Prevenção à Fraude

27 de jun. 2023

Brasil sofreu uma tentativa de fraude a cada 11 segundos em abril, mostra Serasa Experian

Total foi de 232.478 investidas de golpistas contra os brasileiros; adultos entre 36 e 50 anos foram os alvos preferidos Em abril, os brasileiros sofreram uma tentativa de golpe a cada 11 segundos. Os dados, que são do Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian, mostram que o total foi 232.478 investidas de criminosos contra consumidores e empresas a fim de fraudá-los ou roubar suas identidades. Apesar de alarmantes, os números sofreram uma queda de 14,8% relativos a março e um recuo de 22,2% comparados a abril de 2022. A seguir, veja os dados completos no gráfico: “As tentativas de fraude estão cada vez mais popularizadas, fazendo com que os consumidores e empresas estejam mais atentos sobre os tipos de golpe que podem sofrer em ambientes digitais. Isso pode explicar a queda nas tentativas, mas, ainda assim, é necessário redobrar a atenção e investir em formas de combatê-las”, declara o diretor de Produtos de Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa Experian, Caio Rocha. O segmento favorito dos criminosos para aplicar golpes em abril foi o de “Bancos e Cartões” (46,4%). O executivo explica que isso é devido ao avanço tecnológico que garante um ganho financeiro rápido aos golpistas, em função das transações serem instantâneas. Em seguida no ranking ficou o setor de “Serviços” (26,8%), “Financeiras” (20,9%), “Varejo” (4,7%) e “Telefonia” (1,4%). Alvo dos criminosos: adultos entre 36 e 50 anos O indicador de tentativas de fraude mostrou ainda que, em abril de 2023, os adultos com idades entre 36 e 50 anos foram os alvos principais dos golpistas, com 36,6% de incidência. Em seguida foram aqueles com 26 a 35 anos (27,5%), 51 a 60 anos (14,2%), jovens de até 25 anos (10,9%) e idosos acima dos 60 anos (10,8%). Sudeste lidera ranking com estados que mais sofreram tentativas de fraude Os números também mostram que São Paulo (71.820), Rio de Janeiro (23.540) e Minas Gerais (21.082) foram, respectivamente, as Unidades Federativas (UFs) que mais sofreram com tentativas de fraude em abril de 2023. Confira a seguir a listagem completa: Mais de mil tentativas de fraude por milhão de habitante A cada um milhão de habitantes, houve 1.077 tentativas de fraude no Brasil. Na visão por Unidade Federativa (UF) neste recorte, foi o Distrito Federal (DF) que liderou com 1.755 tentativas de golpes a cada 1 milhão de habitantes e o Maranhão (MA) com a menor incidência (483). Veja no gráfico a seguir os números completos: Evite fraudes: veja dicas dos especialistas da Serasa Experian para se proteger Consumidores: 
  • Garanta que seu documento, celular e cartões estejam seguros e com senhas fortes para acesso aos aplicativos;
  • Desconfie de ofertas de produtos e serviços, como viagens, com preços muito abaixo do mercado. Nesses momentos, é comum que os cibercriminosos usem nomes de lojas conhecidas para tentar invadir o seu computador. Eles se valem de e-mails, SMS e réplicas de sites para tentar coletar informações e dados de cartão de crédito, senhas e informações pessoais do comprador;
  • Atenção com links e arquivos compartilhados em grupos de mensagens de redes sociais. Eles podem ser maliciosos e direcionar para páginas não seguras, que contaminam os dispositivos com vírus para funcionarem sem que o usuário perceba;
  • Cadastre suas chaves Pix apenas nos canais oficiais dos bancos, como aplicativo bancário, Internet Banking ou agências;
  • Não forneça senhas ou códigos de acesso fora do site do banco ou do aplicativo;
  • Não faça transferências para amigos ou parentes sem confirmar por ligação ou pessoalmente que realmente se trata da pessoa em questão, pois o contato da pessoa pode ter sido clonado ou falsificado;
  • Inclua suas informações pessoais e dados de cartão somente se tiver certeza de que se trata de um ambiente seguro;
  • Monitore o seu CPF com frequência para garantir que não foi vítima de qualquer fraude do Pix.
Empresas: 
