Certificados agilizam acesso e correções em eventuais erros no preenchimento da declaração, que podem levar o contribuinte a ser retido na malha fina

A rotina se repete a cada mês: a Receita Federal libera para consulta – em novembro, foi na última sexta-feira – os lotes da restituição do Imposto de Renda Pessoa Física, para que o contribuinte verifique se foi contemplado e receba os valores uma semana depois. À medida que os lotes chegam ao fim, porém, os contribuintes começam a repetir com ainda mais intensidade a pergunta que vem sendo feita desde o meio do ano: “Estou na malha fina?”.

Ao contribuinte, as alternativas que restam são esperar (sob grande ansiedade) ou verificar sua situação com a própria Receita Federal – um processo que pode ser agilizado por meio do uso do Certificado Digital. Basta entrar no site da Receita – www.receita.fazenda.gov.br – munido de seu certificado digital e, na parte superior da tela, observar o campo “Acesso ao e-CAC”. Basta clicar sobre o botão indicando “Certificado Digital”: o contribuinte já está no portal e-CAC, Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte da Receita.

Para a verificação propriamente dita, faltam poucos cliques. À esquerda da página, basta observar a opção “Extrato do Processamento da DIRPF”, listada sob Serviços Mais acessados. Ao clicar nesta opção, o contribuinte será conduzido a uma página onde estarão listadas todas as declarações de imposto de renda já entregues, de acordo com o ano-calendário. À frente de cada ano, os campos indicam respectivamente o tipo de declaração (ajuste anual, regularização, isento), data de entrega, original ou retificadora, sistema de tributação e – o campo chave – situação! Neste campo, basta observar o status. De três opções possíveis, duas são boas: “processada” – em que a restituição já foi depositada – ou “em processamento” – em que o depósito da restituição é apenas questão de tempo e lotes.

No entanto, caso o status exibido seja “em análise”, é sinal de que o contribuinte caiu na malha fina. Basta clicar no ícone de extrato da declaração (o primeiro da esquerda para a direita, no campo seguinte, logo após “situação”), para que seja aberta uma página identificando possíveis pendências ou erros na declaração. Deve então, de acordo com a pendência informada, acessar a declaração e fazer uma retificação para ser enviada à Receita – no que, novamente, o Certificado Digital ajuda: ao enviar a declaração com assinatura digital, o processamento e conferência dos dados se tornam mais rápidos. A partir daí, basta (caso haja valores a serem restituídos) aguardar o pagamento.

É importante lembrar que o acesso ao portal e-CAC também pode ser feito mediante registro de usuário e senha. Este acesso, porém, exige um código de acesso – gerado pela própria Receita Federal – que necessita do número do CPF do contribuinte, data de nascimento e os números dos recibos de entregas das Declarações do Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF) dos dois últimos anos-calendários, dos quais o contribuinte seja titular. Após a geração deste código – que é enviado por e-mail – o contribuinte deve proceder como em qualquer outro site, cadastrando um nome de usuário, um e-mail, uma senha e o código de acesso para finalmente iniciar a consulta. “Considerando que muitas vezes o cidadão não tem acesso rápido às declarações anteriores para consulta do número dos recibos, ou as declarações ficam sob responsabilidade de um contador, o Certificado Digital é a maneira mais fácil de monitorar pessoalmente todas as etapas do processamento da Declaração do Imposto de Renda, além de aumentar a segurança do contribuinte em muitos outros aspectos” afirma Igor Rocha, presidente da Unidade de Negócios de Identidade Digital da Serasa Experian.

Certificação Digital

A certificação digital é uma tecnologia que permite a identificação de pessoas físicas e jurídicas no ambiente eletrônico, regulamentada no país pela Infraestrutura de Chaves Pública Brasileira (ICP-Brasil), vinculada à Casa Civil da Presidência da República. Tem validade jurídica e confere aos documentos eletrônicos autenticidade, integridade, sigilo e atributo de não repúdio.

A Serasa Experian promove a certificação digital como tecnologia efetiva para a desmaterialização dos processos, com atributos de validade jurídica, agilidade e praticidade, a serviço da sustentabilidade dos negócios e processos.

Para mais informações, acesse: https://serasa.certificadodigital.com.br/

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing, identidade digital e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

A Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2013 foi de US$ 4,7 bilhões. A empresa emprega cerca de 17.000 pessoas em 40 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite www.experianplc.com