Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 6,3%

Variação mensal -3,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 9,2%

Variação mensal 1,2%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 38,7%

Percentual no mês 38,4%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 57,3%

Percentual no mês 57,8%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.280,32

Pontualidade do pagamento 77,9%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 402,57

Pontualidade do pagamento 82,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.340,29

Pontualidade do pagamento 80,7%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,95

Pontualidade do pagamento 92,0%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 6,94

No mês (em milhões) 1,15

Empresas | Inadimplência

Variação Anual 21,3%

No mês (em milhões) 8,4

MPEs | Inadimplência

Variação Anual 22,0%

No mês (em milhões) 8,0

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 49,2%

No mês (em milhões) 80,4

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 3,6%

Variação mensal -1,2%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 6,3%

Variação mensal -3,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 9,2%

Variação mensal 1,2%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 38,7%

Percentual no mês 38,4%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 57,3%

Percentual no mês 57,8%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.280,32

Pontualidade do pagamento 77,9%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 402,57

Pontualidade do pagamento 82,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.340,29

Pontualidade do pagamento 80,7%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,95

Pontualidade do pagamento 92,0%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 6,94

No mês (em milhões) 1,15

Empresas | Inadimplência

Variação Anual 21,3%

No mês (em milhões) 8,4

MPEs | Inadimplência

Variação Anual 22,0%

No mês (em milhões) 8,0

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 49,2%

No mês (em milhões) 80,4

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 3,6%

Variação mensal -1,2%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Autenticação e Prevenção à Fraude

Pix para Empresas: Veja 7 dicas importantes de prevenção à fraude

Confira 7 dicas práticas para sua empresa se proteger de fraudes nas operações Pix e fortalecer a segurança.

Mudanças no pix: quais medidas o Banco Central implementou para proteger os usuários?

O Pix, novo meio de pagamentos, começou a operar oficialmente em todo o país nesta segunda-feira (16 de novembro). A grande novidade é que as transações eletrônicas instantâneas podem ser realizadas em qualquer momento e sem custo para pessoas físicas. O sistema requer que empresas de serviços financeiros tenham ferramentas mais completas de segurança, assim como em outras modalidades de pagamento.

Por isso, reunimos 7 recomendações de especialistas de prevenção à Fraude da Serasa Experian: 

1 - A implementação do Pix exige a aplicação de uma jornada para verificação de identidade para maior segurança das transações;

2 - Bancos e empresas de serviços de pagamentos necessitam de soluções tecnológicas robustas para identificar os dados cadastrais e verificar se eles pertencem mesmo àquelas pessoas que estão acessando. Também é preciso constatar o comportamento do usuário e de seus dispositivos;

3 - As empresas que adotarem o Pix precisam ter uma estrutura pensada em todas as etapas, principalmente na etapa transacional que necessita de tecnologia para avaliar o comportamento do dispositivo (device) e os riscos inerentes daquela transação, garantindo assim um processo automatizado e alinhado com a velocidade exigida pelo Banco Central.

4 - É essencial saber como o usuário interage com a empresa e se ele tem ou não histórico de interação com ela. Isso vale na proteção como um todo, mas no Pix é muito relevante para quem manda ou recebe dinheiro por esse meio. Esse processo deve avaliar a pessoa física e a jurídica, tanto no momento do envio de dinheiro para o destinatário quanto de recebimento do valor;

5- É necessário combinar dados cadastrais e tecnologias para identificar se esta pessoa é quem diz ser e também entender se o padrão de criação de conta não é suspeito. Tudo isso é possível por meio de regras de risco que combinem os dados inseridos com os do dispositivo.

6 - As instituições que aderirem ao Pix devem adotar as boas práticas de KYC (Know Your Customer), que exigem que as instituições financeiras sigam uma regulamentação para conhecer o seu cliente e validar algumas informações pessoais. Entenda como os processos de KYC podem ser aplicados ao Pix;

7 – Para as jornadas de cadastro e de validação de acessos possuírem uma maior segurança das transações é preciso contar com soluções de fácil integração, inteligentes e que permitam conectar todas as informações para identificar um bom cliente e evitar que a fraude aconteça. A Serasa Experian oferece soluções combinadas que atendem todo o ecossistema Pix. Saiba mais!

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