Tempo de consulta e análise de documentação e crédito foi reduzido em 95% com soluções de dados.

A FJR, consultoria que articula diversos agentes do mercado agrícola, estruturou sua primeira emissão de CRA (Certificado de Recebíveis do Agronegócio), assegurando R$ 83 milhões de investimento para 7 produtores de soja e milho e 28 distribuidores. A operação vai permitir que propriedades rurais de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul adquiram insumos como fertilizantes, sementes e defensivos para as safras de 2022 até 2025. As soluções para análise de risco agrícola foram essenciais para fechar o negócio, oferecendo mais oportunidades para os produtores e segurança para o investidor.

• R$83 milhões assegurados para produtores rurais de soja e milho
  • Mais de 1.000 documentos analisados entre certidões negativas, embargos e análise de área de plantio, entre outros
  • Redução de 95% do tempo de consulta e análise de documentos

“Tivemos que ser resilientes e persistentes para superar mudanças bruscas de mercado. Mas contar com a flexibilidade e a agilidade de todos os parceiros e a expertise de análise de risco da Serasa Experian foi fundamental para o sucesso da iniciativa”, esclarece Francisco Guerreiro Jr., diretor-executivo da FJR Consultoria.

Quem produz soja e milho precisa captar investimentos com antecedência para garantir a viabilidade das safras E quem financia a produção precisa reunir garantias de que o negócio terá retorno e boa performance. Por isso, a análise de risco é importante, pois além dos riscos de crédito, é preciso levar em conta variáveis diversas como questões socioambientais e o vai e vem do mercado de commodities.

Por meio do Farm Check, ferramenta desenvolvida pela Brain Ag, empresa da Serasa Experian, que usa inteligência artificial para fazer busca documental e análises de conformidade socioambiental, e também do Serasa Score Agro, que permite identificar o perfil de crédito dos produtores, a FJR otimizou a análise de crédito e de compliance socioambiental em cerca de 95% do tempo que seria necessário para realizar a mesma atividade nos moldes tradicionais, ou seja, pesquisando dados cartorários, títulos de propriedade e consultas a órgãos governamentais de cada produtor em fontes dispersas.

“Contar com ferramentas de dados e inteligência analítica sobre os produtores rurais transforma a dinâmica tradicional do agronegócio. Ainda mais em um CRA emitido para um grupo de agricultores, e não um a um, como é mais usual”, enfatiza Guerreiro Jr.

Para chegar aos produtores habilitados a participar do CRA, a FJR partiu de um processo de análise de mais de 50 selecionados. Além da análise de crédito, foi necessário levantar o histórico de safras e a documentação exigida para a efetivação do CRA e entender se os produtores tinham, por exemplo, embargo por desmatamento, sobreposição a áreas de preservação ambiental ou fronteira com parques e terras de populações tradicionais. Após esse processo, a Yaguara Capital, gestora de investimentos, estruturou a operação financeira e a Planeta Securitizadora captou os recursos.

Os CRAs são títulos de renda fixa que têm lastro em recebíveis originados de negócios entre produtores rurais, distribuidores, cooperativas agrícolas e terceiros. Eles costumam abranger financiamento ou empréstimos destinados a adquirir insumos agropecuários. Nesse tipo de operação, as empresas cedem os valores que projetam receber na safra futura para uma securitizadora. Esta, por sua vez, emite e oferece os CRAs para negociação no mercado de capitais. Deste modo, a securitizadora antecipa os recursos para os produtores.

Em operações de longo prazo como as que envolvem os CRAs, é preciso contar com recursos como o de “revolvência”, que confirmam, dentro de três anos, o lastro de garantia dos valores. Com a base de dados do Farmer Check, todo o processo de revalidar as análises e os documentos dos produtores torna-se mais simples, diminuindo o desgaste de solicitar as informações novamente. Além disso, as instituições envolvidas no negócio precisam manter os investidores informados sobre o andamento da produção dos grãos. Para isso, a FJR usa outra funcionalidade do Farmer Check, que faz o monitoramento remoto da safra.

“Além da agilidade em consultas e relatórios, a solução entrega confiabilidade nas informações, o que é crucial para quem investe. Para se ter uma ideia da escala e importância do agronegócio para o Brasil, a safra de soja nacional estimada para 2022 pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) é de 142,7 milhões de toneladas, das quais cerca de 90 milhões devem ser destinadas à exportação. Já a produção total de milho deve alcançar 112,9 m”, afirma Leonardo Pinto, Chief Investment Officer da Yaguara Capital.

A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida - desde comprar um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes - nós empoderamos consumidores e empresas a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle de suas vidas e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.

Empregamos cerca de 20.000 pessoas em 44 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. A Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.

Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa.