Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,3%

Variação mensal 11,0%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,4%

Variação mensal 7,3%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.321,18

Pontualidade do pagamento 77,7%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,83

Pontualidade do pagamento 93,9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 4,57

No mês (em milhões) 1,10

Empresas | Inadimplência

Percentual das empresas ativas 32,8%

No mês (em milhões) 7,7

MPEs | Inadimplência

- 0.0

No mês (em milhões) 7,3

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 47,8%

No mês (em milhões) 77,9

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,8%

Variação mensal -0,8%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,3%

Variação mensal 11,0%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,4%

Variação mensal 7,3%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.321,18

Pontualidade do pagamento 77,7%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,83

Pontualidade do pagamento 93,9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 4,57

No mês (em milhões) 1,10

Empresas | Inadimplência

Percentual das empresas ativas 32,8%

No mês (em milhões) 7,7

MPEs | Inadimplência

- 0.0

No mês (em milhões) 7,3

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 47,8%

No mês (em milhões) 77,9

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,8%

Variação mensal -0,8%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Marketing

video

Segmentação avançada em campanhas de performance: o segredo para alcançar seu público ideal

A segmentação avançada agrupa o público-alvo em subgrupos a fim de criar campanhas publicitárias altamente segmentadas!

Segmentação avançada em campanhas de performance: o segredo para alcançar seu público ideal

Atualmente, para ter estratégias de marketing altamente avançadas, as empresas prezam por investir em publicidade digital. É importante, entretanto, que essa métrica consiga atingir o público-alvo correto para que ela seja eficaz. Por isso, é nesse ponto que a segmentação avançada em campanhas de performance floresce como um potencializador para a sua marca.

Quando seu público é dividido em vários grupos — o que acontece na segmentação avançada —, tendo como ponto crucial atributos demográficos, como comportamentos de compra, interesses e jornada de compra, você tem a possibilidade de criar campanhas de marketing mais alinhadas às suas expectativas e às dos consumidores. Neste conteúdo da Serasa Experian, vamos explorar o que é, para o que ela serve e como fazer uma boa segmentação de público avançada em campanhas online. Continue por aqui e confira!

O que é segmentação de público avançada?

A segmentação de público avançada é uma estratégia de marketing que permite a identificação e a categorização de grupos específicos de consumidores com base em características muito específicas. Ferramentas de análise de dados para garantir uma abordagem personalizada são eficazes — diferentemente da segmentação tradicional que se baseia em características mais amplas. Se aproveitar dessa estratégia pode ser um diferencial para as empresas que desejam melhorar suas campanhas de marketing, uma vez que a segmentação avançada se estabelece na melhoria da comunicação com diferentes nichos: o efeito disso é a criação de oportunidades de conversão.

Para que serve a segmentação de público avançada no marketing digital?

Se você deseja criar campanhas de alto desempenho e relevância, a segmentação de público avançada é um dos pilares para que isso ocorra. O cerne dessa segmentação é garantir que as ofertas criadas e as mensagens enviadas cheguem às pessoas corretas, pelo canal mais adequado e no momento certo. Confira alguns benefícios dessa prática:

  • Relevância exponencial: as mensagens direcionadas a um público específico têm mais chances de engajar e aumentar a taxa de conversão do produto e serviço;
  • Experiência do cliente em primeiro lugar: personalizar a linguagem da sua marca cria um vínculo entre você e o seu consumidor final;
  • Previsão antecipada: para ajustar estratégias de acordo com a demanda, análises detalhadas conseguem antever os comportamentos dos usuários;
  • Melhora dos recursos: é possível reduzir os desperdícios causados por campanhas com retorno baixo, sendo apenas necessário focar nos segmentos mais promissores.

Como fazer uma boa segmentação de público avançada?

Alguns fatores podem auxiliar na criação de uma boa segmentação avançada, como um site bem estruturado e integrado a outras plataformas digitais: essa característica em específico é um diferencial para a implementação eficaz dessa estratégia. Confira 6 fatores importantes:

1. Analise as informações demográficas e compreenda o público-alvo

Inicie sua análise com a coleta de dados detalhados sobre seu público-alvo: tenha como foco informações "simples", como localização, gênero, nível de educação, renda e idade, uma vez que elas ajudam a formar uma base sólida para a segmentação — mas isso não é tudo. Explore dados psicográficos e comportamentais também, como preferências de hobbies, valores e compras. Uma ferramenta útil para acompanhar esses dados é o Google Analytics, além de que redes sociais e sistemas de CRM também podem recolher esses dados de maneira organizada e estruturada. Para maior precisão das campanhas, mais detalhes dos dados devem ser recolhidos.

2. Use ferramentas diferenciadas

Uma boa segmentação pode potencializar os resultados do seu negócio e isso pode se tornar realidade ferramentas de segmentação diferenciadas, desenvolvidas especialmente para levar eficácia e impulsionar suas campanhas. Com a nossa análise de mercado e segmentação de campanhas, você terá acesso a recursos inovadores que asseguram o diferencial competitivo necessário para a empresa se destacar no cenário volátil dos tempos atuais! Não deixe de conferir em nosso site.

3. Defina os segmentos com base nas informações coletadas

Com todos os dados recolhidos anteriormente, chegou a hora de dividir seu público em vários subsegmentos. A categorização que será apresentada a seguir permitirá a criação de mensagens e ofertas específicas para cada consumidor. Confira:

  • Segmentação geográfica: tenha em mente que consumidores de diferentes regiões podem ter gostos e interesses diferentes;
  • Segmentação comportamental: nesse tipo de segmentação, é feita a identificação de quem tem maior propensão a fazer compras que estejam em oferta e em datas específicas;
  • Segmentação por valor: com base no potencial de receita gerada, os clientes passam a ser classificados.

4. Crie conteúdo e aplique estratégias de marketing

Quando todos os segmentos forem definidos, procure desenvolver ofertas ou serviços direcionados para cada perfil. Considere as redes sociais preferidas de cada grupo, o e-mail ou outras plataformas específicas. É dessa forma que você garantirá uma marca de impacto. Aliás, automação de recursos, como a entrega de mensagens automáticas, pode fazer com que o seu engajamento se torne constante.

 

5. Tenha um site bem desenvolvido

Campanhas de marketing bem-sucedidas pedem por um site bem pensado e estruturado para satisfazer quem o acessa diariamente. Logo, certifique-se de que as páginas sejam intuitivas, responsivas e rápidas no carregamento para oferecer uma boa experiência online ao consumidor ou visitante. O teste A/B — método de teste de design — pode ser utilizado para compreender quais funções e elementos do site se adequam melhor para cada segmento, além de ajustar as pendências conforme os gostos dos usuários.

6. Analise os resultados obtidos

Finalmente, a etapa final chegou! Agora é o momento de monitorar os resultados e avaliá-los conforme as estatísticas: essa é a hora de refinar e remodelar todas as estratégias pensadas e/ou aplicadas. Também é indicado o uso de indicadores-chave de desempenho (KPIs), como:

  • Taxa de conversão;
  • Taxa de clique (CTR);
  • Custo por aquisição (CPA);
  • Retorno sobre o investimento (ROI).

Com todas as análises feitas, será viável identificar as métricas de sucesso e reformular aquelas que foram falhas, todas em tempo hábil.

Conte com as ferramentas de segmentação de público da Serasa Experian!

A Serasa Experian, a primeira e maior Datatech do país, disponibiliza soluções atuais e tecnológicas para ajudar as empresas na segmentação de público com a integração de dados otimizados e direcionados. Não deixe de conferir nossa análise de mercado e segmentação de campanhas para resultados que irão alavancar o seu negócio. A nossa solução inclui ferramentas que realizam a identificação do público-alvo de forma pontual, desenvolve campanhas de marketing personalizadas, além de aumentar exponencialmente as previsões de gosto dos consumidores. Realizar a segmentação de público avançada com dados de qualidade nunca foi tão fácil com a Serasa Experian! Agora que você entende tudo sobre o assunto, não deixe de conferir outros conteúdos riquíssimos do nosso blog. Até a próxima!

Feedback do Artigo

Este conteúdo foi útil

Fique por Dentro das Novidades!

Inscreva-se e receba novidades sobre os assuntos que mais te interessam.

Leia também

Thubmnail Cronograma da Reforma Tributária: o que muda e quando?

Cronograma da Reforma Tributária: o que muda e quando?

Confira o cronograma da reforma tributária: o que muda, quando entra em vigor e como PMEs podem se preparar para a transição do sistema até 2033.

Thubmnail "Mapa de Conexões Antifraude" impulsiona a Serasa Experian ao topo do Prêmio Valor Inovação pelo terceiro ano consecutivo

"Mapa de Conexões Antifraude" impulsiona a Serasa Experian ao topo do Prêmio Valor Inovação pelo terceiro ano consecutivo

A Serasa Experian foi reconhecida, pelo terceiro ano consecutivo, como a Empresa Mais Inovadora do Brasil na categoria Serviços no Prêmio Valor Inovação 2025.

Thubmnail Plataforma de Gestão de Risco ESG leva Serasa Experian ao terceiro título consecutivo do Prêmio Valor Inovação

Plataforma de Gestão de Risco ESG leva Serasa Experian ao terceiro título consecutivo do Prêmio Valor Inovação

Pelo terceiro ano consecutivo, a Serasa Experian foi eleita a Empresa Mais Inovadora do Brasil na categoria Serviços pelo Prêmio Valor Inovação Brasil 2025.

Thubmnail Serasa Experian é eleita a Empresa Mais Inovadora pelo Prêmio Valor Inovação, pela terceira vez consecutiva

Serasa Experian é eleita a Empresa Mais Inovadora pelo Prêmio Valor Inovação, pela terceira vez consecutiva

A datatech alcançou o 1º lugar no setor de Serviços e entrou para o Top 20 no ranking geral das empresas mais inovadoras do país.

Thubmnail Como o data analytics revoluciona o ciclo de crédito

Como o data analytics revoluciona o ciclo de crédito

Descubra como o data analytics transforma dados em decisões estratégicas, reduz riscos e impulsiona a eficiência no ciclo de crédito empresarial.

Thubmnail Crédito inteligente: impulsione seu negócio com IA e Big Data

Crédito inteligente: impulsione seu negócio com IA e Big Data

Descubra como o crédito inteligente com IA, Big Data e Machine Learning pode impulsionar seu negócio com agilidade, segurança e menos burocracia.