Indicadores

16 de out. 2024

Mais de 58% das dívidas negativadas em maio foram sanadas em até 60 dias pelos consumidores inadimplentes, revela Serasa Experian

  • Setor de “Utilities” foi prioridade de pagamentos no período (69,49%);
  • Contas acima de R$ 10 mil foram as mais negociadas (62,0%).
Dados do Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil, revelaram que, do total de dívidas vencidas em maio, 58,6% foram pagas ou renegociadas pelos consumidores em até 60 dias do mês de referência, ou seja, em julho. Do total de contas atrasadas sanadas, 66,9% eram do setor de “Utilities”, que engloba contas de luz, água e gás, e 62,9% de “Bancos e Cartões”. De acordo com o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, “esse fato reforça o modelo de quitação por prioridade, já que a população precisa consumir cotidianamente tais serviços básicos”. Veja, nos gráficos abaixo, a visão do indicador dos últimos 12 meses e o recorte por segmentos:
Gráfico e tabela da Serasa Experian com dados sobre a recuperação de crédito do consumidor 60 dias após a negativação atualizado em maio de 2024
 

Dívidas com valor acima de R$ 10 mil tiveram o maior percentual de pagamento

As dívidas vencidas em maio, cujo valor estava acima de R$ 10 mil, foram as priorizadas pelos consumidores inadimplentes para serem sanadas em até 60 dias do mês de referência. O economista da Serasa Experian explica que, “embora os débitos menores sejam liquidados com mais facilidade, as contas de maior valor geralmente estão associadas a financiamentos de casas e imóveis. Dessa forma, para não perderem esses bens, as pessoas tendem a priorizar o pagamento desse tipo de compromisso”. Confira abaixo os demais percentuais de acordo com o valor das dívidas:
Tabela da Serasa Experian com dados sobre a recuperação de crédito do consumidor dividido por valor das dívidas atualizado em maio de 2024
  Na análise por região, o Nordeste teve a melhor taxa de recuperação de dívidas inadimplidas em maio e pagas em até 60 dias do mês de referência, com 62,3%% das dívidas negativadas ressarcidas. Em sequência estava o Sul (59,5%), seguido pelo Sudeste (59,3%), Norte (50,8%) e Centro-Oeste (51,3%). Confira os dados por Unidade Federativa (UF) no gráfico a seguir:
Gráfico da Serasa Experian com dados sobre a recuperação de créditro do consumidor 60 dias após a negativação e dividido por UFs atualizado em maio de 2024
  Para conferir mais informações e a série histórica do indicador, acesse.

Metodologia

O Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian considera o número de dívidas incluídas no sistema de inadimplência em cada mês específico. A medida de até 60 dias para quitação dos compromissos financeiros deste indicador foi selecionada por refletir a régua comum utilizada pelas soluções de cobrança, mas esse tempo pode variar de acordo com cada credor. Além disso, a série histórica do índice ainda é curta, com dados retroativos desde 2017, dessa forma, não é possível afirmar períodos de sazonalidade, uma vez que seria necessário contar com no mínimo 05 anos de observação para fazer essa análise

Serasa Experian

A Serasa Experian é a primeira e a maior Datatech do Brasil. Líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude. Com tecnologia de ponta, inovação e os melhores talentos, transforma a incerteza do risco na melhor decisão, ajudando pessoas a realizarem seus sonhos e empresas de todos os portes e segmentos a prosperarem. Criada em 1968, a Serasa passou a fazer parte da Experian Company em 2007, empresa global com matriz em Londres. Atualmente, é responsável por mais de 6,5 milhões de consultas diárias sobre empresas e consumidores e protege mais de 2,2 bilhões de transações comerciais todos os anos. Empodera consumidores com educação financeira, facilitando o acesso a crédito justo. Ajuda empresas de todos os portes e segmentos a tomar melhores decisões, em diversas frentes para: encontrar novos clientes, gerenciar os atuais com mais eficiência, conceder crédito ou vender a prazo com segurança, cumprir normas ESG, autenticar seus clientes e prevenir fraude e, ainda, cobrá-los no momento ideal, sem impactar o relacionamento. Com o propósito de criar um futuro melhor para todos ampliando oportunidades para pessoas e empresas, capacita pessoas na área de tecnologia e impulsiona pequenos negócios e startups de impacto social por meio de programas próprios e gratuitos. É considerada uma Top Company do LinkedIn e uma das melhores empresas para trabalhar, reconhecida pelo GPTW. Também é a empresa de serviços mais inovadora do país, certificada pelo Prêmio Valor Inovação Brasil.

Experian

A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida - desde comprar uma casa ou um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes - nós empoderamos consumidores e nossos clientes a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle financeiro e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime. Temos 22.000 pessoas operando em 32 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. Com sede corporativa em Dublin, Irlanda, a Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa.

Notícias mais recentes

Mailing icon

Entre no nosso mailing

E-mail cadastrado com sucesso

Erro ao cadastrar

Porta-vozes

Porta-vozes

Aqui você encontra os porta-vozes oficiais da Serasa Experian para cada área de negócio que temos.

Acessar
Indicadores econômicos

Indicadores econômicos

Confira os indicadores da Serasa Experian com base nas análises feitas por nossos especialistas.

Acessar

Entre em contato