com processos que utilizam identidade digital reutilizável para reduzir campos de preenchimento no checkout dos e-commerces.
O levantamento mostra que, ao substituir formulários extensos, em que o consumidor precisa preencher seus dados cadastrais, por uma identidade reutilizável previamente verificada, a jornada de compra se torna mais simples e segura, aumentando em 20% as chances de o cliente não abandonar o processo de compra no meio do caminho.
Isso é possível por meio do Serasa Pass, primeiro ecossistema digital de identidade e pagamentos que oferece autenticação de usuários por meio de um hub de dados previamente validado. A tecnologia se apoia na identidade digital já validada no aplicativo Serasa, cuja base já alcança mais de 60% da população bancarizada do Brasil, para preencher automaticamente dados de identificação, contato e endereço, além de, opcionalmente, informações de pagamento. Esse mecanismo reduz erros e diminui vulnerabilidades comuns a cadastros autodeclarados, levando as chances de fraude próximas a zero e reduzindo o tempo de onboarding ou checkout em cerca de 86%.
“O cenário do varejo brasileiro é desafiador: além de mais de 80 milhões de brasileiros estarem inadimplentes, com o dinheiro em escassez, são registradas quase 30 tentativas de fraude por minuto, o que obriga empresas e consumidores a se protegerem o tempo todo contra golpistas. Ao mesmo tempo, a concorrência no setor cresce rapidamente. Atrair um cliente para o e-commerce já é difícil, e, quando ele chega, não dá para perdê-lo em um processo de compra burocrático. O varejo perde bilhões todos os anos com jornadas longas e inseguras. Quando simplificamos o checkout com uma identidade digital reutilizável, transformamos perda em conversão. O Serasa Pass mostra que é possível destravar receita sem abrir mão da segurança”, afirma o head de Inovação de Produtos de Prevenção à Fraude, Marcelo Queiroz.
A tendência acompanha o comportamento do consumidor: cadastros rápidos, menos etapas e autenticação em um clique são fatores decisivos para evitar desistências. Ao centralizar e proteger os dados do usuário em um único ambiente confiável, o Serasa Pass diminui a exposição de informações sensíveis e aumenta a confiança nas transações digitais.
Parceria com a Wake amplia alcance da solução no varejo
Como consequência do avanço da identidade digital reutilizável no e-commerce, o Serasa Pass passou a ser integrado à Wake, empresa de tecnologia da LWSA especializada em soluções para varejo e indústria. Com um plugin modelo plug-and-play, a plataforma de e-commerce da Wake permite que lojas que demonstrarem interesse na solução ativem rapidamente o botão de autenticação em poucos cliques, reduzindo etapas do checkout e facilitando a jornada de compra para seus consumidores e elevando o potencial de conversão para seus clientes B2B.
“A integração do Serasa Pass reforça nosso compromisso com jornadas mais simples, eficientes e fluidas. Ao diminuir a fricção e aumentar a confiança, ajudamos nossos clientes a oferecerem a melhor experiência para o consumidor final, o que estreita a relação de confiança com a marca e ajuda a vender mais e melhor. Ser unified commerce também engloba essas parcerias para o nosso ecossistema”, afirma o Head de Inovação e Parcerias da Wake, Diego Santos.
Metodologia
O estudo citado neste comunicado foi conduzido pela Serasa Experian a partir de uma mostra proprietária de e-commerces que utilizam soluções da companhia para autenticação, pagamentos e prevenção à fraude. A análise considerou jornadas com e sem Serasa Pass, projeções de conversão por etapa do funil e estimativas de retorno financeiro potencial ao mercado. Os resultados representam o comportamento da amostra observada e não o e-commerce brasileiro como um todo.
Sobre o Serasa Pass
O Serasa Pass é um ecossistema digital de identidade e pagamentos criado pela Serasa Experian. A solução reúne, em um único ambiente seguro e criptografado, dados de identificação, credenciais de acesso e informações de pagamento do usuário, funcionando como um hub de dados previamente verificados e conectado ao aplicativo Serasa, cuja base de dados já alcança mais de 60% da população bancarizada do país. Operando como um provedor de identidade digital confiável e reutilizável, o Serasa Pass permite que essa identidade validada seja aproveitada em diferentes jornadas digitais.
