Prevenção à Fraude

03 de dez. 2025

Papai Noel entra em modo antifraude e confere quem é quem na lista de presentes

• Com bom humor e tecnologia, Serasa Experian transforma o Natal em uma missão de proteção em sua nova campanha de marketing;

• Com aumento de 28,6% nas tentativas de fraude ao longo do ano, nem a magia das festas passa ilesa

 

Dar o presente certo para cada pessoa é o que o Papai Noel faz de melhor – mas, em um cenário de aumento das tentativas de fraude, que registraram alta de 28,6% entre janeiro e setembro deste ano, essa tarefa passa a exigir uma camada extra de segurança. Na nova campanha da Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil, o bom velhinho entra em modo antifraude e autentica irmãs gêmeas para não correr o risco de trocar os pacotes. Com tom leve e divertido, o filme dá sequência à campanha reconhecida com o Prêmio Aberje em 2023, quando o personagem era “o homem mais fraudável do momento” e precisou ser autenticado. Agora, ele assume o papel de especialista em prevenção a fraudes, mostrando que até a magia natalina pode contar com tecnologia de ponta.

O desafio do Noel é grande: com tantos presentes para distribuir, ele não pode errar o destinatário. E em 2025, a missão ficou ainda mais crítica, com 51% dos brasileiros já tendo sido vítima de fraude, segundo a Serasa Experian. Para cumprir todas as entregas com segurança, ele conta com as ferramentas de autenticação e proteção da datatech para checar quem é quem antes de confirmar cada presente. No filme principal, Papai Noel recorre, de forma lúdica e divertida, a Biometria Facial, Verificação de Documentos, Inteligência de Dispositivos e Score de Fraude para autenticar irmãs gêmeas e mostrar que, até nas jornadas mais complexas, é possível garantir segurança por meio de camadas de proteção que acompanham o consumidor desde o cadastro até a transação.

O roteiro original mistura humor e alta tecnologia para mostrar como funciona, na prática, a prevenção contra fraudes. A campanha, que estreou no intervalo do Jornal Nacional, também está no ar na GloboNews e nas principais plataformas digitais, indo além da TV e transformando um tema complexo do universo B2B em uma mensagem humanizada e próxima do dia a dia. No ambiente online, a campanha amplia a experiência ao apresentar as mesmas quatro soluções do filme e incluir também o Serasa Pass, primeira carteira digital de autenticação e pagamento do Brasil, e o Antifraude para vendas online.

“Como datatech líder em prevenção a fraudes, nosso papel é ajudar empresas a identificar os clientes certos e proteger as pessoas contra o uso indevido de seus dados. No Natal, encontramos uma forma leve de traduzir esse compromisso: com Papai Noel autenticando gêmas idênticas, mostramos que tecnologia e magia podem andar juntas para tornar a experiência mais segura”, afirma a CMO da Serasa Experian, Giovana Giroto.

Segundo a executiva, a campanha parte de uma situação simples, mas simbólica: o medo de trocar um presente. “No fim das contas, é sobre identificar com precisão quem é quem. E isso é exatamente o que nossas soluções fazem todos os dias: garantem que cada usuário tenha sua identidade reconhecida de forma segura”, completa.
 

Ficha técnica – Campanha de Natal Serasa Experian 2025

• Direção: Roberta Cuzzatti

• Direção de fotografia: Diego Sousa

• Direção de arte: Sandra Takao

• Produção: Cris Barbosa

• Produtora: Etcetera Produções

• Produtora de áudio: Berimbau

• Pós-produção: Cora Post

###

Serasa Experian

A Serasa Experian é a primeira e a maior Datatech do Brasil. Líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude. Com tecnologia de ponta, inovação e os melhores talentos, transforma a incerteza do risco na melhor decisão, ajudando pessoas a realizarem seus sonhos e empresas de todos os portes e segmentos a prosperarem.

Criada em 1968, a Serasa passou a fazer parte da Experian Company em 2007, empresa global com matriz em Londres. Atualmente, é responsável por mais de 6,5 milhões de consultas diárias sobre empresas e consumidores e protege mais de 2,2 bilhões de transações comerciais todos os anos.

Empodera consumidores com educação financeira, facilitando o acesso a crédito justo. Ajuda empresas de todos os portes e segmentos a tomar melhores decisões, em diversas frentes para: encontrar novos clientes, gerenciar os atuais com mais eficiência, conceder crédito ou vender a prazo com segurança, cumprir normas ESG, autenticar seus clientes e prevenir fraude e, ainda, cobrá-los no momento ideal, sem impactar o relacionamento.

Com o propósito de criar um futuro melhor para todos ampliando oportunidades para pessoas e empresas, capacita pessoas na área de tecnologia e impulsiona pequenos negócios e startups de impacto social por meio de programas próprios e gratuitos. É considerada uma Top Company do LinkedIn e uma das melhores empresas para trabalhar, reconhecida pelo GPTW. Também é a empresa de serviços mais inovadora do país, certificada pelo Prêmio Valor Inovação Brasil.

Experian

A Experian é uma empresa global de dados e tecnologia que cria oportunidades para pessoas e impulsiona negócios ao redor do mundo. Facilitamos a jornada de crédito, autenticamos e prevenimos contra fraudes, simplificamos processos da área da saúde, oferecemos soluções de marketing digital e ajudamos a obter insights sobre o setor automotivo, tudo isso utilizando combinações inovadoras dos nossos dados, análises e softwares. Também ajudamos milhões de pessoas a conquistarem seus objetivos financeiros e a economizarem tempo e dinheiro.

Atuamos em diferentes mercados, indo além dos serviços financeiros e operando, por exemplo, no setor automotivo, de agronegócio, área da saúde, seguros e em muitos outros segmentos da indústria. Para continuar inovando investimos em pessoas talentosas e em tecnologia avançada a fim de desvendar o poder dos dados.  

Com sede corporativa localizada em Dublin, na Irlanda, somos uma empresa presente no índice FTSE 100 listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e temos uma equipe de 25.200 pessoas em 32 países. Saiba mais em experianplc.com.

Notícias mais recentes

Entre no nosso mailing

E-mail cadastrado com sucesso

Erro ao cadastrar

Porta-vozes

Porta-vozes

Aqui você encontra os porta-vozes oficiais da Serasa Experian para cada área de negócio que temos.

Acessar
Indicadores econômicos

Indicadores econômicos

Confira os indicadores da Serasa Experian com base nas análises feitas por nossos especialistas.

Acessar

Entre em contato