Prevenção à Fraude

23 de jul. 2025

Pix automático: Entenda como funciona a novidade e quais são os alertas para se prevenir de golpes

  • Mesmo sendo um dos meios de pagamento mais usados, o Pix ainda é alvo de fraudes; empresas e instituições financeiras têm papel estratégico na criação de um ambiente digital mais seguro;
  • A Serasa Experian alerta sobre os cuidados necessários diante da nova modalidade deste método de pagamento

O “Pix Automático” é a nova funcionalidade da modalidade, que permite pagamentos recorrentes a empresas, de forma programada e sem necessidade de autorização a cada transação. A novidade traz praticidade para consumidores e agilidade para empresas, mas também acende um alerta sobre riscos de golpes e fraudes digitais. Segundo o Relatório de Identidade e Fraude 2025 da Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil, o Pix já é um dos meios de pagamento online mais utilizado em compras online, sendo citado por 59,6% dos consumidores. Esse destaque também o torna um alvo recorrente de cibercriminosos.

Entre as fraudes já vivenciadas pelos consumidores, “pagamento de boletos falsos ou transferências Pix indevidas” foi a relatada como mais recorrente (32,8%). Já quando o assunto é medo de golpes, as fraudes com transferências via Pix preocupam 16,9% dos brasileiros, ficando atrás apenas do vazamento de dados pessoais e do uso indevido de cartões de crédito.

Com a chegada do Pix Automático, que funciona de forma semelhante ao débito automático tradicional, é importante redobrar a atenção. A autorização é feita uma única vez pelo usuário, diretamente no aplicativo bancário, e as cobranças ocorrem de maneira recorrente conforme os parâmetros definidos como valor, periodicidade e limites. Esse modelo pode ser explorado por golpistas, que usam técnicas de engenharia social para induzir ao aceite de cobranças falsas. Além disso, há o risco de vazamento ou uso indevido de dados pessoais, especialmente em contextos em que o consumidor é levado a inserir informações sensíveis em sites ou aplicativos falsos.

Além da atenção dos consumidores, o combate às fraudes no Pix também depende da atuação direta das empresas e instituições financeiras. Cabe a elas a adoção de ferramentas eficazes de autenticação, verificação de identidade e monitoramento de transações para garantir segurança. A exposição a golpes pode gerar não apenas prejuízos financeiros, mas também danos à reputação das marcas em um ambiente cada vez mais sensível à confiança digital.

“A cada nova tecnologia, se faz necessária uma nova maneira de educar a população – por isso, a conveniência do Pix Automático vem acompanhada de um dever de atenção. Os usuários precisam estar atentos ao ambiente digital e às tentativas de fraude que evoluem junto com a tecnologia”, reforça o Head de Inovação e Projetos de Prevenção a Fraude, Marcelo Queiroz. “E as empresas, por sua vez, devem assumir um compromisso constante com a inovação em segurança digital, garantindo que novas funcionalidades sejam implementadas com protocolos que inibam ações fraudulentas desde o início”, completa.

Desde seu surgimento, o Pix segue como uma ferramenta essencial para a digitalização dos pagamentos, o que exige educação digital e boas práticas de segurança por parte dos consumidores e responsabilidade compartilhada com os fornecedores de serviços financeiros. Abaixo, a Serasa Experian separou dicas para o uso do Pix Automático com segurança:

  • Atenção à origem da cobrança: só autorizar Pix Automático se tiver absoluta certeza sobre a identidade da empresa e da finalidade do pagamento.
  • Usar apenas o app oficial do seu banco para autorizações. Nunca clique em links recebidos por SMS, e-mail ou redes sociais.
  • Evitar ofertas com apelo emocional ou preços muito abaixo do mercado, pois são frequentemente usadas para enganar consumidores e induzir ao cadastramento em cobranças falsas.
  • Ativar notificações em tempo real no aplicativo bancário para acompanhar cada transação.
  • Verificar regularmente seu extrato e revise autorizações de débito automático no aplicativo.
  • Em caso de cobrança indevida, usar o Mecanismo Especial de Devolução (MED), previsto pelo Banco Central, para contestar transações via Pix o mais rápido possível.

