04 de dez. 2025
Fraudes transacionais e vazamentos de dados são as principais ocorrências em empresas brasileiras, aponta pesquisa da Serasa Experian
Preocupação com golpes cresce 58,5% e acelera adoção de autenticações múltiplas para reforçar segurança digital
As fraudes que mais atingiram as empresas brasileiras no último ano envolvem pagamentos transacionais (28,4%), vazamentos de dados (26,8%) e fraudes financeiras, (por exemplo, quando fraudadores solicitam um pagamento para uma conta bancária fraudulenta) (26,5%), segundo o recorte corporativo do Relatório de Identidade e Fraude 2025, produzido pela Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil. Esse cenário aumenta o senso de urgência das companhias, fazendo com que 58,5% delas estejam mais preocupadas com fraudes do que antes, reflexo de um ambiente onde cada transação pode se tornar alvo e cada clique pode ser uma porta de entrada para ataques.
Apenas no primeiro semestre de 2025, o Brasil registrou 6,9 milhões de tentativas de golpes, segundo o Indicador de Tentativas de Fraude da datatech. Para responder a esse ambiente de risco, as organizações têm priorizado a prevenção em camadas. Ainda de acordo com o relatório, 8 em cada 10 empresas já confiam em mais de um mecanismo de autenticação, índice que chega a 87,5% entre grandes corporações.
Os métodos mais tradicionais seguem predominando nas estratégias de defesa: verificação de documentos (51,6%) e análise cadastral (47,1%) ainda são os mais utilizados. Contudo, outras soluções vêm ganhando espaço, como biometria facial (29,1%) e análise de dispositivos (25%). O setor industrial, por exemplo, lidera a adoção da biometria, com 42,3%. A consistência na escolha de mecanismos de segurança entre diferentes segmentos reforça um movimento coletivo de adaptação, ainda que em velocidades distintas.
Segundo o Diretor de Autenticação e Prevenção a Fraude, Rodrigo Sanchez, “a biometria tem se destacado nas regulamentações mais recentes e, por já fazer parte da rotina do consumidor brasileiro, tende a ser cada vez mais adotada pelas empresas como elemento central nas estratégias de verificação de identidade e combate às fraudes”. Veja abaixo um gráfico que detalha a média nacional e a visão por segmento:

“Há uma clara evolução no entendimento de que prevenir fraudes não é uma ação pontual, e sim uma estratégia integrada que combina tecnologia, dados e experiência do cliente. O que observamos hoje é um movimento crescente em direção ao uso de múltiplos recursos de proteção, aplicados de forma inteligente e adaptados à realidade de cada negócio. Essas camadas são orquestradas estrategicamente para garantir o melhor equilíbrio entre segurança e fluidez na jornada digital”, comenta Sanchez. “Sabemos que as tentativas de fraude vão acontecer, e o nosso papel, como líderes em soluções de prevenção, é proteger os negócios para que elas continuem sendo apenas isso: tentativas”, completa o executivo da datatech.
###
Serasa Experian
A Serasa Experian é a primeira e a maior Datatech do Brasil. Líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude. Com tecnologia de ponta, inovação e os melhores talentos, transforma a incerteza do risco na melhor decisão, ajudando pessoas a realizarem seus sonhos e empresas de todos os portes e segmentos a prosperarem.
Criada em 1968, a Serasa passou a fazer parte da Experian Company em 2007, empresa global com matriz em Londres. Atualmente, é responsável por mais de 6,5 milhões de consultas diárias sobre empresas e consumidores e protege mais de 2,2 bilhões de transações comerciais todos os anos.
Empodera consumidores com educação financeira, facilitando o acesso a crédito justo. Ajuda empresas de todos os portes e segmentos a tomar melhores decisões, em diversas frentes para: encontrar novos clientes, gerenciar os atuais com mais eficiência, conceder crédito ou vender a prazo com segurança, cumprir normas ESG, autenticar seus clientes e prevenir fraude e, ainda, cobrá-los no momento ideal, sem impactar o relacionamento.
Com o propósito de criar um futuro melhor para todos ampliando oportunidades para pessoas e empresas, capacita pessoas na área de tecnologia e impulsiona pequenos negócios e startups de impacto social por meio de programas próprios e gratuitos. É considerada uma Top Company do LinkedIn e uma das melhores empresas para trabalhar, reconhecida pelo GPTW. Também é a empresa de serviços mais inovadora do país, certificada pelo Prêmio Valor Inovação Brasil.
Experian
A Experian é uma empresa global de dados e tecnologia que cria oportunidades para pessoas e impulsiona negócios ao redor do mundo. Facilitamos a jornada de crédito, autenticamos e prevenimos contra fraudes, simplificamos processos da área da saúde, oferecemos soluções de marketing digital e ajudamos a obter insights sobre o setor automotivo, tudo isso utilizando combinações inovadoras dos nossos dados, análises e softwares. Também ajudamos milhões de pessoas a conquistarem seus objetivos financeiros e a economizarem tempo e dinheiro.
Atuamos em diferentes mercados, indo além dos serviços financeiros e operando, por exemplo, no setor automotivo, de agronegócio, área da saúde, seguros e em muitos outros segmentos da indústria. Para continuar inovando investimos em pessoas talentosas e em tecnologia avançada a fim de desvendar o poder dos dados.
Com sede corporativa localizada em Dublin, na Irlanda, somos uma empresa presente no índice FTSE 100 listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e temos uma equipe de 25.200 pessoas em 32 países. Saiba mais em experianplc.com.
Institucional
Tempo de leitura 6m
04, dez. 2025
Prevenção à Fraude
Tempo de leitura 4m
04, dez. 2025
Indicadores
Tempo de leitura 4m
03, dez. 2025
Entre no nosso mailing
E-mail cadastrado com sucesso
Erro ao cadastrar
Porta-vozes
Aqui você encontra os porta-vozes oficiais da Serasa Experian para cada área de negócio que temos.
Indicadores econômicos
Confira os indicadores da Serasa Experian com base nas análises feitas por nossos especialistas.