Parcelar os presentes em prazos longos pode comprometer ainda mais a renda futura do consumidor, lembrando que em 2012 sua renda não crescerá como nos últimos dois anos

Falta pouco para o Natal e com a entrada do 13º começa a corrida para as compras de final de ano. No entanto, os economistas da Serasa Experian recomendam aos consumidores endividados cautela na hora das compras e atenção aos prazos longos de financiamento para não comprometerem ainda mais a sua renda.

Segundo os economistas da empresa, não há problemas em parcelar os presentes, mas acumular dívidas envolve maior incerteza e no próximo ano a renda do trabalhador não deverá crescer como em 2011 e 2010.

Os economistas alertam também o consumidor que renegociou sua dívidas, aproveitando a primeira parcela do 13º, para ter cautela nos gastos de Natal, de forma a para não fazer novas dívidas e evitar de ficar inadimplente novamente. É bom destacar para quem estiver pagando renegociação de outras dívidas, que esta deve ser priorizada.

Para quem está endividado ou inadimplente e perdeu o controle das contas é aconselhável que busque a renegociação, alertam os economistas. Com a chegada do 13º salário, os consumidores têm a oportunidade de organizar sua vida financeira. Ele mesmo pode quitar ou renegociar suas dívidas diretamente com os credores e regularizar suas pendências sem precisar contratar serviços de terceiros.

Quanto aos parcelamentos de longo prazo, cabe esclarecer que envolvem maiores incertezas, como por exemplo a perda de emprego, enfermidade na família , entre outros, portanto, o consumidor deve comprometer apenas uma parcela menor de sua renda, para que numa eventualidade não tenha que reduzir seu patrimônio.

O consumidor deve evitar recorrer às linhas caras de crédito, a exemplo do pagamento mínimo do cartão de crédito e do crédito em conta corrente ( cheque especial)  como opção de obter recursos para as compras de Natal.

Cheque pré-datado, deve ser utilizado com disciplina, já que exige controle maior do consumidor em conferir seu extrato bancário e junto com o canhoto no talonário.

O consumidor deve lembrar que em janeiro há o pagamento do IPVA, IPTU e despesas escolares.

A Serasa Experian oferece gratuitamente o Serviço de Atendimento ao Consumidor em suas agências em todas as capitais e principais cidades do Brasil. Os serviços estão localizados sempre em prédios que oferecem segurança e privacidade ao consumidor, além de instalações equipadas com sistema informatizado integrado, o que torna ágil o atendimento.

Em São Paulo, capital, a agência da Serasa Experian está localizada na Rua Antônio Carlos, nº 434 - Cerqueira César. O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 17h.

Para saber os endereços da Serasa Experian em todo o país basta ligar (011) 3373 7272, ou, pela internet, por meio do link abaixo:
www.serasaexperian.com.br/serasaexperian/agencias/index.htm

Serasa Experian
A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 4 milhões de consultas por dia, auxiliando 400 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis. Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia. www.serasaexperian.com.br

Experian
A Serasa Experian é parte do grupo Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes em mais de 80 países. A empresa auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização o processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas no gerenciamento de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade. A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2011 foi de US$ 4,2 bilhões. A empresa emprega cerca de 15.000 pessoas em 41 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.
Para mais informações, visite http://www.experianplc.com

# # #