Para proteger o cidadão e as empresas, a Serasa Experian oferece gratuitamente um serviço de cadastramento de informações sobre documentos e cheques roubados, extraviados, cancelados ou sustados. O serviço funciona 24 horas em todos os dias da semana e haverá reforço de plantão durante o feriadão de Carnaval.

A pessoa que tiver cheques ou documentos roubados ou extraviados no feriado pode fazer o registro gratuito desse fato pela internet no endereço www.documentosroubados.com.br. Essas informações ficarão disponíveis para os mais de 400 mil clientes que consultam a base de dados da Serasa Experian, em todo o Brasil, e podem prevenir o uso indevido dos documentos por golpistas para fazer compras ou abrir conta bancária.

Quem teve documentos roubados ou perdidos já comprovou que a dor de cabeça de cabeça de tirar uma nova via não é nada comparada com os transtornos de ser surpreendido por cobranças indevidas e descobrir que outra pessoa está utilizando seus dados para efetuar compras.

Muitas pessoas que perdem ou têm os documentos roubados deixam de tomar cuidados fundamentais. Além de procurar a polícia é preciso informar a Serasa Experian sobre a perda, ou roubo, para bloquear os documentos.

É possível cadastrar informações sobre roubo e extravio de cheques e documentos como o CPF (Cadastro de Pessoa Física), o documento de identidade (RG), o título de eleitor, a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e a CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social).

Para os correntistas que tiverem o talão de cheques extraviado ou roubado, a Serasa Experian repassa instantaneamente a informação para todo o comércio, sem necessidade de formalização por escrito. No entanto, quando os bancos reabrirem, a pessoa precisa procurar a sua agência bancária para fazer a sustação dos cheques. Em caso de roubo, é necessário que o correntista apresente ao banco o Boletim de Ocorrência (B.O.), que, no estado de São Paulo pode ser feito também pela internet, pelo site da Secretaria de Estado de Segurança Pública, de forma prática e rápida.

As informações sobre as ocorrências com cheques ficam disponíveis 3 dias úteis  para o comércio e, após esse período, saem automaticamente da base de consultas. Com esse prazo, a pessoa tem tempo para fazer o B.O., se houve roubo, e procurar o banco para fazer a sustação. As informações sobre os documentos, por sua vez, ficam disponíveis até o momento em que o portador desses documentos optar por excluir o registro, o que pode ser feito pela internet.

Quem já teve os documentos roubados e fez Boletim de Ocorrência também pode registrar a informação na Serasa Experian reduzindo assim o risco de seus documentos serem usados em golpes futuros.

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 4 milhões de consultas por dia, auxiliando 400 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

 

Experian

A Serasa Experian é parte do grupo Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes em mais de 90 países. A empresa auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização o processo de tomada de decisão. A Experian plc também apóia pessoas físicas no gerenciamento de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100, que é o principal indicador do desempenho médio das cotações da Bolsa de Londres. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2010 foi de US$ 3,9 bilhões. A empresa emprega cerca de 15.000 pessoas em 40 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; em Costa Mesa, na Califórnia e em São Paulo, Brasil.Para mais informações, visite http://www.experianplc.com