Em poucos segundos, o usuário reaproveita suas credenciais já validadas para se cadastrar, se autenticar e concluir pagamentos ou compras com agilidade, passando por diversas camadas de segurança sem fricções. Dados de identificação, contato e endereço, além de, opcionalmente, informações de pagamento, podem ser preenchidos automaticamente, sem necessidade de novos formulários ou de compartilhar dados pessoais diretamente com cada site. Com isso, o Serasa Pass reduz o tempo de checkout em 86%, minimiza o risco de fraude e oferece às empresas jornadas mais seguras e com menor abandono de carrinho.
###
Serasa Experian
A Serasa Experian é a primeira e a maior Datatech do Brasil. Líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude. Com tecnologia de ponta, inovação e os melhores talentos, transforma a incerteza do risco na melhor decisão, ajudando pessoas a realizarem seus sonhos e empresas de todos os portes e segmentos a prosperarem.
Criada em 1968, a Serasa passou a fazer parte da Experian Company em 2007, empresa global com matriz em Londres. Atualmente, é responsável por mais de 6,5 milhões de consultas diárias sobre empresas e consumidores e protege mais de 2,2 bilhões de transações comerciais todos os anos.
Empodera consumidores com educação financeira, facilitando o acesso a crédito justo. Ajuda empresas de todos os portes e segmentos a tomar melhores decisões, em diversas frentes para: encontrar novos clientes, gerenciar os atuais com mais eficiência, conceder crédito ou vender a prazo com segurança, cumprir normas ESG, autenticar seus clientes e prevenir fraude e, ainda, cobrá-los no momento ideal, sem impactar o relacionamento.
Com o propósito de criar um futuro melhor para todos ampliando oportunidades para pessoas e empresas, capacita pessoas na área de tecnologia e impulsiona pequenos negócios e startups de impacto social por meio de programas próprios e gratuitos. É considerada uma Top Company do LinkedIn e uma das melhores empresas para trabalhar, reconhecida pelo GPTW. Também é a empresa de serviços mais inovadora do país, certificada pelo Prêmio Valor Inovação Brasil.
Experian
A Experian é uma empresa global de dados e tecnologia que cria oportunidades para pessoas e impulsiona negócios ao redor do mundo. Facilitamos a jornada de crédito, autenticamos e prevenimos contra fraudes, simplificamos processos da área da saúde, oferecemos soluções de marketing digital e ajudamos a obter insights sobre o setor automotivo, tudo isso utilizando combinações inovadoras dos nossos dados, análises e softwares. Também ajudamos milhões de pessoas a conquistarem seus objetivos financeiros e a economizarem tempo e dinheiro.
Atuamos em diferentes mercados, indo além dos serviços financeiros e operando, por exemplo, no setor automotivo, de agronegócio, área da saúde, seguros e em muitos outros segmentos da indústria. Para continuar inovando investimos em pessoas talentosas e em tecnologia avançada a fim de desvendar o poder dos dados.
Com sede corporativa localizada em Dublin, na Irlanda, somos uma empresa presente no índice FTSE 100 listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e temos uma equipe de 25.200 pessoas em 32 países. Saiba mais em experianplc.com.
Prevenção à Fraude
Tempo de leitura 7m
12, dez. 2025
Agronegócio
Tempo de leitura 5m
10, dez. 2025
Indicadores
Tempo de leitura 7m
10, dez. 2025
Entre no nosso mailing
E-mail cadastrado com sucesso
Erro ao cadastrar
Porta-vozes
Aqui você encontra os porta-vozes oficiais da Serasa Experian para cada área de negócio que temos.
Indicadores econômicos
Confira os indicadores da Serasa Experian com base nas análises feitas por nossos especialistas.