Para as empresas, as recomendações são:

  • Implementar autenticação em múltiplos fatores para aprovações de transações recorrentes via Pix Automático, dificultando ações fraudulentas sem comprometer a fluidez e a experiência da jornada do cliente;
  • Educar os clientes sobre o funcionamento seguro do Pix Automático, com comunicações claras nos canais oficiais e tutoriais dentro do app;
  • Monitorar padrões de comportamento para identificar irregularidades no uso de autorizações de Pix recorrentes, como mudanças abruptas de valor ou periodicidade, usufruindo de soluções antifraude;
  • Utilizar inteligência de dados e machine learning para detectar tentativas de fraude logo no início da jornada digital do cliente;
  • Criar fluxos de verificação de identidade mais rigorosos no momento da adesão ao Pix Automático, como reconhecimento biométrico e validação documental;
  • Ativar alertas em tempo real e notificações push sobre autorizações e cobranças automáticas, aumentando a transparência com o cliente;
  • Promover campanhas de conscientização sobre golpes comuns, como sites falsos e engenharia social, em datas comerciais de alta movimentação;
  • Revisar constantemente as permissões e limites operacionais do Pix Automático, assegurando que estejam em linha com práticas seguras do setor.

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Serasa Experian

A Serasa Experian é a primeira e a maior Datatech do Brasil. Líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude. Com tecnologia de ponta, inovação e os melhores talentos, transforma a incerteza do risco na melhor decisão, ajudando pessoas a realizarem seus sonhos e empresas de todos os portes e segmentos a prosperarem.

Criada em 1968, a Serasa passou a fazer parte da Experian Company em 2007, empresa global com matriz em Londres. Atualmente, é responsável por mais de 6,5 milhões de consultas diárias sobre empresas e consumidores e protege mais de 2,2 bilhões de transações comerciais todos os anos.

Empodera consumidores com educação financeira, facilitando o acesso a crédito justo. Ajuda empresas de todos os portes e segmentos a tomar melhores decisões, em diversas frentes para: encontrar novos clientes, gerenciar os atuais com mais eficiência, conceder crédito ou vender a prazo com segurança, cumprir normas ESG, autenticar seus clientes e prevenir fraude e, ainda, cobrá-los no momento ideal, sem impactar o relacionamento.

Com o propósito de criar um futuro melhor para todos ampliando oportunidades para pessoas e empresas, capacita pessoas na área de tecnologia e impulsiona pequenos negócios e startups de impacto social por meio de programas próprios e gratuitos. É considerada uma Top Company do LinkedIn e uma das melhores empresas para trabalhar, reconhecida pelo GPTW. Também é a empresa de serviços mais inovadora do país, certificada pelo Prêmio Valor Inovação Brasil.

Experian

A Experian é uma empresa global de dados e tecnologia que cria oportunidades para pessoas e impulsiona negócios ao redor do mundo. Facilitamos a jornada de crédito, autenticamos e prevenimos contra fraudes, simplificamos processos da área da saúde, oferecemos soluções de marketing digital e ajudamos a obter insights sobre o setor automotivo, tudo isso utilizando combinações inovadoras dos nossos dados, análises e softwares. Também ajudamos milhões de pessoas a conquistarem seus objetivos financeiros e a economizarem tempo e dinheiro.

Atuamos em diferentes mercados, indo além dos serviços financeiros e operando, por exemplo, no setor automotivo, de agronegócio, área da saúde, seguros e em muitos outros segmentos da indústria. Para continuar inovando investimos em pessoas talentosas e em tecnologia avançada a fim de desvendar o poder dos dados.  

Com sede corporativa localizada em Dublin, na Irlanda, somos uma empresa presente no índice FTSE 100 listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e temos uma equipe de 25.200 pessoas em 32 países. Saiba mais em experianplc.com.

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