Cuidados simples podem ajudar as empresas a não se tornarem vítimas de golpistas

A economia brasileira conta com estímulos ao consumo devido às melhores condições no crédito, como a redução das taxas de juros. Este é um momento oportuno para que o comércio aproveite para ampliar suas vendas. Segundo indicador da Serasa Experian, aumentou em 5,8% o movimento de consumidores nas lojas em todo o país no primeiro bimestre de 2012, em relação ao mesmo período do ano passado.

Por causa desse cenário favorável, os especialistas de soluções antifraudes da Serasa Experian alertam para que o comerciante tenha cautela redobrada na hora de realizar a venda, pois nesse ambiente de maior fluxo de pessoas aumentam as probabilidades de fraudes. Essa chance pode aumentar em 25% nas vésperas e durante os feriados.

Os especialistas da Serasa Experian ressaltam que as perdas por fraude são irrecuperáveis e se traduzem em prejuízo líquido e certo, diferentemente das perdas por inadimplência, que podem ser buscadas. O golpe mais comum é o de roubo de identidade, ou seja, quando o fraudador que está fazendo a compra se passa por dono do documento ou por titular das informações apresentadas.

Cuidados simples podem ajudar uma empresa a reduzir o risco de ser vítima de fraudes. Para os especialistas da Serasa Experian, o primeiro passo é prestar muita atenção no documento de identificação. Uma simples conferência da foto do documento com a pessoa que se apresenta na loja e a verificação da consistência dos dados informados já aumentam consideravelmente as chances de evitar prejuízos.

Os especialistas orientam ainda que as micro e pequenas empresas, principalmente, redobrem essa atenção, pois muitas vezes, por não investirem em recursos básicos e acessíveis de prevenção, podem acabar sendo alvos preferenciais de golpistas.

Algumas ferramentas disponíveis no mercado ajudam o empresário a avaliar as informações de um cliente, como é o caso do Serviço de Alerta de Identidade da Serasa Experian (www.alertadeidentidade.com.br). Na hora de uma transação, o empresário pode fazer uma consulta ao CPF do consumidor e a Serasa Experian faz o cruzamento com bancos de dados de óbitos, documentos e cheques roubados, endereços e telefones, entre outros. A partir disso, o serviço dá uma nota de zero a mil às informações apresentadas pelo cliente e indica se há e qual o grau do risco para o comerciante.

Algumas situações após a venda ter sido realizada podem apontar que a fraude já aconteceu: o cliente ligar reclamando que não realizou a compra do produto; se após a compra efetivada, não for paga nenhuma das parcelas; se o cliente não for encontrado; caso encontre o titular dos documentos, ele comprova que nunca esteve no estabelecimento.

Confira 5 dicas para evitar golpes antes de realizar uma venda a prazo:
1ª – Peça sempre dois documentos originais como RG, CPF e Carteira de Habilitação;
2ª – Procure confirmar se as informações fornecidas pelo cliente são verdadeiras, analisando atenciosamente se o nome apresentado nos documentos é o mesmo que consta no comprovante de residência;
3ª – Solicite ao cliente o número do telefone residencial e faça a checagem dos dados naquele instante;
4ª – Consulte alguma ferramenta de prevenção a fraudes disponível no mercado.
5ª – Se ainda assim o comerciante não se sentir seguro com a venda, peça que uma parte ou todo o pagamento seja feito à vista.

Consumidor pode cadastrar documentos roubados no Serviço Gratuito da Serasa Experian

Ter um documento roubado, perdido, extraviado ou clonado dobra a chance do consumidor ser vítima de fraude. Desde 2007, a Serasa Experian mantém gratuitamente o Serviço de Documentos Roubados. Quem for vítima de roubo ou perder seus documentos, além de fazer o Boletim de Ocorrência, pode registrar um alerta na Serasa Experian, cadastrando de maneira prática e segura as informações de cheques e documentos como identidade, carteira de trabalho, CPF, carteira de habilitação e título de eleitor.

Para fazer o cadastramento basta acessar o link www.serasaexperian.com.br/servicosaoconsumidor/cadastrar_documentos.htm ou ligar para a Central de Atendimento ao Consumidor no número (11) 3373 7272, que funciona todos os dias, das 8h às 21h. Se alguém já teve os dados extraviados e ainda não registrou as informações, também pode realizar o cadastro.

Após a realização do cadastro, a informação é disponibilizada provisoriamente por um período de dez dias. Para que permaneça por tempo indeterminado, o consumidor precisa enviar dentro desse prazo o boletim de ocorrência e uma declaração formal à Serasa Experian. Essas medidas podem evitar que seus documentos sejam usados em golpes futuros.

A partir da inclusão dos dados, de imediato as informações ficam disponíveis em todo o território brasileiro e só deixam o banco de dados da Serasa Experian após o pedido do consumidor. Já no caso dos cheques, as informações ficam na base de dados por três dias, tempo para o correntista avisar o banco, fazer o boletim de ocorrência e sustar os cheques.

Serasa Experian
A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 4 milhões de consultas por dia, auxiliando 400 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.
Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.
www.serasaexperian.com.br

Experian
A Serasa Experian é parte do grupo Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes em mais de 80 países. A empresa auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização o processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas no gerenciamento de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.
A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2011 foi de US$ 4,2 bilhões. A empresa emprega cerca de 15.000 pessoas em 41 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.
Para mais informações, visite http://www.experianplc.com

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