Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 6,3%

Variação mensal -3,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,4%

Variação mensal -2,3%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.280,32

Pontualidade do pagamento 77,9%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 402,57

Pontualidade do pagamento 82,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.340,29

Pontualidade do pagamento 80,7%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,95

Pontualidade do pagamento 92,0%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 6,94

No mês (em milhões) 1,15

Empresas | Inadimplência

Variação Anual 18,0%

No mês (em milhões) 8,1

MPEs | Inadimplência

Variação Anual 18,5%

No mês (em milhões) 7,7

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 48,5%

No mês (em milhões) 79,2

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,1%

Variação mensal 1,7%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 6,3%

Variação mensal -3,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,4%

Variação mensal -2,3%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.280,32

Pontualidade do pagamento 77,9%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 402,57

Pontualidade do pagamento 82,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.340,29

Pontualidade do pagamento 80,7%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,95

Pontualidade do pagamento 92,0%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 6,94

No mês (em milhões) 1,15

Empresas | Inadimplência

Variação Anual 18,0%

No mês (em milhões) 8,1

MPEs | Inadimplência

Variação Anual 18,5%

No mês (em milhões) 7,7

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 48,5%

No mês (em milhões) 79,2

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,1%

Variação mensal 1,7%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Autenticação e Prevenção à Fraude

Pix para Empresas: Veja 7 dicas importantes de prevenção à fraude

Confira 7 dicas práticas para sua empresa se proteger de fraudes nas operações Pix e fortalecer a segurança.

Imagem de capa

O Pix, novo meio de pagamentos, começou a operar oficialmente em todo o país nesta segunda-feira (16 de novembro). A grande novidade é que as transações eletrônicas instantâneas podem ser realizadas em qualquer momento e sem custo para pessoas físicas. O sistema requer que empresas de serviços financeiros tenham ferramentas mais completas de segurança, assim como em outras modalidades de pagamento. Por isso, reunimos 7 recomendações de especialistas de prevenção à Fraude da Serasa Experian: 1 - A implementação do Pix exige a aplicação de uma jornada para verificação de identidade para maior segurança das transações; 2 - Bancos e empresas de serviços de pagamentos necessitam de soluções tecnológicas robustas para identificar os dados cadastrais e verificar se eles pertencem mesmo àquelas pessoas que estão acessando. Também é preciso constatar o comportamento do usuário e de seus dispositivos; 3 - As empresas que adotarem o Pix precisam ter uma estrutura pensada em todas as etapas, principalmente na etapa transacional que necessita de tecnologia para avaliar o comportamento do dispositivo (device) e os riscos inerentes daquela transação, garantindo assim um processo automatizado e alinhado com a velocidade exigida pelo Banco Central. 4 - É essencial saber como o usuário interage com a empresa e se ele tem ou não histórico de interação com ela. Isso vale na proteção como um todo, mas no Pix é muito relevante para quem manda ou recebe dinheiro por esse meio. Esse processo deve avaliar a pessoa física e a jurídica, tanto no momento do envio de dinheiro para o destinatário quanto de recebimento do valor; 5- É necessário combinar dados cadastrais e tecnologias para identificar se esta pessoa é quem diz ser e também entender se o padrão de criação de conta não é suspeito. Tudo isso é possível por meio de regras de risco que combinem os dados inseridos com os do dispositivo. 6 - As instituições que aderirem ao Pix devem adotar as boas práticas de KYC (Know Your Customer), que exigem que as instituições financeiras sigam uma regulamentação para conhecer o seu cliente e validar algumas informações pessoais. Entenda como os processos de KYC podem ser aplicados ao Pix;

7 – Para as jornadas de cadastro e de validação de acessos possuírem uma maior segurança das transações é preciso contar com soluções de fácil integração, inteligentes e que permitam conectar todas as informações para identificar um bom cliente e evitar que a fraude aconteça. A Serasa Experian oferece soluções combinadas que atendem todo o ecossistema Pix. Saiba mais!

Feedback do Artigo

Este conteúdo foi útil

Fique por Dentro das Novidades!

Inscreva-se e receba novidades sobre os assuntos que mais te interessam.

Leia também

Calendário de Datas Comemorativas 2026 para Vendas e Marketing

Calendário de Datas Comemorativas 2026 para Vendas e Marketing

Planeje suas campanhas com o calendário de datas comemorativas 2026. Descubra oportunidades de vendas e engajamento mês a mês.

Black November: como contribuir para a educação financeira dos colaboradores

Black November: como contribuir para a educação financeira dos colaboradores

Black November nas empresas é o momento ideal para promover a educação financeira dos colaboradores com ações práticas e benefícios relevantes.

Linguagem não verbal: 5 dicas para usar em entrevistas

Linguagem não verbal: 5 dicas para usar em entrevistas

Descubra como a comunicação não verbal influencia entrevistas de emprego e aprenda dicas práticas para transmitir confiança e profissionalismo.

Leis trabalhistas: 8 normas que todo RH deve saber

Leis trabalhistas: 8 normas que todo RH deve saber

Profissional de RH, você conhece as leis trabalhistas do setor e sabe como segui-las? Confira aqui as principais normas!

Indicadores de saúde mental no trabalho: quais são e como acompanhar?

Indicadores de saúde mental no trabalho: quais são e como acompanhar?

Adquira a cultura e as ferramentas para promover o bem-estar na sua empresa por meio dos indicadores de saúde mental no trabalho!

Prepare-se para o futuro com os insights do Life Trends 2025!

Prepare-se para o futuro com os insights do Life Trends 2025!

Não perca o Meetup Life Trends 2025! Assista ao evento ao vivo e conheça as cinco tendências que transformam a relação entre marcas e consumidores.