04 de jul. 2025
BRB reforça segurança digital e reduz análise manual de propostas em 86,2% com soluções de autenticação e prevenção à fraude da Serasa Experian
O Banco BRB registrou avanços significativos em segurança digital, eficiência operacional e experiência do cliente após modernizar seus processos de abertura de contas com tecnologias de autenticação da Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil, especializada em prevenção à fraude.
A iniciativa combinou múltiplas camadas de proteção — como KYC, biometria facial, detecção de prova de vida (liveness), validação de documentos e análise de dispositivos — com inteligência de dados e orquestração em tempo real. Como resultado, o Banco passou a identificar tentativas de fraude ainda nas etapas iniciais da jornada digital, bloqueando acessos suspeitos de forma mais ágil e precisa, sem comprometer a entrada de usuários legítimos. A adoção dessas tecnologias reduziu em 86,2% o volume de cadastros que exigem análise manual, reforçando a confiança nas decisões automatizadas e aumentando a eficiência na triagem de risco.
O tempo médio para abertura de contas caiu de até duas horas para menos de 15 minutos — um ganho de 87,5% em eficiência — e a taxa de aprovação aumentou 10 pontos percentuais, atingindo 85%. Ao mesmo tempo, o índice de recusas caiu para 4%, enquanto os casos de documentos não analisáveis recuaram 45%.
Além dos ganhos em segurança e agilidade, a nova estratégia também gerou impacto econômico relevante. Com a triagem de risco acontecendo já nas primeiras etapas da jornada, o BRB passou a direcionar seus recursos para análises com maior potencial de conversão, reduzindo custos operacionais. Essa eficiência se traduz em jornadas mais rápidas para o cliente e na possibilidade de oferecer serviços com melhor custo-benefício.
A identificação precoce de tentativas de fraude — antes que os cadastros avançassem para etapas mais custosas da jornada — também contribuiu para a mitigação de perdas operacionais. De acordo com estimativas internas, o BRB deixou de incorrer em até R$ 50 milhões em custos associados à abertura de contas falsas, reforçando o papel estratégico da automação no combate à fraude e no ganho de eficiência.
Para o presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, a parceria com a Serasa Experian tem sido fundamental para elevar o padrão de segurança digital do Banco, sempre priorizando a experiência do cliente. “Conseguimos aumentar a segurança, automatizar nossos processos, reduzir custos e oferecer uma jornada mais fluida e acessível para os nossos correntistas. Essa sinergia reforça como a integração entre tecnologia e estratégia pode transformar a jornada digital bancária, aumentando a inclusão, melhorando a performance e fortalecendo a confiança dos usuários”, afirma.
“A combinação entre inteligência de dados e orquestração de tecnologias para uma jornada mais segura tem impacto direto na proteção e na performance das instituições. O resultado com o BRB comprova isso de forma concreta. A aplicação coordenada de múltiplas tecnologias — biometria facial à verificação documental — permite ganhos consistentes em agilidade, redução de perdas e confiança para todas as partes envolvidas”, explica Caio Rocha, diretor de Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa Experian.
A parceria entre BRB e Serasa Experian reforça como a integração entre tecnologia e estratégia pode transformar a jornada digital bancária, ao mesmo tempo em que amplia a inclusão, melhora a performance e fortalece a confiança dos usuários.
##
Serasa Experian
A Serasa Experian é a primeira e a maior Datatech do Brasil. Líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude. Com tecnologia de ponta, inovação e os melhores talentos, transforma a incerteza do risco na melhor decisão, ajudando pessoas a realizarem seus sonhos e empresas de todos os portes e segmentos a prosperarem.
Criada em 1968, a Serasa passou a fazer parte da Experian Company em 2007, empresa global com matriz em Londres. Atualmente, é responsável por mais de 6,5 milhões de consultas diárias sobre empresas e consumidores e protege mais de 2,2 bilhões de transações comerciais todos os anos.
Empodera consumidores com educação financeira, facilitando o acesso a crédito justo. Ajuda empresas de todos os portes e segmentos a tomar melhores decisões, em diversas frentes para: encontrar novos clientes, gerenciar os atuais com mais eficiência, conceder crédito ou vender a prazo com segurança, cumprir normas ESG, autenticar seus clientes e prevenir fraude e, ainda, cobrá-los no momento ideal, sem impactar o relacionamento.
Com o propósito de criar um futuro melhor para todos ampliando oportunidades para pessoas e empresas, capacita pessoas na área de tecnologia e impulsiona pequenos negócios e startups de impacto social por meio de programas próprios e gratuitos. É considerada uma Top Company do LinkedIn e uma das melhores empresas para trabalhar, reconhecida pelo GPTW. Também é a empresa de serviços mais inovadora do país, certificada pelo Prêmio Valor Inovação Brasil.
Experian
A Experian é uma empresa global de dados e tecnologia que cria oportunidades para pessoas e impulsiona negócios ao redor do mundo. Facilitamos a jornada de crédito, autenticamos e prevenimos contra fraudes, simplificamos processos da área da saúde, oferecemos soluções de marketing digital e ajudamos a obter insights sobre o setor automotivo, tudo isso utilizando combinações inovadoras dos nossos dados, análises e softwares. Também ajudamos milhões de pessoas a conquistarem seus objetivos financeiros e a economizarem tempo e dinheiro.
Atuamos em diferentes mercados, indo além dos serviços financeiros e operando, por exemplo, no setor automotivo, de agronegócio, área da saúde, seguros e em muitos outros segmentos da indústria. Para continuar inovando investimos em pessoas talentosas e em tecnologia avançada a fim de desvendar o poder dos dados.
Com sede corporativa localizada em Dublin, na Irlanda, somos uma empresa presente no índice FTSE 100 listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e temos uma equipe de 22.500 pessoas em 32 países. Saiba mais em experianplc.com.

Entre no nosso mailing
E-mail cadastrado com sucesso
Erro ao cadastrar

Porta-vozes
Aqui você encontra os porta-vozes oficiais da Serasa Experian para cada área de negócio que temos.

Indicadores econômicos
Confira os indicadores da Serasa Experian com base nas análises feitas por nossos especialistas.