19 de mar 2025
Tentativas de fraude contra idosos aumentam em quase 12% em 2024, revela Serasa Experian
- Uma tentativa de golpe aconteceu a cada 2,8 segundos no Brasil ano passado, totalizando mais de 11,5 milhões ocorrências, um crescimento de 9,4%;
- Inteligência de dispositivos cresceu 31,8% na identificação de golpes.


Inteligência de dispositivos mitiga tentativas de fraude
As mais de 11 milhões de tentativas de fraude foram evitadas por meio de tecnologias de autenticação, como a inteligência de dispositivos, que desempenhou um papel fundamental na identificação de fraudes em 2024, evitando mais de 900 mil golpes. Esse tipo de ocorrência se intensificou ao longo do ano, registrando um crescimento de 31,8%. Apesar desse avanço tecnológico, a maior parte das tentativas de fraude (58,2%) foi detectada por inconsistências nas informações cadastrais. Essas discrepâncias ocorrem quando os dados fornecidos pelos usuários diferem das informações registradas em bases confiáveis ou oficiais, como CPF, endereço, data de nascimento e histórico financeiro. Muitas vezes, tais irregularidades indicam a criação de identidades falsas, manipulação de dados existentes ou o uso indevido de informações de terceiros. Além disso, padrões fraudulentos relacionados à autenticidade de documentos e à validação biométrica representaram 33,6% das ocorrências ao longo do ano, reforçando a necessidade de soluções integradas para combater diferentes estratégias utilizadas por fraudadores.Visão por Unidades Federativas: Rio Grande do Sul teve maior alta percentual, mas Sudeste segue como principal alvo
O Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian também revelou que, em 2024, todas as Unidades Federativas (UFs) registraram aumento nas ocorrências, variando entre 7,1% e 12,7%. O Mato Grosso teve a maior alta percentual no período, totalizando 252.533 tentativas de golpe identificadas entre janeiro e dezembro. Apesar do crescimento generalizado, a região Sudeste permaneceu como a mais visada, concentrando 47,6% das ocorrências em todo o país. São Paulo, por exemplo, registrou uma tentativa de fraude a cada 10 segundos, totalizando 3.181.644 casos ao longo do ano e se consolidando como o estado com o maior volume absoluto. Confira abaixo o gráfico com a quantidade total de registros no ano e o aumento percentual por UFs em relação a 2023:

Visão mensal: Fraudes recuam pelo segundo mês consecutivo, mas ainda superam 2023
Em dezembro de 2024, o Brasil registrou 970.665 tentativas de fraude, um aumento de 13,4% em relação ao mesmo mês de 2023. No entanto, na comparação com novembro, houve uma queda de 4,9%, tendência observada em todas as Unidades Federativas (UFs) e que já vinha se desenhando desde o mês anterior. Na análise por segmentos, as fraudes em “Bancos e Cartões” recuaram 8,4% em relação a novembro, representando 50,8% das ocorrências do mês. Em contrapartida, o setor de Varejo registrou um crescimento nas diligências de 7,6%, indicando que os fraudadores ajustam suas estratégias conforme as oportunidades e barreiras encontradas no mercado. Veja abaixo um gráfico com o total de tentativas de fraude evitadas mensalmente no ano de 2024:
Evite fraudes: veja dicas dos especialistas da Serasa Experian para se proteger
Consumidores:
- Garanta que seu documento, celular e cartões estejam seguros e com senhas fortes para acesso aos aplicativos;
- Desconfie de ofertas de produtos e serviços, como viagens, com preços muito abaixo do mercado. Nesses momentos, é comum que os cibercriminosos usem nomes de lojas conhecidas para tentar invadir o seu computador. Eles se valem de e-mails, SMS e réplicas de sites para tentar coletar informações e dados de cartão de crédito, senhas e informações pessoais do comprador;
- Atenção com links e arquivos compartilhados em grupos de mensagens de redes sociais. Eles podem ser maliciosos e direcionar para páginas não seguras, que contaminam os dispositivos com comandos para funcionarem sem que o usuário perceba;
- Cadastre suas chaves Pix apenas nos canais oficiais dos bancos, como aplicativo bancário, Internet Banking ou agências;
- Não forneça senhas ou códigos de acesso fora do site do banco ou do aplicativo;
- Não faça transferências para amigos ou parentes sem confirmar por ligação ou pessoalmente que realmente se trata da pessoa em questão, pois o contato da pessoa pode ter sido clonado ou falsificado;
- Inclua suas informações pessoais e dados de cartão somente se tiver certeza de que se trata de um ambiente seguro;
- Monitore o seu CPF com frequência para garantir que não foi vítima de fraude.
Empresas:
- Invista em tecnologias de prevenção à fraude para proteger a integridade e a segurança das operações da sua empresa.
- Em um ambiente de negócios cada vez mais digital e interconectado, onde as fraudes evoluem e se ampliam rapidamente a prevenção à fraude em camadas não é apenas uma boa prática, mas uma necessidade estratégica;
- Garanta a qualidade e a veracidade dos dados das soluções de prevenção à fraude a partir de soluções que se aprimorem constantemente diante das mudanças e ameaças das fraudes;
- Entenda profundamente o perfil do seu usuário e busque constantemente minimizar pontos de fricção em sua jornada digital, garantindo uma experiência fluida e sem comprometer a segurança.
- Utilize a prevenção à fraude como uma alavanca para gerar receita, implementando uma orquestração inteligente de soluções que maximize a segurança, reduza perdas e permita uma experiência de compra mais ágil e confiável para o cliente.
Metodologia
O Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraude – Consumidor é resultado do cruzamento de dois conjuntos de informações das bases de dados da Serasa Experian: 1) total de consultas de CPFs efetuado mensalmente na Serasa Experian; 2) estimativa do risco de fraude, obtida por meio da aplicação dos modelos probabilísticos de detecção de fraudes desenvolvidos pela Serasa Experian, baseados em dados brasileiros e tecnologia Experian global já consolidada em outros países. O Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraudes – Consumidor é constituído pela multiplicação da quantidade de CPFs consultados (item 1) pela probabilidade de fraude (item 2), além da adição do volume de tentativas de fraudes registradas pela companhia referentes a verificação de documentos, biometria facial e verificação cadastral.Serasa Experian
A Serasa Experian é a primeira e a maior Datatech do Brasil. Líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude. Com tecnologia de ponta, inovação e os melhores talentos, transforma a incerteza do risco na melhor decisão, ajudando pessoas a realizarem seus sonhos e empresas de todos os portes e segmentos a prosperarem. Criada em 1968, a Serasa passou a fazer parte da Experian Company em 2007, empresa global com matriz em Londres. Atualmente, é responsável por mais de 6,5 milhões de consultas diárias sobre empresas e consumidores e protege mais de 2,2 bilhões de transações comerciais todos os anos. Empodera consumidores com educação financeira, facilitando o acesso a crédito justo. Ajuda empresas de todos os portes e segmentos a tomar melhores decisões, em diversas frentes para: encontrar novos clientes, gerenciar os atuais com mais eficiência, conceder crédito ou vender a prazo com segurança, cumprir normas ESG, autenticar seus clientes e prevenir fraude e, ainda, cobrá-los no momento ideal, sem impactar o relacionamento. Com o propósito de criar um futuro melhor para todos ampliando oportunidades para pessoas e empresas, capacita pessoas na área de tecnologia e impulsiona pequenos negócios e startups de impacto social por meio de programas próprios e gratuitos. É considerada uma Top Company do LinkedIn e uma das melhores empresas para trabalhar, reconhecida pelo GPTW. Também é a empresa de serviços mais inovadora do país, certificada pelo Prêmio Valor Inovação Brasil.Experian
A Experian é uma empresa global de dados e tecnologia que cria oportunidades para pessoas e impulsiona negócios ao redor do mundo. Facilitamos a jornada de crédito, autenticamos e prevenimos contra fraudes, simplificamos processos da área da saúde, oferecemos soluções de marketing digital e ajudamos a obter insights sobre o setor automotivo, tudo isso utilizando combinações inovadoras dos nossos dados, análises e softwares. Também ajudamos milhões de pessoas a conquistarem seus objetivos financeiros e a economizarem tempo e dinheiro. Atuamos em diferentes mercados, indo além dos serviços financeiros e operando, por exemplo, no setor automotivo, de agronegócio, área da saúde, seguros e em muitos outros segmentos da indústria. Para continuar inovando investimos em pessoas talentosas e em tecnologia avançada a fim de desvendar o poder dos dados. Com sede corporativa localizada em Dublin, na Irlanda, somos uma empresa presente no índice FTSE 100 listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e temos uma equipe de 22.500 pessoas em 32 países. Saiba mais em experianplc.com.
Entre no nosso mailing
E-mail cadastrado com sucesso
Erro ao cadastrar

Porta-vozes
Aqui você encontra os porta-vozes oficiais da Serasa Experian para cada área de negócio que temos.

Indicadores econômicos
Confira os indicadores da Serasa Experian com base nas análises feitas por nossos especialistas.