Prevenção à Fraude

04 de dez. 2025

Fraudes transacionais e vazamentos de dados são as principais ocorrências em empresas brasileiras, aponta pesquisa da Serasa Experian

Preocupação com golpes cresce 58,5% e acelera adoção de autenticações múltiplas para reforçar segurança digital

As fraudes que mais atingiram as empresas brasileiras no último ano envolvem pagamentos transacionais (28,4%), vazamentos de dados (26,8%) e fraudes financeiras, (por exemplo, quando fraudadores solicitam um pagamento para uma conta bancária fraudulenta) (26,5%), segundo o recorte corporativo do Relatório de Identidade e Fraude 2025, produzido pela Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil. Esse cenário aumenta o senso de urgência das companhias, fazendo com que 58,5% delas estejam mais preocupadas com fraudes do que antes, reflexo de um ambiente onde cada transação pode se tornar alvo e cada clique pode ser uma porta de entrada para ataques. 

Apenas no primeiro semestre de 2025, o Brasil registrou 6,9 milhões de tentativas de golpes, segundo o Indicador de Tentativas de Fraude da datatech. Para responder a esse ambiente de risco, as organizações têm priorizado a prevenção em camadas. Ainda de acordo com o relatório, 8 em cada 10 empresas já confiam em mais de um mecanismo de autenticação, índice que chega a 87,5% entre grandes corporações.

Os métodos mais tradicionais seguem predominando nas estratégias de defesa: verificação de documentos (51,6%) e análise cadastral (47,1%) ainda são os mais utilizados. Contudo, outras soluções vêm ganhando espaço, como biometria facial (29,1%) e análise de dispositivos (25%). O setor industrial, por exemplo, lidera a adoção da biometria, com 42,3%. A consistência na escolha de mecanismos de segurança entre diferentes segmentos reforça um movimento coletivo de adaptação, ainda que em velocidades distintas.

Segundo o Diretor de Autenticação e Prevenção a Fraude, Rodrigo Sanchez, “a biometria tem se destacado nas regulamentações mais recentes e, por já fazer parte da rotina do consumidor brasileiro, tende a ser cada vez mais adotada pelas empresas como elemento central nas estratégias de verificação de identidade e combate às fraudes”. Veja abaixo um gráfico que detalha a média nacional e a visão por segmento:

“Há uma clara evolução no entendimento de que prevenir fraudes não é uma ação pontual, e sim uma estratégia integrada que combina tecnologia, dados e experiência do cliente. O que observamos hoje é um movimento crescente em direção ao uso de múltiplos recursos de proteção, aplicados de forma inteligente e adaptados à realidade de cada negócio. Essas camadas são orquestradas estrategicamente para garantir o melhor equilíbrio entre segurança e fluidez na jornada digital”, comenta Sanchez. “Sabemos que as tentativas de fraude vão acontecer, e o nosso papel, como líderes em soluções de prevenção, é proteger os negócios para que elas continuem sendo apenas isso: tentativas”, completa o executivo da datatech.

###

Serasa Experian

A Serasa Experian é a primeira e a maior Datatech do Brasil. Líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude. Com tecnologia de ponta, inovação e os melhores talentos, transforma a incerteza do risco na melhor decisão, ajudando pessoas a realizarem seus sonhos e empresas de todos os portes e segmentos a prosperarem.

Criada em 1968, a Serasa passou a fazer parte da Experian Company em 2007, empresa global com matriz em Londres. Atualmente, é responsável por mais de 6,5 milhões de consultas diárias sobre empresas e consumidores e protege mais de 2,2 bilhões de transações comerciais todos os anos.

Empodera consumidores com educação financeira, facilitando o acesso a crédito justo. Ajuda empresas de todos os portes e segmentos a tomar melhores decisões, em diversas frentes para: encontrar novos clientes, gerenciar os atuais com mais eficiência, conceder crédito ou vender a prazo com segurança, cumprir normas ESG, autenticar seus clientes e prevenir fraude e, ainda, cobrá-los no momento ideal, sem impactar o relacionamento.

Com o propósito de criar um futuro melhor para todos ampliando oportunidades para pessoas e empresas, capacita pessoas na área de tecnologia e impulsiona pequenos negócios e startups de impacto social por meio de programas próprios e gratuitos. É considerada uma Top Company do LinkedIn e uma das melhores empresas para trabalhar, reconhecida pelo GPTW. Também é a empresa de serviços mais inovadora do país, certificada pelo Prêmio Valor Inovação Brasil.

Experian

A Experian é uma empresa global de dados e tecnologia que cria oportunidades para pessoas e impulsiona negócios ao redor do mundo. Facilitamos a jornada de crédito, autenticamos e prevenimos contra fraudes, simplificamos processos da área da saúde, oferecemos soluções de marketing digital e ajudamos a obter insights sobre o setor automotivo, tudo isso utilizando combinações inovadoras dos nossos dados, análises e softwares. Também ajudamos milhões de pessoas a conquistarem seus objetivos financeiros e a economizarem tempo e dinheiro.

Atuamos em diferentes mercados, indo além dos serviços financeiros e operando, por exemplo, no setor automotivo, de agronegócio, área da saúde, seguros e em muitos outros segmentos da indústria. Para continuar inovando investimos em pessoas talentosas e em tecnologia avançada a fim de desvendar o poder dos dados.  

Com sede corporativa localizada em Dublin, na Irlanda, somos uma empresa presente no índice FTSE 100 listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e temos uma equipe de 25.200 pessoas em 32 países. Saiba mais em experianplc.com.

Notícias mais recentes

Entre no nosso mailing

E-mail cadastrado com sucesso

Erro ao cadastrar

Porta-vozes

Porta-vozes

Aqui você encontra os porta-vozes oficiais da Serasa Experian para cada área de negócio que temos.

Acessar
Indicadores econômicos

Indicadores econômicos

Confira os indicadores da Serasa Experian com base nas análises feitas por nossos especialistas.

Acessar

Entre em contato