  • Com a aceleração da adoção de canais digitais na vida dos consumidores, as empresas estão cada vez mais investindo em novos métodos de soluções antifraude e tecnologias sofisticadas ao longo da jornada do cliente, para que a segurança da operação não afete sua experiência integrada. A Serasa Experian, por exemplo, tem soluções modulares inteligentes e um time de especialistas que possibilitam oferecer uma experiência segura e sem atrito ao cliente final. Com combinação de dados, analytics e soluções automatizadas, as empresas podem expandir os negócios com segurança.
  • Conte com plataformas de pagamento online. A empresa que deseja atuar de forma online, prestando serviços ou vendendo produtos, precisa ter a máxima atenção com os pagamentos. É preciso adotar uma sistemática que alie rapidez no processamento das transações à segurança;
  • Faça a análise de compras mais caras. Outra prática que pode reduzir bastante o risco de fraude online é a análise das compras. Sempre que a empresa se deparar com um pedido de alto valor, por exemplo, é necessário dedicar uma atenção especial, verificando de forma mais detalhada o cliente e os dados informados. Uma forma de garantir a segurança desse tipo de transação é realizando um contato prévio por e-mail ou telefone para confirmar dados ou a própria compra. Embora esse tipo de avaliação possa tornar o processo de venda mais longo, ele é essencial para resguardar o seu negócio contra fraudes;
  • Verifique cadastros. Contar com uma base de dados do cliente é essencial para reforçar a segurança de operações online. Nesse quesito, ter acesso a um cadastro atualizado dos consumidores, no qual é possível checar a veracidade das informações fornecidas no momento de uma compra, por exemplo, é outra estratégia para reduzir os riscos na hora de vender. A confirmação cadastral pode facilmente identificar tentativas de fraudes, sinalizando situações suspeitas, como divergências de dados do cliente com as que constam de outras bases de dados confiáveis;
  • Consulte o perfil do seu cliente. Quando a empresa é capaz de avaliar o histórico do consumidor no mercado, status do seu CPF ou CNPJ, os seus hábitos e a existência de pendências em seu nome, por exemplo, fica muito mais fácil e seguro avaliar os riscos de uma operação.
Metodologia O Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraude – Consumidor é resultado do cruzamento de dois conjuntos de informações das bases de dados da Serasa Experian: 1) total de consultas de CPFs efetuado mensalmente na Serasa Experian; 2) estimativa do risco de fraude, obtida através da aplicação dos modelos probabilísticos de detecção de fraudes desenvolvidos pela Serasa Experian, baseados em dados brasileiros e tecnologia Experian global já consolidada em outros países. O Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraudes – Consumidor é constituído pela multiplicação da quantidade de CPFs consultados (item 1) pela probabilidade de fraude (item 2).
Serasa Experian A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia e protege 100 milhões de transações contra fraude por mês, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia. Experian A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida - desde comprar uma casa ou um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes - nós empoderamos consumidores e empresas a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle de suas vidas e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime. Empregamos cerca de 21.700 pessoas em 30 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. Com sede corporativa em Dublin, Irlanda, a Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.

Notícias mais recentes

Mailing icon

Entre no nosso mailing

E-mail cadastrado com sucesso

Erro ao cadastrar

Porta-vozes

Porta-vozes

Aqui você encontra os porta-vozes oficiais da Serasa Experian para cada área de negócio que temos.

Acessar
Indicadores econômicos

Indicadores econômicos

Confira os indicadores da Serasa Experian com base nas análises feitas por nossos especialistas.

Acessar

Entre em contato