Setembro contabilizou 136 requerimentos, o maior número de 2023; falências tiveram queda pelo segundo mês consecutivo  

Em setembro de 2023, foram registrados 136 pedidos de recuperações judiciais por empresas brasileiras, um crescimento de 94,3% em comparação com o mesmo período do ano passado e de 0,7% em relação ao mês anterior. Os dados, que são do Indicador de Falências e Recuperação Judicial da Serasa Experian, mostram que o total foi o maior número do ano.

"Os pedidos de recuperação judicial são consequência do aumento de empresas que acumularam um volume expressivo de dívidas em atraso, chegando à iminência da insolvência. Para as empresas que desejam evitar essa situação, é importante buscar a reestruturação financeira o mais cedo possível. Isso envolve negociações com os credores para lidar com as dívidas e a implementação de estratégias para aumentar a receita e cumprir com os compromissos financeiros”, explica o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi.

Segundo o levantamento, as “micro e pequenas” empresas lideraram os pedidos (88), seguido das “médias” (33) e “grandes” companhias (15). Os negócios do setor de “Serviços” foram os responsáveis pelo maior volume das requisições. “Comércio” ficou em segundo lugar e, em sequência, estavam “Indústria” e o setor “Primário”. Confira a seguir os números detalhados:

Solicitações de falências têm queda de 30,1% na comparação mensal 

Pelo segundo mês consecutivo, os pedidos de falências apresentaram uma significativa redução, com 72 casos registrados em setembro em comparação aos 103 de agosto. No entanto, em uma análise anual, houve aumento de 24,1%. As “micro e pequenas” empresas lideraram em número de requerimentos em setembro (47), seguidas pelas “médias”, (13) e pelas grandes (12). Em relação aos setores, o segmento de "Serviços" teve a maior demanda (25), seguido por "Indústria" (24) e "Comércio" (23). O segmento “Primário” não apresentou nenhum pedido.

Serasa Experian ajuda empreendedores contra a inadimplência

Um dos principais motivos para as empresas terem dificuldade em pagar suas dívidas é por sofrerem inadimplência de seus próprios clientes. Por isso, a ferramenta da Serasa Experian de Recuperação de Dívidas dos clientes possui todo um aparato de cobrança, negativação e ganho de eficiência com mais agilidade. Tudo isso respaldado pela base nacional de negativados da Serasa Experian e que preza pelo bom relacionamento entre empresas e consumidores. Mais informações estão disponíveis na página oficial da Serasa.

Metodologia

O Indicador Serasa Experian de Falências e Recuperações Judiciais é construído a partir do levantamento mensal das estatísticas de falências (requeridas e decretadas) e das recuperações judiciais e extrajudiciais registradas mensalmente na base de dados da Serasa Experian, provenientes dos fóruns, varas de falências e dos Diários Oficiais e da Justiça dos estados. O indicador é segmentado por porte.


Serasa Experian

A Serasa Experian é uma Datatech, líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude. Por meio de tecnologia, de inovação e dos melhores talentos, oferece um portfólio completo para a melhor tomada de decisão, ajudando pessoas a realizarem seus sonhos e empresas a prosperarem.

Criada em 1968, a Serasa se uniu à Experian Company em 2007. Atualmente, é responsável por mais de 6,5 milhões de consultas diárias sobre empresas e consumidores e protege mais de 2,2 bilhões de transações comerciais todos os anos.

Empodera consumidores com educação financeira, facilitando o acesso a crédito justo. Ajuda empresas de todos os portes e segmentos a encontrar novos clientes, autenticar pessoas e se prevenir de fraudes, dar crédito ou vender a prazo com mais segurança, fazer gestão de carteira, cumprir normas ESG ou até fazer cobranças sem impactar o relacionamento. Capacita pessoas na área de tecnologia e impulsiona pequenos negócios e startups de impacto social por meio de programas próprios e gratuitos. É considerada uma Top Company do LinkedIn e uma das melhores empresas para trabalhar, reconhecida pelo GPTW. Também é a empresa de serviços mais inovadora do país, certificada pelo Prêmio Valor Inovação Brasil.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida - desde comprar uma casa ou um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes - nós empoderamos consumidores e nossos clientes a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle financeiro e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.

Temos 22.000 pessoas operando em 32 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. Com sede corporativa em Dublin, Irlanda, a Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.

Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa.