Estudos Especiais

28 de jan. 2022

Com soluções Serasa Experian, Bunzl triplica sua capacidade de análise de crédito no Brasil

Uso de solução automatizou os processos e trouxe mais agilidade e segurança para o aumento do limite dos clientes; ferramenta auxiliou companhia a adequar prazos de pagamento durante pandemia. A Serasa Experian foi a escolhida pela Bunzl, empresa britânica que comercializa produtos de higiene e limpeza, hospitalares e odontológicos e EPI (equipamentos de proteção individual) para apoiá-la em sua estratégia de crescimento no Brasil. A solução da Serasa Experian utilizada automatiza os processos de análise de crédito e foi adotada na área de higiene e limpeza, gerando um aumento de 300% na capacidade de checar as informações para oferta de recursos financeiros a compradores, que podem ser indústrias, prestadores de serviço, hospitais, profissionais de saúde, lojistas e distribuidores. A ferramenta ainda trouxe uma redução do tempo das análises, indo de um SLA de 24 horas para apenas 7 minutos no caso das aprovações automáticas de crédito, que já representam 83% do total dos cadastros de novos clientes e revisão de limite de crédito. A utilização da plataforma e a consultoria da Serasa Experian permitiram ainda a companhia a continuar apoiando a sociedade nas necessidades durante a pandemia de Covid-19. Com o crescimento de 26% na base de clientes no período, os pedidos de crédito cresceram e houve a necessidade de adequação do tempo para pagamento, uma vez que muitos clientes enfrentaram dificuldades financeiras. Graças à precisão das informações e agilidade na análise, foi possível expandir em cerca de 30 dias esse prazo. “A ferramenta da Serasa Experian nos trouxe mais segurança nas análises e mais agilidade na tomada de decisão, impactando positivamente o negócio e a relação com as outras áreas da companhia. Nossos clientes também foram beneficiados, principalmente aqueles com quem já tínhamos relacionamento e desejavam aumentar seu limite de crédito conosco”, comenta Fernando Delgado, supervisor financeiro. “Essa solução vem apoiando a empresa, não só com relação a automação da análise de risco, mas também na de efetivação de novos negócios. Atualmente o departamento comercial consegue realizar automaticamente o cadastro do cliente e obter aprovação do limite crédito em cerca de 7 minutos, o que antes era realizado manualmente com um SLA de 24 horas, isso gerou grande aderência e confiança da nova política e ferramenta pelo departamento comercial.”, menciona Leonardo Vieira Head de Finanças e Operações do segmento de Higiene e Limpeza. Agora, a área comercial pode checar o CNPJ e principais informações relevantes para avaliação de crédito dos potenciais clientes antes da negociação e ter a informação em alguns minutos, possibilitando uma oferta mais adequada ao perfil. Além disso, houve ganho operacional com o remanejamento de 70% da equipe que antes fazia as checagens das informações para um novo departamento da empresa e em novas funções. O Diretor de Decision Analytics da Serasa Experian, Pedro Braga, comenta que “o trabalho desenvolvido com a Bunzl no Brasil mostra a importância de utilizar soluções tecnológicas para automatizar processos e trazer mais rentabilidade e agilidade no dia a dia. Além disso, a tomada de decisão se torna mais assertiva e segura, com análises mais confiáveis”. A Bunzl é cliente da Serasa Experian desde 2012, utilizando outras ferramentas de análise, ampliou a parceria ano passado. Os bons resultados já fizeram com que o processo de expansão do uso da plataforma de tomada de decisão de crédito iniciasse para as demais frentes da companhia, como saúde e EPI (equipamentos de proteção individual).

Serasa Experian

 A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia. Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

 A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida - desde comprar um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes - nós empoderamos consumidores e empresas a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle de suas vidas e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime. Empregamos cerca de 20.000 pessoas em 44 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. A Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa.

Notícias mais recentes

Mailing icon

Entre no nosso mailing

E-mail cadastrado com sucesso

Erro ao cadastrar

Porta-vozes

Porta-vozes

Aqui você encontra os porta-vozes oficiais da Serasa Experian para cada área de negócio que temos.

Acessar
Indicadores econômicos

Indicadores econômicos

Confira os indicadores da Serasa Experian com base nas análises feitas por nossos especialistas.

Acessar

Entre em contato