- Empresas de grande porte puxaram o crescimento no ano passado;
- Setor que engloba “Primário”, “Financeiro” e “Terceiro Setor” foi o que mais demandou por crédito no período;
- Mato Grosso liderou o ranking na busca pelo recurso.
As empresas buscaram mais crédito em 2023 (1,8%) do que no ano anterior, quando foi registrado retração de 0,2%. Isso é o que apontou os dados do Indicador de Demanda das Empresas por Crédito da Serasa Experian. As companhias de grande porte impulsionaram o índice e fecharam o ano com 12,5% na busca pelo recurso financeiro. Confira no gráfico e na tabela a seguir os dados completos:
"Encerramos o ano com uma leve alta, revertendo a queda de 0,2% registrada em 2022. Vale destacar que o movimento positivo do indicador foi graças ao desempenho observado no segundo semestre, já que na primeira metade de 2023 ele acumulava queda de 3,5%. Sua recuperação, então, se deu a reboque do início da redução dos juros por parte do Banco Central, a partir de agosto, o que começou a estimular as empresas a trocar (ou tentar, pelo menos) as dívidas velhas e mais caras por défices novos e mais baratos”, avalia o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi.
Na comparação por setor, “Demais”, que contempla companhias do segmento “Primário”, “Financeiro” e “Terceiro Setor, foi o que mais demandou crédito durante o ano (9,6%), seguido por “Comércio” e “Serviços”, ambos com 1,8%, e “Indústria” (0,7%). Veja os dados na tabela a seguir:
Empresas de Mato Grosso foram as que mais demandaram por crédito em 2023
Na avaliação por Unidades Federativas (UFs), Mato Grosso (7,8%) liderou o ranking na busca por crédito em 2023, seguido por Mato Grosso do Sul (7,0%) e Santa Catarina (6,3%). As retrações mais expressivas ficaram nos estados de Sergipe (-2,0%), Alagoas (-4,3%) e Amapá (-4,5%). Confira os dados completos na tabela abaixo:
Para conferir mais informações e a série histórica do indicador, clique aqui.
Metodologia do indicador
O Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito é construído a partir de uma amostra significativa de CPFs, consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. A quantidade de CPFs consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre os consumidores e instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O indicador é segmentado por região geográfica e por classe de rendimento mensal.
“Serasa Ponto a Ponto” explica faixas de pontuação
Muitos donos de negócios, interessados em melhorar a situação financeira de suas empresas, podem se perguntar: como o Score PJ funciona? Como consultar essa pontuação para companhias? Dá para ter uma nota maior? Como cuidar melhor da saúde do negócio? Para ajudar os empreendedores a entenderem melhor esses números e como podem contribuir para o aumento do score PJ da sua empresa, a Serasa Experian lançou a funcionalidade “Ponto a Ponto”, dentro da interface de consulta.
A funcionalidade traz a explicação de cada faixa de classificação, os motivos que podem acarretar a queda ou o aumento da pontuação e as orientações sobre medidas possíveis para manter ou melhorar a situação. A pontuação do Score para CNPJ vai de 0 a 1.000, em que quanto maior o valor, maior o nível de confiança que a empresa apresenta. Os critérios utilizados para avaliação do Score PJ, ainda segundo Cleber Genero, são:
- Existência de dívidas vencidas negativadas;
- Consultas à Serasa Experian;
- Faixa etária do consumidor;
- Cadastro Positivo devidamente aberto;
- Dados cadastrais do consumidor atualizados;
- Registros de pagamento de contas em dia;
- Avaliações de crédito frequentes;
- Existência de processos judiciais envolvendo o indivíduo;
- Cadastro de emissão de cheques sem fundo.
Serasa Experian
A Serasa Experian é uma Datatech, líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude. Por meio de tecnologia, de inovação e dos melhores talentos, oferece um portfólio completo para a melhor tomada de decisão, ajudando pessoas a realizarem seus sonhos e empresas a prosperarem.
Criada em 1968, a Serasa se uniu à Experian Company em 2007. Atualmente, é responsável por mais de 6,5 milhões de consultas diárias sobre empresas e consumidores e protege mais de 2,2 bilhões de transações comerciais todos os anos.
Empodera consumidores com educação financeira, facilitando o acesso a crédito justo.
Ajuda empresas de todos os portes e segmentos a encontrar novos clientes, autenticar pessoas e se prevenir de fraudes, dar crédito ou vender a prazo com mais segurança, fazer gestão de carteira, cumprir normas ESG ou até fazer cobranças sem impactar o relacionamento. Capacita pessoas na área de tecnologia e impulsiona pequenos negócios e startups de impacto social por meio de programas próprios e gratuitos. É considerada uma Top Company do LinkedIn e uma das melhores empresas para trabalhar, reconhecida pelo GPTW. Também é a empresa de serviços mais inovadora do país, certificada pelo Prêmio Valor Inovação Brasil.
Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br.
Experian
A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida - desde comprar uma casa ou um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes - nós empoderamos consumidores e nossos clientes a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle financeiro e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.
Temos 22.000 pessoas operando em 32 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. Com sede corporativa em Dublin, Irlanda, a Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.
Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa.