• Companhia lança o “Boletim Agro”, um acumulado trimestral com dados inéditos do cenário econômico rural;
  • Inadimplência do campo tem baixa no último trimestre

A Serasa Experian, datatech líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude, acaba de lançar o Boletim Agro, um apanhado que será divulgado trimestralmente trazendo sempre informações econômico-financeiras inéditas e atualizadas sobre o setor.

O Boletim Agro se divide em categorias e traz informações relacionadas ao perfil da População Agro no Brasil, ao volume de crédito concedido, evoluções de score e Cadastro Positivo, além de dados atualizados sobre inadimplência e negativação. Tudo com recorte por porte, região e tipo de crédito contratado.

De acordo com os dados desse relatório, entre outubro de 2022 e setembro de 2023, o montante de crédito concedido à população rural chegou a R$ 386 bilhões.

Além disso, quando analisada por categoria, a tomada do recurso financeiro feita por essa população apresenta forte sazonalidade nas linhas Rural/Agroindustrial e Financeiras, com o pico registrado no 3º trimestre do ano e o menor montante no 1º. O Cartão de Crédito é a única modalidade que não registra marco sazonal, apesar da expansão de 96% entre T4/2020 e T3/2023. Veja no gráfico a movimentação trimestral dos anos de análise:

Gráfico com a evolução trimestral do montante de crédito para populção agro e dividido por modalidade

No gráfico a seguir, sobre a modalidade Rural/Agroindustrial, a quantidade de contratos de crédito reforça o quadro de sazonalidade mesmo quando separado para os diferentes portes: “pequeno”, “médio”, “grande” e “sem registro de cadastro rural” – população agro em que não se observou registro de terras, por exemplo, arrendatários ou pessoas participantes de grupos economicos ou familiares.

Gráfico de evolução trimestral da quantidade de novos contratos de crédito rural e agroindustrial dividido por porte

A comparação do último trimestre de 2023 com o mesmo período do ano anterior apresentou um crescimento no número de novos contratos de crédito rural e agroindustrial para proprietários rurais de todas as categorias. A maior variação positiva ocorreu entre a população agro sem registro de cadastro rural – arrendatários, com um incremento de 15,1%, seguidos pelos pequenos proprietários, que obtiveram um acréscimo de 6,1% de novos contratos.

Os dados também mostram destaque para o pequeno proprietário, mas segundo o head de agronegócio da Serasa Experian, Marcelo Pimenta, o destaque registrado para os pequenos precisa ser relativizado, pois reflete a distribuição dessa parcela na população agro. “Em nossa base, tomando em consideração a classificação do INCRA, de cerca de 9,5 milhões de perfis ligados ao agro, eles são maioria, significando 72,4% do total. Os “médios” representam 5,5%, os “grandes” 8,1% e os “sem registro de cadastro rural – arrendatários ou grupo familiar”, 14,0%”, explica.

343 mil novos contratos de crédito foram registrados no último trimestre

No último trimestre de 2023 foram registrados cerca de 343 mil novos contratos de crédito rural e agroindustrial destinados à população agro, totalizando quase R$ 65 bilhões.

A análise das regiões agrícolas brasileiras revelou que, a “Sul”, liderou em volume e quantidade, atingindo R$ 25 bilhões em 175 mil contratos, sendo que essa quantidade superou todas as demais regiões somadas. Apesar disso, o “Centro-Oeste Agro” teve destaque, pois apresentou os maiores tickets médios no período, com valor de R$ 602 mil por contrato e R$ 808 mil por CPF. Veja os dados completos no mapa:

Mapa sobre como o crédito rural e agroindustrial foi distribuído entre as regiões agrícolas do Brasil no terceiro trimestre de 2023

Inadimplência com credores específicos do agronegócio marca queda

O novo Indicador de Inadimplência do Agronegócio da Serasa Experian, que considera dívidas atrasadas a partir de 180 dias e também ganhará atualização trimestral dentro do Boletim Agro desenvolvido pela companhia, mostrou que o percentual da população rural inadimplente caiu no 3º trismestre deste ano, indo para 6,7%. Na comparação com o trimestre anterior (abril a junho de 2023) a retração foi de 1% e, feita a relação com o 3º trimestre de 2022, a baixa registrada foi de 0,2 ponto percentual. Confira a evolução trimestral no gráfico:

Gráfico com dados sobre a inadimplência da população rural desde 2020

De acordo com o Indicador, a categoria que mais teve destaque na inadimplência foram aqueles identificados como “sem registro de cadastro rural – arrendatários ou grupo familiar”. Desde o 3º trimestre de 2021 essa categoria sofreu um aumento que a descolou das demais, alcançando, no 2º trimestre de 2022, o percentual mais alto de nomes em vermelho (12,5%). Em 2023, também no 2º trimestre, chegou a 13,5% e, nesse período, registravam o Score médio mais baixo dentre todos os portes, com pouco mais de 468 pontos. Apesar disso, no 3º trimestre deste ano, marcaram melhora, com a taxa de inadimplência caindo para 10,0%.

Lançamento do Boletim Agro tem como objetivo democratizar informação

O lançamento do Boletim Agro, desenvolvido pela Serasa Experian, trará ao mercado um consolidado com dados inéditos sobre diversos detalhamentos do cenário econômico-financeiro do agronegócio, com categorias específicas para o consumo de crédito rural, negativação, inadimplência e mais.

“O principal diferencial desse relatório é sua riqueza de detalhes. Nele conseguiremos, entregar informações gerais, mas também segmentadas por porte, faixa etária, linha de crédito, tempo de dívida, regiões agrícolas, Unidades Federativas, entre outras. É um verdadeiro raio-x financeiro do agronegócio no país”, comenta o head de agronegócio da companhia.

O relatório, que será atualizado e divulgado a cada três meses, possibilita uma visão ampliada sobre toda a relação dos proprietários rurais com o mercado de crédito brasileiro, viabilizando a identificação de tendências, sazonalidades e comportamentos financeiros adotados em momentos de instabilidade, como em crises climáticas ou econômicas.

“Essa ação está alinhada ao nosso compromisso de democratizar o acesso à informação sobre o setor do agronegócio, disseminando conhecimento para embasar análises críticas e a tomada de decisão por parte do mercado, por exemplo. A ideia é ampliar sempre que possível esse conteúdo, inserindo novos dados e insights importantes”, finaliza Pimenta.

Para acessar a primeira versão do Boletim Agro da Serasa Experian na íntegra clique aqui!

Metodologia

Os dados de crédito foram analisados com base em cerca de 9,5 milhões de donos de propriedades rurais e/ou aqueles que contrataram financiamentos rurais ou agroindustriais distribuídos dentre o universo de pessoas físicas que autorizam o seu uso no Cadastro Positivo.

Para o Indicador de Inadimplência do Agronegócio da Serasa Experian foram consideradas apenas pessoas com dívidas vencidas com mais de 180 dias e até 5 anos somando pelo menos R$ 1.000,00 dentre aquelas que estão relacionadas ao financiamento e atividades agronegócio, como, por exemplo, instituições financeiras, agroindústria de transformação e comércio atacadista agro, serviços de apoio ao agro, produção e revendas de insumos e de máquinas agrícolas, produtores rurais, seguradoras não-vida, transportes e armazenamentos.

O porte dos proprietários foi obtido após converter os tamanhos das propriedades em módulos fiscais (m.f.), seguindo as definições municipais estabelecidas pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), somando os módulos fiscais de todas as propriedades do CPF e, finalmente, considerando os pequenos proprietários até 4 m.f., médios proprietários, acima de 4 m.f. e até 15 m.f., e grandes proprietários, acima de 15 m.f.

Com relação às regiões agrícolas: MATOPIBA contém os municípios do estado do Tocantins, do oeste da Bahia, do sul do Piauí e de grande parte do Maranhão conforme definido pela Portaria nº 244, de 12 de novembro de 2015 do Ministério da Agricultura e Pecuária; Norte Agro abrange a região norte do Brasil com exceção de Rondônia e Tocantins, além de incluir o noroeste de Maranhão; Nordeste Agro é composto pela região nordeste do Brasil, com exceção de MATOPIBA e do noroeste do Maranhão; Centro-Oeste Agro inclui os estados do Centro-Oeste e Rondônia, além do Distrito Federal; por fim, Sul e Sudeste coincidem com as regiões geográficas do Brasil.

A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida - desde comprar uma casa ou um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes - nós empoderamos consumidores e nossos clientes a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle financeiro e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.

Temos 22.000 pessoas operando em 32 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. Com sede corporativa em Dublin, Irlanda, a Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.