Já percebeu que, a cada situação financeira importante — como durante um pedido de cartão de crédito, em financiamentos imobiliários ou em solicitações de empréstimos —, é feita uma avaliação do seu score com o Serasa Experian? Caso o seu score não esteja bom, a sua solicitação não será liberada.

Para que se tenha um bom score, são necessárias algumas ações. A principal delas é efetuar o pagamento das contas antes do vencimento, especialmente se a pessoa tiver um Cadastro Positivo ativo.

O registro de Cadastro Positivo é relativamente novo e ainda não é muito conhecido por grande parte da população. Por isso, muitas vezes acaba gerando dúvidas. Pensando nisso, preparamos este artigo em que vamos explicar melhor o poder do Cadastro Positivo nos relatórios de consulta PF/PJ. Confira!

O que é Cadastro Positivo?

O Cadastro Positivo foi criado em 2011 com o intuito de facilitar o acesso ao crédito e o pagamento dos consumidores. Ele é feito mediante avaliação do comportamento dos consumidores, por meio de um banco de dados (o Cadastro Positivo).

Este serviço analisa o histórico de pagamento de contas e obrigações de toda a população de forma mais ampla. Com ele, também é possível verificar se um usuário tem potencial de bom pagador por meio de uma perspectiva ampla de seu comportamento, o que aumenta as probabilidades de ter acesso ao crédito e às condições facilitadas de pagamento.

Toda e qualquer pessoa que tenha um registro no site do Serasa Experian já está automaticamente cadastrado no registro de Cadastro Positivo. Seus dados são tratados de maneira confidencial e usados apenas para calcular o score para crédito.

Há também a possibilidade de autorizar o acesso ou restrição dos seus dados por empresas parceiras selecionadas especialmente para você.

Como funciona esse cadastro?

Antes da criação deste banco de dados, qualquer inadimplência em um estabelecimento de crédito deixava os clientes com o “nome sujo”. Assim, eles eram impedidos de conseguir crédito para qualquer atividade financeira ao fazer um requerimento.

Para a solicitação de um empréstimo, por exemplo, era verificado se havia algum valor em aberto no seu CPF ou CNPJ. Caso houvesse alguma pendência, o empréstimo seria negado em qualquer instituição que fosse solicitado.

Já com o Cadastro Positivo, é verificado mais do que apenas uma pendência no CPF e CNPJ. Caso haja algum valor em atraso, isso pode, sim, abaixar a pontuação do score, mas não será algo com valor impeditivo. Afinal, também serão analisados outros aspectos, como o fato de os valores terem sido pagos em dia anteriormente e antes da data de vencimento.

É importante ressaltar que esse banco de dados considera todas essas informações para que seja feita uma análise individual, mas também de modo geral. Isso porque, caso a taxa de inadimplência esteja alta, pode elevar as taxas de juros para todos, independentemente se a pessoa for boa pagadora ou não.

Por que ter um Cadastro Positivo?

Como informamos, o Cadastro Positivo analisa todas as situações financeiras dos usuários, e não apenas uma inadimplência. Portanto, pode ajudar na liberação de crédito e também possibilitar melhores taxas e formas de pagamento para valores em atraso em análises individuais. Abaixo, listamos outras vantagens em ter o Cadastro Positivo.

Possibilita a revisão de histórico

Pelo banco de dados você tem acesso a todas as suas informações financeiras. Portanto, se for verificado que existe algum dado errado, é possível solicitar a revisão do mesmo.

Para ver seus dados, basta clicar na opção “Ver meu relatório completo” e, logo após, na aba “Histórico de pagamentos”. Se você confirmar que há algum dado incorreto, clique em “Solicitar revisão” e selecione os valores que deseja que sejam revistos, indicando os motivos para isso.

Em seguida, siga as instruções informadas na tela para enviar a solicitação ao Serasa Experian.

Aumenta o score

Tendo o registro no Cadastro Positivo e utilizando as informações presentes no banco de dados, é possível melhorar o seu score de crédito. Dessa forma, será muito mais fácil ter uma aprovação de crédito.

Para as instituições de crédito, essa pontuação funciona como um indicador, uma vez que evidencia se um consumidor é um “bom pagador”, consegue efetuar os pagamentos de suas contas antes do vencimento e tem a possibilidade de sustentar novas despesas.

A pontuação vai de 0 a 1.000, sendo considerado um bom nível de score aquele que está acima de 500 pontos. É importante lembrar que estar acima desta pontuação não garante liberação de crédito. Porém, a soma de todas as informações do Cadastro Positivo pode ajudar nesta liberação.

Como fazer o Cadastro Positivo?

Até 2019, o cadastro era feito apenas se o consumidor fizesse uma solicitação. No entanto, após esta data foi sancionada uma lei que permite o cadastro automático de quem tiver o registro no site do Serasa Experian.

Qualquer gestor de locais de crédito pode realizar o cadastro com informações de adimplemento de pessoas físicas e jurídicas sem prévia autorização. Lembrando que há a obrigação de o consumidor ser avisado do cadastro em até 30 dias do mesmo.

Se a pessoa não tiver um registro no site, é possível realizá-lo de maneira fácil e simples seguindo os passos abaixo:

  1. acesse o site do Cadastro Positivo;
  2. na parte superior direita, clique na opção “Cadastrar”. Você será redirecionado à página da Serasa Experian;
  3. insira seu CPF;
  4. em seguida, será solicitado o cadastro de uma senha. Faça esse cadastro;
  5. pronto! Você já estará cadastrado automaticamente no banco de dados do Cadastro Positivo.

Lembrando que qualquer movimentação financeira usando o CPF ou o CNPJ entrará como dado para que seja efetuada a conta do Score. Assim, será possível a liberação de crédito e seus pagamentos ficarão facilitados.

Como vimos, o Cadastro Positivo é um banco de dados que pode ajudar você a ter mais chances nos requisitos de crédito. Além disso, ter esse registro traz grandes vantagens, principalmente para os relatórios de Consulta PF/PJ.

Agora que você já sabe o que é o Cadastro Positivo e como esse registro funciona, que tal aproveitar para conferir todas as soluções que a Serasa tem a oferecer? Acesse nossa página e veja como podemos ajudar você!