Prevenção à Fraude

06 de ago. 2025

Golpes no Dia dos Pais: Serasa Experian estima mais de 112 mil tentativas de fraude no final de semana da data

Datas comemorativas estão na mira dos criminosos para fazerem mais vítimas; expectativa da datatech aponta risco de mais de R$ 205 milhões em perdas para consumidores e empresas

Em datas comemorativas, o aumento nas compras online também amplia as oportunidades para a atuação de golpistas. Para o fim de semana do Dia dos Pais, celebrado no próximo dia 10, a Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil, projeta mais de 112.690 mil tentativas de fraude em todo o país, atingindo setores como Varejo, Serviços, Bancos, Financeiras e Telefonia. Caso sejam bem-sucedidas, essas fraudes podem gerar prejuízos superiores a R$ 230,5 milhões para consumidores e empresas. 

“O consumidor está cada vez mais digital, mas ainda vulnerável. Datas como o Dia dos Pais, que movimentam o varejo, também são aproveitadas por fraudadores para aplicar golpes mais sofisticados”, afirma o Diretor de Autenticação e Prevenção a Fraude da Serasa Experian, Caio Rocha. “Esses momentos de celebração são amplamente explorados por golpistas, que se aproveitam do apelo emocional e da pressa dos brasileiros em encontrar o presente ideal para aplicar golpes com engenharia social ainda mais convincente”.

A alta circulação de dados financeiros, impulsionada por promoções e compras emocionais, torna o ambiente digital especialmente exposto. Segundo Rocha, a atenção tem que ser redobrada: “A prevenção é o melhor presente. Antes de garantir uma surpresa para o seu pai, garanta sua própria segurança. O volume alarmante de tentativas de fraude projetado apenas para o fim de semana do Dia dos Pais reforça a necessidade de investimentos contínuos em autenticação, análise de comportamento e tecnologias antifraude em camadas. Proteger os dados e garantir jornadas digitais seguras é um desafio crescente — e deve ser prioridade para empresas e consumidores”. 

Dicas para se proteger de fraudes neste Dia dos Pais:

• Desconfiar de promoções muito atrativas, especialmente por links recebidos em redes sociais ou e-mails;

• Evitar clicar em links de fontes desconhecidas e confirme sempre a veracidade do site antes de inserir seus dados ou efetuar pagamentos;

• Usar senhas fortes e únicas para cada serviço e ative a autenticação em dois fatores sempre que possível;

• Nunca compartilhar códigos de segurança ou senhas, mesmo que o pedido pareça vir de alguém conhecido;

• Cadastrar suas chaves Pix apenas nos canais oficiais do banco e monitore constantemente o seu CPF para detectar qualquer movimentação suspeita.

• Nunca enviar fotos do rosto ou gravações de voz por aplicativos de mensagem, redes sociais ou e-mail, principalmente para pessoas que não de sua confiança;

• Atualizar sempre o sistema do celular, pois versões mais recentes corrigem falhas de segurança;

• Utilizar autenticação em dois fatores sempre que possível.

Dicas para empresas: 

• Em um ambiente de negócios cada vez mais digital e interconectado, onde as fraudes evoluem e se ampliam rapidamente a prevenção à fraude em camadas não é apenas uma boa prática, mas uma necessidade estratégica;

• Combinar biometria, geolocalização, validação de dispositivos e outras etapas na jornada para aumentar a eficácia da autenticação;

• Investir em tecnologias de prevenção à fraude para proteger a integridade e a segurança das operações da sua empresa.

• Garantir a qualidade e a veracidade dos dados das soluções de prevenção à fraude a partir de soluções que se aprimorem constantemente diante das mudanças e ameaças das fraudes;

• Entender profundamente o perfil do seu usuário e buscar minimizar pontos de fricção em sua jornada digital, garantindo uma experiência fluida e sem comprometer a segurança.

• Fazer da prevenção uma alavanca de experiência do cliente, diminuindo fricções com uma orquestração inteligente de soluções antifraude que ajuda a equilibrar segurança com fluidez na jornada digital;

• Educar seus colaboradores, parceiros e clientes: Golpes com engenharia social podem começar com um e-mail falso ou uma ligação suspeita, e causar danos graves. Manter as pessoas informadas é uma das defesas mais eficazes contra fraudes.

###

Serasa Experian

A Serasa Experian é a primeira e a maior Datatech do Brasil. Líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude. Com tecnologia de ponta, inovação e os melhores talentos, transforma a incerteza do risco na melhor decisão, ajudando pessoas a realizarem seus sonhos e empresas de todos os portes e segmentos a prosperarem.

Criada em 1968, a Serasa passou a fazer parte da Experian Company em 2007, empresa global com matriz em Londres. Atualmente, é responsável por mais de 6,5 milhões de consultas diárias sobre empresas e consumidores e protege mais de 2,2 bilhões de transações comerciais todos os anos.

Empodera consumidores com educação financeira, facilitando o acesso a crédito justo. Ajuda empresas de todos os portes e segmentos a tomar melhores decisões, em diversas frentes para: encontrar novos clientes, gerenciar os atuais com mais eficiência, conceder crédito ou vender a prazo com segurança, cumprir normas ESG, autenticar seus clientes e prevenir fraude e, ainda, cobrá-los no momento ideal, sem impactar o relacionamento.

Com o propósito de criar um futuro melhor para todos ampliando oportunidades para pessoas e empresas, capacita pessoas na área de tecnologia e impulsiona pequenos negócios e startups de impacto social por meio de programas próprios e gratuitos. É considerada uma Top Company do LinkedIn e uma das melhores empresas para trabalhar, reconhecida pelo GPTW. Também é a empresa de serviços mais inovadora do país, certificada pelo Prêmio Valor Inovação Brasil.

Experian

A Experian é uma empresa global de dados e tecnologia que cria oportunidades para pessoas e impulsiona negócios ao redor do mundo. Facilitamos a jornada de crédito, autenticamos e prevenimos contra fraudes, simplificamos processos da área da saúde, oferecemos soluções de marketing digital e ajudamos a obter insights sobre o setor automotivo, tudo isso utilizando combinações inovadoras dos nossos dados, análises e softwares. Também ajudamos milhões de pessoas a conquistarem seus objetivos financeiros e a economizarem tempo e dinheiro.

Atuamos em diferentes mercados, indo além dos serviços financeiros e operando, por exemplo, no setor automotivo, de agronegócio, área da saúde, seguros e em muitos outros segmentos da indústria. Para continuar inovando investimos em pessoas talentosas e em tecnologia avançada a fim de desvendar o poder dos dados.  

Com sede corporativa localizada em Dublin, na Irlanda, somos uma empresa presente no índice FTSE 100 listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e temos uma equipe de 25.200 pessoas em 32 países. Saiba mais em experianplc.com.

Notícias mais recentes

Mailing icon

Entre no nosso mailing

E-mail cadastrado com sucesso

Erro ao cadastrar

Porta-vozes

Porta-vozes

Aqui você encontra os porta-vozes oficiais da Serasa Experian para cada área de negócio que temos.

Acessar
Indicadores econômicos

Indicadores econômicos

Confira os indicadores da Serasa Experian com base nas análises feitas por nossos especialistas.

Acessar

Entre em contato