Aumento é de 1,0% em comparação a março de 2021; setor de Serviços é o que possui maior número de empresas devedoras (2,82 milhões).

O Indicador de Inadimplência das Empresas da Serasa Experian, revelou que em março a inadimplência atingiu 5.517.806 milhões de micro e pequenas empresas, um aumento de 1,0% em comparação ao mesmo mês de 2021. Com relação aos segmentos que estão no vermelho, o de Serviços segue em alta nos três primeiros meses do ano e registrou ao todo 2.824.173 milhões empresas devedoras. Já o setor do Comércio possui ao todo, 2.218.675 empresários com débitos pendentes. Veja os dados completos no gráfico e na tabela abaixo:

Para o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, as empresas continuam enfrentando muitos desafios para se manterem, principalmente as micro e pequenas que tem um fluxo de caixa menor. “Um longo período de pandemia, a crise econômica do país, inflação e taxas de juros altas impactaram as empresas. Por isso, muitas estão enfrentando dificuldades de quitarem os débitos pendentes. Também temos que levar em consideração que o poder de compra dos consumidores caiu e prejudicou muitos empreendedores. É uma situação delicada e que ainda deve se manter até que o cenário econômico do país comece a dar uma trégua”.

O índice também revelou o número de empresas inadimplentes por região. No Sudeste possui 2.933.219 de negócios com débitos pendentes, seguido pelo Sul com 911.331 e Nordeste com 901.847. A região Centro-Oeste tem 501.914 e a Norte com 269.496.

Inadimplência geral atingiu 6,11 milhões de empresas

O mês de março também apontou alta na inadimplência entre as empresas de micro, pequeno, médio e grande porte. Ao todo, foram registrados 6.112.238 milhões de negócios no vermelho. Com relação ao segmento das empresas negativadas, 52,3% são de Serviços, 38,5% do Comércio, seguido pela Indústria com 8,0% e apenas 0,9% são do setor primário.

Para conferir mais informações e a série histórica do indicador, clique aqui.


Serasa Experian

 A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.

Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

 A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida – desde comprar um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes – nós empoderamos consumidores e empresas a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle de suas vidas e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.

Empregamos cerca de 20.000 pessoas em 44 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. A Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.

Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa.