Depois de dois meses consecutivos apresentando taxas de crescimento expressivas (alta de 1,4% em maio e de 1,8% em junho), o movimento varejista nacional abriu o segundo semestre de 2009 com um ritmo de expansão mais moderado. Em julho, de acordo com o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, houve crescimento de 0,6% em relação o mês anterior, na série já livre de influências sazonais.

Dentre os segmentos do varejo que se destacaram no mês de julho, a proximidade do Dia dos Pais, as promoções anunciadas pelos varejistas e as baixas temperaturas registradas no mês passado proporcionaram elevação de 1,9% no movimento nas lojas de Tecidos, Vestuário, Calçados e Acessórios. A alta confirmou a Pesquisa Serasa Experian de Expectativa Empresarial – Dia dos Pais, divulgada em 24 de julho de 2009, na qual foram coletadas informações junto a 1.011 executivos do varejo nacional, ao serem indagados qual o presente que predominará neste Dia dos Pais, 59% deles afirmaram que roupas, calçados e acessórios deverão ser os itens mais comercializados (no ano passado este percentual foi de apenas 43%).

Outro segmento responsável pelo crescimento positivo da atividade comercial em julho foi o de Móveis, Eletroeletrônicos e Informática, o qual registrou elevação de 1,2% no mês passado. A melhora da confiança dos consumidores e das condições de crédito, associadas com as reduções tributárias governamentais, vêm mantendo no território positivo a evolução do movimento varejista deste segmento. Contudo, este avanço de 1,2% registrado em julho foi o menor dos últimos três meses, podendo sinalizar algum esgotamento dos estímulos positivos sobre estes produtos, tendo em vista que a expansão do crédito e, como contrapartida, do endividamento dos consumidores, para ser sustentável, necessita de evolução favorável do rendimento médio real, o que ainda não vem ocorrendo segundo as estatísticas oriundas do mercado de trabalho doméstico.

No campo negativo, o setor de Material de Construção foi o destaque de queda em julho deste ano, recuando 3,2% o movimento comparativamente ao mês anterior, também já livre das influências sazonais. O fato de que tivemos um mês de julho bastante chuvoso, especialmente no centro-sul do país, pode ser uma das causas a explicar o baixo desempenho deste segmento no mês passado, uma vez que este também foi beneficiado por medidas de isenções tributárias conduzidas pelo Governo Federal e, por conta disto, vinha demonstrando sinais de recuperação ao longo do segundo trimestre.

No acumulado do ano de 2009, o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio registrou crescimento de 4,0%, liderada pelo setor de Móveis, Eletroeletrônicos e Informática, com alta de 9,5%. Em seguida, destacou-se o setor de Veículos, Motos e Peças, com elevação de 2,3%. Os únicos segmentos que apresentaram queda de atividade no acumulado anual foram o de Combustíveis e Lubrificantes (-1,4%) e o de Material de Construção (-13,5%).

metodologia

O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio analisa eventos ocorridos em todo o Brasil e reflete a evolução da atividade do comércio varejista em âmbito nacional. O indicador considera as consultas registradas à base de dados da Serasa Experian de aproximadamente 6.000 empresas comerciais.

O ponto de partida e ferramental exclusivo é o banco de dados da Serasa Experian, uma das maiores empresas do mundo em informações e análises econômico-financeiras para apoiar decisões de crédito e negócios. A Serasa Experian é a única organização do Brasil que tem registros de todos os segmentos econômicos do país.

O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio tem periodicidade mensal e nasce sob a marca Serasa Experian, que conjuga a força do nome Serasa no mercado brasileiro com a liderança mundial da Experian.

A Experian é líder global no mercado de informações, atuante em mais de 65 países de todos os continentes. Adquiriu o controle acionário da Serasa em junho de 2007. A partir da consumação do negócio, as duas empresas integraram pessoas, expertises, soluções e agora apresentam uma marca que representa uma identidade única. Uma já tinha amplo e profundo conhecimento do mercado brasileiro; a outra veio com experiência de atuação em mercados mais maduros. Hoje, a Serasa Experian oferece as mais modernas e inovadoras soluções de informação para apoiar validação de dados, decisões de crédito e de marketing direto, a empresas de todos os segmentos da economia, e de todos os portes.