A maior plataforma digital de comercialização de grãos da América Latina passará a contar com serviço inédito que garante uma comercialização mais segura e beneficia produtores e players do mercado de commodities.

O mercado de crédito brasileiro já se provou essencial para cultivar e alavancar a saúde das finanças tanto para fins pessoais como empresariais. No agronegócio não é diferente, já que muitos produtores rurais dependem do acesso a esse recurso financeiro para continuar produzindo. Pensando em otimizar esse processo, as empresas Serasa Experian e Grão Direto, líderes em seus segmentos, firmaram uma parceria inédita que, por meio das soluções da Serasa para a gestão de risco de crédito, tem o poder de facilitar a análise de contrapartes na comercialização de grãos (soja, milho e sorgo), beneficiando produtores rurais e outros players do mercado de commodities ao proporcionar mais segurança e assertividade na tomada de decisão em suas vendas.

“Pelo processo tradicional o agricultor praticamente não tem opções para uma consulta de crédito facilitada. Por isso, durante o processo de comercialização de grãos, ele acaba oferecendo crédito sem conhecimento de histórico, ou seja, sem entender se está negociando com um bom ou mau pagador”, explica Pedro Paiva, sócio fundador da Grão Direto. “Dessa forma acreditamos que, otimizando nossa plataforma com a expertise em dados da Serasa Experian, conseguiremos fornecer um serviço inédito que trará mais confiança para que os produtores façam negócios com novos parceiros e aproveitem as oportunidades de mercado”, ressalta Pedro.

De acordo com Marcelo Pimenta, Diretor do DataLab e Head de Agronegócio da Serasa Experian, esse projeto é fundamental para o bom desenvolvimento do crédito dentro do mercado de grãos, pois a plataforma visa solucionar um dos principais desafios do agronegócio no país: a falta de informação sobre os perfis de compradores e vendedores. “Tornar o crédito no agronegócio mais acessível e seguro para todas as partes envolvidas é primordial e, nesse quesito, as soluções da Serasa Experian para o setor vêm se mostrando eficazes, já que usam a tecnologia de dados para levar diretamente aos produtores rurais uma análise de crédito prática e objetiva, que facilita as negociações e transações digitais, além de mitigar riscos e proteger ambas as partes”, finaliza.

A plataforma Grão Direto já registra hoje mais de 190 mil downloads de seu aplicativo e com avaliações amplamente positivas. Tudo isso indica o grande alcance e engajamento dos produtores rurais na adesão aos processos digitais. “A inovação faz parte do DNA do agricultor brasileiro. A mesma revolução que ele já promoveu dentro da porteira, estamos fazendo junto com eles também fora da porteira!”, destaca Pedro Paiva. Em 2021 foram mais de 200 mil ofertas de compra e venda disponibilizadas na plataforma e mais de um bilhão de preços atualizados pelos algoritmos de precificação em tempo real da Grão Direto. A companhia já atingiu a casa do milhão em termos de negócios conectados digitalmente, atendendo na venda desde pequenos fazendeiros até grandes grupos produtores e na compra apoiando desde pequenos granjeiros até grandes tradings internacionais, passando por cooperativas, fábricas de ração, revendas, corretoras e todos os demais perfis do agro.

Tudo isso junto a toda a expertise incomparável da Serasa para análise de crédito e seu cada vez maior conhecimento do Agro para oferecer um serviço inédito no mercado brasileiro de grãos. “Isto é só o começo, queremos facilitar a vida financeira do produtor na hora de comercializar seus grãos, sem falar em outras parcerias da Grão Direto com a Serasa também na área da sustentabilidade, rastreabilidade e dados analíticos, entre outras frentes”, reforça Marcelo Pimenta.

A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida - desde comprar um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes - nós empoderamos consumidores e empresas a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle de suas vidas e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.

Empregamos cerca de 20.000 pessoas em 44 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. A Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.

Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa.